curiosidades sobre a Avenida Faria Lima, a Wall Street Brasileira

6 curiosidades sobre a Avenida Faria Lima, a Wall Street Brasileira!

Com o surgimento de uma série de novos investimentos, por exemplo, em ETF’s como o BBOI11, a Avenida Faria Lima, muito conhecida por sua incrível tecnologia, arquitetura e centros financeiros, acabou ganhando muito mais notoriedade. Para quem deseja se aprofundar no mercado e ir a locais incríveis, esse é o destino.

Conhecida como a “Wall Street Brasileira” pela quantidade de luzes, pessoas, veículos e modernidade, esse local traz uma série de curiosidades para quem deseja conhecê-lo ainda mais. Confira, neste artigo, o que é preciso saber.

O que é a Avenida Faria Lima?

A Avenida Faria Lima está localizada na cidade de São Paulo. É conhecida por ser uma das principais avenidas financeiras e comerciais de toda a cidade, além de trazer consigo um distrito financeiro chamado de “Itaim Bibi”, no qual diversas instituições, empresas tecnológicas e escritórios corporativos são encontrados.

Sua relevância econômica é inegável, seja para a cidade ou para o país, oferecendo-se como sede para uma série de empresas nacionais e internacionais, além de bancos, corretoras e uma grande quantidade de serviços que estão relacionados com o setor financeiro. A vida noturna, o entretenimento e os restaurantes também ganham destaque.

Principais curiosidades

Todo local extremamente conhecido carrega consigo uma série de curiosidades. Por isso, conheça, abaixo, quais são as principais da Avenida Brigadeiro Faria Lima.

1. Como a avenida surgiu?

O nome “Brigadeiro Faria Lima” não é à toa. De início, seria chamada de “Radial Oeste”, mas graças à morte do prefeito da época, José Vicente Faria Lima, foi decidido o nome da enorme avenida, com 4,6km de extensão. O título é atribuído como uma homenagem póstuma.

Ao longo dos anos, muitas modificações aconteceram, tornando o local um verdadeiro centro financeiro do Brasil. De início, diversos escritórios foram instalados na região central de São Paulo e, logo depois, passaram a migrar para a Avenida Paulista. No entanto, em 1970 a Faria Lima deu início à verticalização, o que atraiu as empresas.

2. O título de “Vale do Silício” paulistano

Graças à excelente infraestrutura, a Avenida Brigadeiro Faria Lima acabou ganhando muito destaque, gerando ocupações de empresas do setor de informação, tecnologia, financeiro e de comunicação. O preço do metro quadrado é de, aproximadamente, R$ 188,92, estando entre os mais caros de todo o estado de São Paulo.

O título “Vale do Silício” se deu por causa da semelhança com uma região localizada na Califórnia, nos Estados Unidos, que acabou ganhando popularidade mundial devido a grande atração de empresas de tecnologia e inovação, assim como ocorre na avenida paulistana.

3. Os edifícios são a principal atração

As construtoras estão cada vez mais interessadas na Avenida Brigadeiro Faria Lima, especialmente por conta da alta demanda de lajes comerciais. Ainda que já tenha sido fundada há anos, a localidade apresenta um toque atual e moderno, gerando ainda mais atratividade.

Grandes empresas mundiais estão localizadas na região, como o Google, LinkedIn, Shoppe e Facebook. Dentre os prédios locais, é possível contar com o Edifício Birmann 32, com 125 metros, o Edifício Faria Lima e sua arquitetura chamativa e o Edifício Pátio Malzoni, com um vão livre que traz mais de 40 metros de extensão.

4. Recuperação após a pandemia

Assim como qualquer outro local durante a pandemia, a Avenida Brigadeiro Faria Lima enfrentou uma série de dificuldades para manter as estruturas. Por ser uma zona extremamente comercial, foi preciso muita paciência e esperança para que o polo se reerguesse economicamente em um período onde o contato social era perigoso.

No entanto, mesmo diante de tantos desafios, a Faria Lima conseguiu se levantar mais uma vez. Diferente do que muitas pessoas acreditavam, não foi necessário muito tempo para os resultados se mostrarem positivos. Assim que houve a liberação do contato social, o número de procura por aluguéis cresceu exponencialmente.

5. Nome que causa confusão

Por causa de seu nome, que contém “Brigadeiro”, é muito comum que os motoristas se confundam, fazendo com que parem em locais como a Brigadeiro Luis Antônio ou a Brigadeiro Tobias, que são bem semelhantes e até próximas da região.

6. Visita ao prédio da Google

Ao se direcionar para a avenida, é possível fazer uma visita ao prédio da Google. Afinal, por ser um grande polo econômico e tecnológico, o local recebeu muitas empresas mundialmente conhecidas. Com um enorme gramado na parte frontal, é possível se deitar para apreciar a vista do céu aos finais de semana.

A Avenida Brigadeiro Faria Lima é um local extremamente requisitado para prédios comerciais, além de ser um grande polo tecnológico e financeiro. 

Por isso, quem está interessado no mundo dos investimentos, a dica é seguir para São Paulo e conhecer tudo o que a avenida tem a oferecer.