desafios da vida íntima pós divórcio

4 desafios da vida íntima pós divórcio

Existem diversos momentos da vida que podem ser desafiadores e complicados, como o divórcio. A transição que acontece nesse momento pode complicar diversos setores da vida e com isso passam a existir inúmeros desafios e complicações na vida íntima pós divórcio.

Depois de um divórcio, muitas pessoas enfrentam uma série de desafios em relação à sua vida sexual e emocional, sendo esses desafios responsáveis por dificultar novas relações, sejam elas de longo prazo ou relações casuais com acompanhantes

Saber quais são esses desafios e como enfrentá-los é fundamental para ter uma vida íntima saudável e bem-sucedida depois do divorcio. Por isso, este artigo, mostrará quatro dos principais desafios da vida íntima após um divórcio e oferecer insights sobre como superá-los.

1. Redescobrir a identidade sexual

O primeiro dos desafios da vida íntima pós divórcio, é a dificuldade de se conectar com a identidade sexual, afinal, durante anos esse momento foi compartilhado com um mesmo parceiro ou parceiras, e com a separação é necessário ter uma percepção própria que não o envolva. 

Durante esse processo é necessário entender que essa identidade pode mudar o tempo todo, evoluir, e ser vista de uma nova maneira, assim será mais fácil enxergar o divorcio como uma oportunidade de se descobrir. 

2. Superar traumas emocionais

Existem alguns casos em que o processo de divórcio vem acompanhado por traumas emocionais, por ter sido um relacionamento turbulento, abusivo e complicado para todos, ou simplesmente por não aceitar o fim da união. 

Ter que lidar com traumas emocionais no momento em que está recomeçando a vida íntima após o divórcio, pode tornar o processo ainda mais complicado e as questões não resolvidas podem criar barreiras emocionais para a intimidade. 

Por isso, os traumas desse processo devem ser tratados com cuidado e respeito, para que não atrapalhem a conquista de novas relações íntimas com acompanhantes masculinos em São Paulo

3. Lidar com a autossuficiência

Quando uma pessoa passa por uma separação, é comum que ela passe a se sentir suficiente em todos os aspectos da sua vida, inclusive na vida íntima. Essa independência, faz com que a chegada de outra pessoa seja sempre anulada. 

Mesmo que a autossuficiência seja uma qualidade valiosa, ela pode ser considerada um desafio quando se trata de compartilhar a intimidade com um novo parceiro. Por isso, é necessário entender até onde esse comportamento é saudável e mudá-lo se preciso. 

4. Reconstruir a confiança

A reconstrução da confiança após o divorcio é necessária para que a vida sexual após a separação possa ser saudável. Mesmo diante dessa importância, isso se torna um desafio, afinal, a experiência de um relacionamento fracassado pode deixar cicatrizes emocionais que afetam a capacidade de confiar em um novo parceiro.

Nesses casos, a reconstrução da confiança requer tempo e paciência, lembrando que cada relacionamento é único e que não é preciso julgar o parceiro ou parceira atual com base nas experiências passadas.

Como lidar com os principais desafios da vida íntima pós divórcio 

Diante de tantos desafios, algumas práticas são essenciais para que a vida íntima pós divórcio possa ser saudável e benéfica, seja em uma nova relação duradoura ou então em relações casuais com acompanhantes masculinos em Campinas

O primeiro passo é aceitar o processo de separação e entender que existe mais além do casal, que existem características individuais que devem ser enaltecidas e abraçadas. Depois disso, é preciso entender quais questões geram traumas e o apoio de um terapeuta ou conselheiro pode ser uma ferramenta valiosa.

Por fim, é necessário uma comunicação aberta com possíveis novos parceiros ou parceiras, onde seja exposto tudo o que é preciso, desde limitações, desejos, medos e expectativas, assim é possível ter uma vida íntima ainda mais saudável. 

Com essas estratégias, será muito mais simples redescobrir a identidade sexual, superar traumas emocionais, lidar com a autossuficiência e reconstruir a confiança, com isso o resultado será uma vida íntima pós divórcio muito saudável e satisfatória.