Mangueira hidráulica

Mangueira hidráulica – como funciona

As mangueiras hidráulicas tratam-se de itens muito importantes usado no segmento industrial, sendo fundamental para viabilizar várias operações diferentes.

Isso porque essas mangueiras têm a capacidade de substituir as tubulações para fazer o transporte dos fluidos.

Entretanto, é essencial que se entenda como funcionam essas mangueiras e os tipos que existem no mercado antes de escolher a melhor conforme suas necessidades.

Afinal, cada tipo de mangueira é capaz de suportar pressões dos fluidos no interior das suas estruturas, o que é possível pelos materiais usados para produzir esses produtos.

Aqui neste conteúdo, nosso objetivo é explicar como essas mangueiras hidráulicas funcionam na prática e algumas outras informações relevantes sobre esses itens. Acompanhe!

Como as mangueiras hidráulicas funcionam?

As mangueiras hidráulicas tratam-se de itens que são resistentes e muito versáteis, que tem como objetivo realizar a condução dos mais variados tipos de conteúdo.

Elas então fazem o transporte entre uma ponta e outra, de acordo com qual seja o objetivo daquela operação específica.

Esses conteúdos podem ser ar, produtos químicos ou mesmo o ar, portanto, tanto faz o estado deles (se são líquidos, sólidos ou gasosos).

As mangueiras hidráulicas possuem uma alta capacidade para transportar uma grande quantidade de materiais em diferentes áreas da indústria, o que faz delas muito importantes dentro destes segmentos.

Para entender melhor as aplicações da mangueira hidráulica, veja a lista a seguir:

  • Transposições dentro da construção civil
  • Transposições nas linhas de abastecimento
  • Transferências entre dois navios
  • Transposições nos casos de drenagem de portos e de canais
  • Entre outras mais!

[+] Confira: Quais os tipos de correias e utilização nas indústrias.

Entendendo as partes da mangueira hidráulica

As mangueiras do tipo hidráulicas são formadas por três diferentes componentes, sendo que cada um deles possui características e funções específicas.

Entre elas, podem ser citadas:

  • Tubo interno: este é um componente cujo uso principal é fazer o transporte dos fluidos, sendo uma parte que deve ser flexível e também resistente. Além do mais, é importante que o mesmo seja compatível com aquele produto que vai ser transportado pelo tubo. Entre os materiais mais resistentes usados para confeccionar esses tubos estão termoplástico, borracha sintética e teflon
  • Reforços: esses itens componentes da mangueira possuem, como diz o nome deles, o objetivo de reforçar o produto, sendo eles uma ou mais de duas camadas feitas de arame trançado, podendo ser também em espirais, e outros tipos. Você deve observar isso na hora de comprar para escolher o mais adequado à operação que vai realizar
  • Cobertura: a função deste tipo de componente da mangueira é realizar a proteção das suas camadas internas, por isso ele deve ser muito resistente aos produtos abrasivos, bem como a outros tipos que possam vir a prejudicar a parte do tubo

Quais cuidados devem ser tomados ao instalar a mangueira hidráulica?

A mangueira hidráulica tem uma vida útil bem longa, mas tudo vai depender diretamente do modo como ela é instalada e também usada.

Por isso, é fundamental que se faça a escolha do dimensionamento mais adequado e do tipo ideal de mangueira conforme a situação de uso, o que proporciona uma durabilidade bem mais ampla.

Veja a seguir quais são os cuidados principais para garantir que a sua mangueira poderá ter uma vida útil bem maior ao fazer a montagem, a instalação e a utilização corretamente:

  • Sempre atente-se ao comprimento da mangueira porque isso ajuda a evitar a tensão sobre todo o conjunto sempre que ele estiver sob uma grande pressão
  • Use conexões que sejam adequadas a mangueira, evitando assim que ela sofre com o estrangulamento. A dica é que as curvaturas tenham, no mínimo, 1,5 vezes o tamanho da sua conexão
  • Evite esmagar a mangueira, torcê-la ou puxá-la, bem como dobrá-la, pois isso afeta o material e reduz a vida útil
  • Se for usar os acessórios e os equipamentos para montagem, sempre opte por aqueles que são recomendados pelo próprio fabricante
  • Evite que objetos que causem abrasão ou danos à mangueira entrem em contato com ela
  • Não exponha sua mangueira a aumentos transitórios ou muito rápidos de pressão que seja acima do considerado como o máximo operacional
  • Não opere seu sistema hidráulico acima do máximo ou abaixo do mínimo em relação à temperatura
  • Sempre opte por produtos que sejam de alta qualidade, como aqueles comercializados pela Rexon, do contrário, dificilmente vai ser suficiente tomar todos esses cuidados

Conclusão

Como visto aqui, as mangueiras hidráulicas são elementos de conexão muito importantes para diferentes tipos de operações, podendo transportar conteúdos das mais variadas formas, como sólido, gasoso ou líquido.

Neste conteúdo, mostramos como é que este tipo de mangueira funciona, quais são os três componentes deste produto e a função de cada um deles, além de algumas dicas a respeito de como aumentar a vida útil do item ao máximo.

O que achou do artigo de hoje falando sobre como funciona as mangueiras hidráulicas?