O que é um colchão embalado a vácuo

O que é um colchão embalado a vácuo?

A tecnologia também chegou ao segmento de colchões e uma delas é o colchão embalado a vácuo, que traz muito mais praticidade para transportar e facilidade de manipulação.

Você certamente já viu um anúncio com um colchão em uma caixa de papelão e talvez tenha se perguntado: como isso é possível?

Cada vez mais, fabricantes de colchões utilizam esse novo conceito, que permite comprimir e enrolar os colchões, tornando-os mais compactos e mais fáceis de transportar.

Se é a primeira vez que você está ouvindo falar sobre colchão embalado a vácuo, continue a leitura e entenda em detalhes!

O que é um colchão embalado a vácuo?

A técnica de embalagem de colchão a vácuo é a mesma em todo o mundo, inclusive, no Brasil, já se tornou uma prática adotada em muitas empresas fabricantes.

Um colchão embalado a vácuo é um tipo de colchão que passa por um processo de compressão a vácuo e selado em uma embalagem hermética.

De acordo com consultores da Emcompre, esse método de embalagem é utilizado principalmente para facilitar o transporte e a entrega dos colchões, reduzindo o seu volume e tornando-os mais fáceis de manusear.

O processo envolve o uso de máquinas especiais que retiram o ar da embalagem enquanto o colchão é pressionado para baixo. Isso comprime o colchão, reduzindo seu tamanho e tornando-o mais compacto.

Em seguida, a embalagem é selada hermeticamente para evitar que o ar entre novamente.

Vale mencionar que esse processo não é aplicável a todos os tipos de colchões.

Quais as vantagens de comprar um colchão embalado a vácuo?

O conceito de embalagem a vácuo oferece diversas vantagens, seja para os fabricantes ou para os consumidores.

Para as marcas, permite otimizar antes de tudo a logística e o transporte dos colchões, assim como fazer economias.

À medida que o colchão embalado a vácuo ocupar menos espaço no caminhão, a empresa pode entregar mais colchões de uma só vez e, o fato de entregar de uma só vez, é uma opção mais ecológica.

Já quanto aos consumidores, eles podem se beneficiar de vantagens quanto ao preço, já que a logística otimizada significa menos custos para a marca e a transportadora.

Isso torna o preço mais atrativo para o consumidor final, o que é importante porque o preço é um dos fatores mais levados em conta.

Uma outra vantagem é que a embalagem hermética protege o colchão contra sujeira, umidade e danos durante o transporte. Isso ajuda a garantir que o colchão chegue ao destino em boas condições.

Quanto tempo esperar para que o colchão embalado a vácuo retome a sua forma?

O tempo necessário para que um colchão embalado a vácuo retome completamente sua forma pode variar, mas geralmente leva algumas horas.

No entanto é recomendado seguir as instruções específicas fornecidas pelo fabricante, pois pode haver variações entre diferentes modelos e marcas de colchões.

Normalmente, ao desembalar um colchão embalado a vácuo, ele começará a se expandir imediatamente. Porém, pode levar algumas horas até que o colchão recupere completamente sua forma original e atinja sua espessura total.

Durante esse período de expansão, é aconselhável deixar o colchão em uma área bem ventilada, permitindo que o ar circule livremente ao redor dele. Isso ajudará a eliminar possíveis odores residuais provenientes do processo de embalagem a vácuo.

É importante ter paciência e permitir que o colchão se expanda totalmente antes de começar a usá-lo. Usar o colchão antes disso pode comprometer seu conforto e durabilidade a longo prazo.

Se você tiver dúvidas sobre o tempo necessário para que o colchão se expanda completamente, recomenda-se entrar em contato com o fabricante ou verificar as instruções fornecidas com o colchão embalado a vácuo.

Conclusão

Como você viu, a técnica do colchão embalado a vácuo é ao mesmo tempo simples e inovador: o ar é retirado do colchão para diminuir seu tamanho.

Basta esperar algumas horas e o colchão retomará sua forma original.

E melhor, esse processo não afeta a qualidade de conforto ou suporte do colchão, proporcionando uma ótima noite de sono!