Aprender um novo idioma muda o seu cérebro

Aprender um novo idioma muda o seu cérebro?

A resposta mais simples para essa pergunta é: sim, aprender um novo idioma muda o seu cérebro. Mas como isso acontece? É exatamente isso que vamos explicar ao longo do conteúdo que preparamos com todo carinho para você.

Ao longo do conteúdo vamos explicar tudo que acontece no cérebro de uma pessoa que fala mais de um idioma. Dessa forma, você fica por dentro de tudo que precisa para entender como aprender um idioma vai muito além de apenas garantir aquela vaga de trabalho dos sonhos.

Quer saber como aprender um novo idioma muda o seu cérebro? É só continuar lendo até o final do conteúdo!

O que acontece no cérebro de uma pessoa que fala mais de um idioma

A principal diferença entre o cérebro de uma pessoa que fala mais de um idioma e de uma pessoa que só fala a língua materna está na estrutura e na atividade cerebral. Ou seja, o cérebro de uma pessoa bilíngue literalmente funciona de uma maneira diferente.

De um modo geral, aprender um novo idioma permite o desenvolvimento e aprimoramento de várias habilidades cognitivas, como a memória, a capacidade de concentração e de solução de problemas.

E para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, separamos algumas das principais coisas que acontecem no cérebro de uma pessoa bilíngue. Dessa forma, além de entender o que acontece no seu cérebro ao aprender um novo idioma, você pode até mesmo começar a se planejar para aprender uma nova língua.

Aumento da capacidade de concentração

Aprender um novo idioma exige muita concentração, não é mesmo? E isso modifica o seu cérebro de forma que você consegue manter o foco e a concentração no seu cotidiano em geral.

Ou seja, sabe quando você encontra dificuldades de se concentrar em alguma atividade? Aprender um novo idioma pode garantir que você tenha mais facilidade de focar e ter uma rotina muito mais eficiente.

Melhora a memória

Outra diferença encontrada em pessoas que falam mais de um idioma é a melhora da memória como um todo. Isso acontece porque ao aprender um novo idioma estimulamos a massa cinzenta do cérebro em áreas específicas relacionadas à memória, como o hipocampo.

Ou seja, como o seu cérebro precisa se adaptar para captar e guardar novas informações constantemente, há um estímulo frequente nessa área, aumentando a memória de curto e longo prazo.

Desenvolve a habilidade de multitarefa

Ao aprender um segundo idioma, você precisa dividir sua atenção entre a sua língua nativa e o idioma que está aprendendo, não é mesmo? E essa divisão da sua concentração em duas linguagens diferentes possibilita o desenvolvimento do que chamamos de habilidade de multitarefa, a capacidade de focar em mais de uma tarefa de forma eficiente.

Ou seja, o cérebro de uma pessoa bilíngue se modifica de forma a conseguir assimilar duas linguagens ao mesmo tempo, se tornando uma habilidade que pode ser utilizada em outras áreas da vida.

Por isso, se você sente dificuldades para conseguir se concentrar em uma tarefa sem se distrair, pode ser uma boa escolha fazer aulas de inglês online e aprender um novo idioma para aproveitar esse benefício.

Estimula a neuroplasticidade

Todo mundo sabe que o cérebro é um órgão flexível e adaptável. Porém, você sabia que ele só se adapta de maneira positiva se tiver os estímulos certos?

Ou seja, quanto mais você usa o seu cérebro, mais adaptado ele está para lidar com situações diversas. Por exemplo, o seu cérebro se acostumou de forma a aprender uma nova linguagem, então, ele está bastante apto a aprender um terceiro idioma de forma muito mais simples.

E esse estímulo na neuroplasticidade é tão significativo com o aprendizado de idiomas, que especialistas recomendam o aprendizado de um idioma por crianças nos primeiros anos de vida, de forma a auxiliar o desenvolvimento neural.

Mesmo que não seja possível criar novos neurônios, o aprendizado de idiomas permite que as conexões neuronais sejam reorganizadas, melhorando as funções cerebrais.

De forma simplificada, é como se você estivesse fazendo exercícios físicos, só que no cérebro.

Agora você já sabe como aprender um idioma muda o seu cérebro. Então, só precisa escolher um novo idioma para aprender e começar agora mesmo!