Como se destacar na biomedicina

Como se destacar na biomedicina

Não importa muito se você já sabe o que quer fazer. Seja ingressar no mercado de trabalho com empresas privadas, entrar para o setor público ou até mesmo fazer pós graduação. O fato é que todo estudante quer se destacar e melhorar suas oportunidades durante e após a faculdade. Pensando nisso, o artigo de hoje vai falar sobre temas de TCC biomedicina que vão definitivamente te ajudar nesse objetivo.

5 maneiras de se destacar durante o curso de biomedicina

Se você quer se tornar um aluno mais proativo e que as pessoas a sua volta percebam o seu potencial, é importante saber quais as melhores formas de ficar em uma posição de destaque na sua universidade. A seguir vamos falar sobre 5 maneiras de se destacar durante seu curso de graduação em biomedicina.

Participe de projetos de pesquisa, extensão e ensino

A maioria das universidades oferece amplas oportunidades de contribuir com projetos de pesquisa, extensão e ensino dentro e fora da faculdade. Normalmente esses projetos são comandados por um professor, então você sempre pode perguntar sobre isso para os seus professores ou conferir o site da faculdade se ainda se sente tímido em abordar seus professores assim.

Não importa qual vertente de projeto você escolher seguir, definitivamente isso vai te colocar em uma posição de destaque com diversas oportunidades de contribuir e ter um impacto positivo em projetos interessantes.

Os professores costumam apreciar muito a participação de alunos, especialmente aqueles que escolhem participar de um projeto de forma voluntária. Sendo até mesmo possível que com o tempo você seja o candidato ideal para ser bolsista do projeto devido a sua dedicação voluntária.

Além disso, a participação em projetos desse tipo também melhora seu contato com professores e colegas e facilita a comunicação em atividades fora do projeto. Até mesmo para o momento em que você buscar orientação para o trabalho de conclusão de curso, ter contato próximo com professores através de um projeto aumenta suas chances de encontrar um professor orientador.

Publique trabalhos

Para quem não está acostumado a participar de produção acadêmica e científica pode parecer super assustador tentar publicar um trabalho em algum evento, muitas vezes parece que esse tipo de coisa é só para quem já é especialista no assunto e sabe do que está falando. Porém, pensar assim é um equívoco da parte dos alunos mais inexperientes. Existem muitos eventos menores, as vezes até mesmo dentro da própria universidade, que são bastante receptivos para trabalhos de novos autores.

Um trabalho publicado em evento não precisa ser de grande complexidade, muitas vezes são aceitos pôsteres, resumos, resumos estendidos e artigos curtos que são bem mais alcançáveis para quem está começando.

Você pode sempre conversar com professores pois costuma ser uma opção utilizar algum trabalho produzido em aula como base para preparar algo para publicação. Se você demonstrar interesse e dedicação em fazer isso, certamente algum professor vai aceitar te orientar no trabalho.

Isso também aumenta suas chances de ter uma boa relação com os professores e futuramente eles sugerirem que você publique outros trabalhos, participe de projetos de iniciação científica ou até mesmo escreva seu TCC a partir de alguma ideia que surgiu durante essa produção de trabalhos para eventos.

Seja participativo em aula

Um aluno que fica no canto da sala sem nunca participar dificilmente vai se destacar. E não estamos dizendo que você precisa constantemente fazer comentários e interagir com o professor durante a aula, mas até mesmo ouvir de uma forma mais ativa pode ajudar. Por isso, preste atenção, faça anotações e responda perguntas quando se sentir confortável para isso.

Os bons professores que você encontrar durante a faculdade vão apreciar sua participação, afinal você deve lembrar que o professor está ali se dedicando a ensinar e pode ser muito frustrante quando está diante de uma turma que não demonstra interesse algum no assunto.

Interagir, se esforçar para entender o conteúdo, tirar dúvidas e manter uma comunicação com o professor vai fazer você ser lembrado e apreciado mesmo quando o semestre acabar e você partir para outros desafios.

Seja altruísta com seus colegas

Se você puder, sempre ajude seus colegas que estiverem enfrentando dificuldades. É importante lembrar que muitas pessoas tem mais dificuldade de abordar os professores e acabam enfrentando problemas sozinhas. Se você perceber que alguém está ficando para trás em um assunto que você entendeu, ofereça ajuda.

Utilize o horário fora de aula do professor

É comum que na universidade os professores disponibilizem um horário no qual os alunos podem ir até seu escritório, normalmente com hora marcada, e tirem dúvidas sobre o conteúdo das aulas. Isso é bastante útil ao longo de desenvolvimento de trabalhos ou antes de alguma prova.

Ter esse contato individual com o professor permite que você tenha um atendimento específico para suas dificuldades, mostra que você está se dedicando e ajuda o professor a memorizar que você é um bom aluno.