Tipos de abraçadeiras

Tipos de abraçadeiras – tudo que você precisa saber

O conhecimento a respeito dos tipos de abraçadeiras é algo importante para que fique mais simples a escolha do melhor item para as necessidades em suas indústrias ou para uso doméstico.

As abraçadeiras tratam-se de produtos cuja finalidade é prender, fixar, apertar ou amarrar objetos, equipamentos e tubos para trazer maior firmeza e garantir uma maior segurança.

Para os diferentes tipos de equipamentos ou de operações há tipos de abraçadeiras que são ideais, pois elas cumprem com funções específicas de modo mais eficiente.

Pensando nisso, nós resolvemos trazer este conteúdo para mostrar tudo o que você precisa saber a respeito das abraçadeiras.

Não deixe de ler o texto até o fim para saber mais sobre este importante tema!

As abraçadeiras feitas de nylon

Os primeiros tipos de abraçadeiras sobre os quais vamos falar aqui são os de nylon, que possuem uma resistência alta, uma enorme versatilidade e uma grande resistência, sendo uma opção bastante buscada no mercado.

Este tipo de abraçadeira ajuda muito no reforço da segurança de um determinado objeto, seja na sua fixação em algum local ou ainda para fechá-lo ou lacrá-lo.

Ele costuma ser uma opção mais indicada para aquelas áreas abertas, visto que tem uma grande resistência contra o clima, seja a chuva ou o alto calor e a incidência dos raios solares.

As abraçadeiras feitas de nylon, que muitos conhecem pelo nome de “enforca-gato”, é ideal para as seguintes aplicações:

  • Para os jardins, na fixação de galhos das plantas ou para garantir um crescimento dos caules na direção certa
  • Para amarrar partes elétricas, como organizar os fios que estejam soltos atrás do computador ou da TV, por exemplo
  • Para lacrar, como é o caso de malas ou de outros tipos de pacotes, e assim garantir maior segurança

Abraçadeira feita de aço carbono

Entre as abraçadeiras de metal, não há dúvidas de que aquelas feitas com aço carbono estão entre as mais importantes, principalmente quando elas são galvanizadas.

Neste processo, elas passam por uma dupla zincagem e isso é importante por garantir uma resistência bem maior contra a oxidação.

Fora isso, este tipo de abraçadeira passa a ser muito mais resistente contra a ação de produtos químicos, caso dos alvejantes, dos solventes, dos abrilhantadores, entre outros mais.

Estas abraçadeiras são usadas com o intuito de prender ou de fixar muitos equipamentos, como os seguintes:

  • Os circuitos que fazem o arrefecimento veicular
  • As máquinas para lavar louças e roupas
  • As aplicações na instrumentação
  • Entre muitos outros

Abraçadeira feita com aço inox

As abraçadeiras feitas com inox são um tipo extremamente higiênico e que têm uma resistência mecânica bem alta contra as tensões mecânicas que eventualmente possam ocorrer.

Isso quer dizer, então, que elas podem resistir contra este tipo de situação, sem que o material acabe se rompendo, o que com certeza é um ponto muito positivo a seu favor.

Esse tipo de abraçadeira também é muito importante para uso nos locais a céu aberto, visto que ele não é afetado pela ação dos raios ultra violetas, da umidade ou mesmo do contato com a corrosão ácida.

No uso destas abraçadeiras, há a necessidade de utilizar chave estrela ou uma chave de fenda para apertá-las, algo que se faz essencial para você conseguir adequar o produto à necessidade da espessura e prender mais firmemente o objeto.

As abraçadeiras do tipo inox podem ser usadas para se prender as mangueiras diversas, como aquelas:

  • Mangueiras de compressores
  • Mangueiras de botijão de gás
  • Mangueiras para jardim

Abraçadeiras do tipo u e tipo d

Os últimos tipos de abraçadeiras que trouxemos aqui são aquelas tipo d e tipo u, que são ideais para fazer a fixação dos diversos tipos de objetos nas paredes com maior segurança.

Estas abraçadeiras divergem entre si devido ao número de parafusos utilizados para fazer a fixação delas.

No caso das abraçadeiras tipo u, há a necessidade de se usar 2 parafusos para sua fixação, ao passo que na abraçadeira do tipo d só se precisa utilizar um parafuso.

Fora o uso nas paredes, este tipo de abraçadeira também é muito comum para ser aplicada nos eletrodutos, caso das tubulações, dos cabos de aço e dos escapamentos de veículos, entre outras finalidades.

Conclusão

Como visto aqui, as abraçadeiras podem ser dos mais variados tipos, conforme o material utilizado na sua fabricação (metais ou nylon) e ainda o formato, como no caso dos tipos d e tipo u.

Neste texto, foi possível entender como funciona cada tipo de abraçadeira na prática, para assim ficar bem claro qual é a finalidade de uso deles.

Para ter a garantia de comprar um produto de qualidade, opte sempre por empresas que são referência neste segmento, como a Ferrari!

O que achou do conteúdo falando de tudo o que você precisa saber a respeito dos tipos de abraçadeiras?