Benefícios do chá verde

Benefícios do chá verde

Conheça os benefícios do chá verde para a sua saúde e aprenda como tomá-lo e tenha ótimos resultados.

Afinal, para que serve o chá verde?

O chá verde é uma bebida popular conhecida por seus diversos benefícios à saúde. Aqui estão alguns dos benefícios mais comuns associados ao seu consumo:

Ação antioxidante

O chá verde é rico em compostos antioxidantes, como, por exemplo, catequinas, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.

Dessa forma, ele pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

Melhora a saúde do coração

O chá verde pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e melhorar a saúde das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Ajuda na perda de peso

Alguns estudos mostram que os compostos presentes na bebida podem aumentar o metabolismo e a oxidação das gorduras, ajudando na perda de peso e na manutenção do peso saudável.

Confira também a receita de shot de açafrão para emagrecer.

Melhora a função cerebral

A cafeína no chá verde, embora em menor quantidade do que no café, pode melhorar a função cerebral, aumentando o estado de alerta e melhorando o desempenho cognitivo.

Regula os níveis de açúcar no sangue

O chá pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue, por isso, é benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.

Propriedades anti-inflamatórias

As catequinas presentes no chá verde têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo, contribuindo para a prevenção de várias doenças.

Promove a saúde da pele

Os antioxidantes do chá verde podem ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV. Dessa forma, seu consumo pode ajudar a retardar o envelhecimento da pele e reduzir o risco de câncer.

No entanto, vale lembrar que a quantidade da bebida consumida e a forma como é preparada podem afetar seus benefícios. 

Além disso, o chá contém cafeína, que pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas, como nervosismo e insônia. 

Portanto, é aconselhável consumi-lo com moderação e consultar um profissional de saúde se tiver preocupações específicas sobre seu consumo.

Como preparar e tomar?

Preparar um chá verde é uma tarefa simples e requer apenas alguns ingredientes básicos. 

Então, confira a receita:

Ingredientes

1 a 2 colheres de chá de folhas de chá verde (ou um sachê de chá verde)

1 xícara de água 

Modo de fazer

1.Em uma panela, ferva a água. Assim que começar a borbulhar, apague o fogo.

2.Em seguida, adicione as folhas de chá verde e deixe em infusão por mais ou menos cinco minutos.

3.Por fim, deixe esfriar e beba.

A dose diária recomendada é de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, entre as refeições.

Porém, pessoas que têm histórico de pressão alta, a recomendação é de no máximo 2 xícaras ao dia.

Quem deve evitar?

Embora o chá verde normalmente seja seguro e ofereça muitos benefícios à saúde, há algumas pessoas que devem evitar ou limitar seu consumo, como:

Pessoas sensíveis à cafeína: O chá verde contém cafeína, embora em quantidades menores do que o café. Se você é sensível à cafeína ou tem problemas como insônia, palpitações cardíacas, nervosismo ou ansiedade, deve considerar limitar o consumo de chá verde.

Gravidez e amamentação: O excesso de cafeína pode ser prejudicial ao feto em desenvolvimento. Consulte seu médico para determinar a quantidade segura de chá verde para o seu caso.

Indivíduos com distúrbios gastrointestinais: O chá verde pode ser ácido e, em algumas pessoas, pode causar desconforto gastrointestinal, como azia ou dor de estômago. Se você tem problemas gastrointestinais, pode ser sensível ao chá verde e deve monitorar como seu corpo reage.

Pessoas com pressão arterial elevada não controlada: Embora alguns estudos mostrem que o chá verde pode ajudar a reduzir a pressão arterial, ele também contém cafeína, que pode temporariamente aumentar a pressão arterial em algumas pessoas.

Pessoas que tomam certos medicamentos: O chá verde pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes, medicamentos para pressão arterial e certos antidepressivos. 

É sempre aconselhável consultar um profissional de saúde antes de fazer grandes alterações em sua dieta.