O horário que você come é importante

O horário que você come é importante

Certamente, você já deve ter ouvido falar no ditado “você é o que você come”, não é mesmo? Mas, podemos incluir mais uma parte nessa frase que faz sentido: “você é o que você come e quando você come”.

O horário que você come é importante e irá desempenhar um papel fundamental para o seu bem-estar e a sua saúde.

Por isso, a seguir, exploraremos essa importância do horário em que comemos e como a crononutrição pode oferecer a você uma vida mais equilibrada e saudável.

Entenda a crononutrição

Crononutrição se trata de um estudo que relaciona a nutrição com o ritmo biológico do corpo humano, que é conhecido como ritmo circadiano.

É esse ritmo o grande responsável pela regulação de uma série de funções fisiológicas, como é o caso da temperatura do nosso corpo, o nosso sono e até mesmo a produção de hormônios.

Por isso, quando você vai consumir algum alimento, não é só o que você está comendo que fará a diferença, mas também esse alimento irá se alinhar com o seu relógio biológico.

Por que respeitar o ritmo circadiano

O corpo humano é um relógio biológico ambulante e, tanto durante o dia quanto a noite, ele passa por diversas fases que envolvem repouso e atividade. Quando ignoramos esse ritmo natural do nosso corpo, podemos acabar sofrendo consequências prejudiciais para a nossa saúde.

Entre as razões pelas quais devemos respeitar o ritmo circadiano do nosso corpo, podemos destacar:

Melhora a digestão

Durante o dia, o nosso sistema digestivo acaba funcionando com muito mais eficácia do que à noite já que é o momento em que estamos mais ativos. É por isso que quando comemos alimentos mais pesados à noite, podemos acabar tendo mais problemas na digestão, que se torna mais demorada, e certo desconforto por conta disso.

Respeitando os horários e o seu corpo, é possível ter um dia e uma noite muito mais agradáveis.

Ajuda no equilíbrio hormonal

Respeitar o ritmo circadiano ainda contribui para um equilíbrio hormonal, já que ele irá regular a produção dos hormônios mais importantes em nosso corpo, como a melatonina e o cortisol.

Controle de peso

Alguns estudos já mostraram que quando comemos fora de sincronia com o nosso relógio biológico, as chances de ganho de peso aumentam. E isso também é por influência da produção de hormônios no corpo.

a queima de calorias pode ser melhor durante o dia, o que contribui para um equilíbrio e maior controle de peso. Mas, claro, isso também é resultado do que comemos e da quantidade que comemos diariamente.

Reduz riscos de desenvolver doenças

Além de tudo isso, ele é importante para reduzir riscos de desenvolver determinadas doenças, afinal, quando desrespeitamos o ritmo circadiano podemos correr certos riscos no desenvolvimento de doenças – entre elas, temos a diabetes, que é uma grande preocupação, além de distúrbios e doenças cardiovasculares.

Melhora a qualidade do sono

A crononutrição também está bastante ligada à qualidade do nosso sono, que é um fator crucial para termos uma vida saudável. 

Levando em consideração que uma boa noite de sono é muito importante para que o nosso corpo se recupere e que seja feita a manutenção de nossa saúde mental, é algo que deve ser levado a sério.

Ao se alimentar nos horários corretos, o seu corpo conseguirá regular melhor a sua rotina do sono, terá menos crises de insônia, produzirá mais melatonina, dentre outros benefícios.

Ingestão de nutrientes

Por fim, também precisamos destacar a ligação que existem entre o ritmo circadiano e a ingestão de nutrientes, que influencia tanto a nossa digestão e o nosso sono.

Neste caso, os módulos nutricionais serão muito importantes.

Por exemplo, quando consumimos alimentos que possuem cafeína à tarde ou à noite, nosso sono poderá ser afetado e, dessa forma, prejudicar o ciclo do sono do paciente e, consequentemente, gerar insônia e outros problemas que prejudicam a nossa saúde e o bem-estar.

Já quando consumimos alimentos ricos em proteínas pela manhã, podemos ter a saciedade ideal para começar bem o dia e sem se sentir pesado. Também é excelente para quem irá praticar atividades físicas em algum momento do dia.

Ou seja, nosso corpo fala e respeitar os horários das refeições é uma forma de prezar pelo bem-estar e boa saúde. Com isso, o horário que você come é, de fato, importante.