silagem de milho

Tipos de silagem de milho – aprenda como escolher

A silagem de milho é apenas um dos únicos tipos existentes deste alimento que é oferecido para o gado, sendo uma excelente estratégia no ramo da pecuária.

Ela é usada tanto de forma diária quanto também nos períodos de entressafra, sendo um tipo de suplementação que se pode oferecer aos bovinos.

Hoje em dia, a silagem é vista como uma ótima fonte energética para os bovinos, fora o fato de que é possível fazer o armazenamento do produto por um período de tempo bem longo, sem que perca a qualidade.

Na hora de fazer a silagem, há a necessidade de que se espere um período ideal depois que é realizado o plantio até que seja possível a colheita, em um ponto de maturação totalmente adequado.

Em geral, esse período varia de 100 até 130 dias, de modo que o ponto da maturação esteja completamente certo, e assim é possível produzir o alimento duas vezes por ano.

Dito isso, é hora de conhecermos sobre quais os tipos de silagem de milho, para que se possa aprender a como escolher. Quer saber tudo sobre o tema? Então vamos lá!

Silagem feita de milho comum

O primeiro tipo de silagem de milho sobre o qual iremos falar é o de milho comum, que consiste em usar a planta de milho inteiro e picada.

Isso quer dizer que são utilizadas todas as partes, caso do sabugo, das folhas, dos grãos e do colmo.

Para fazer este tipo de silagem, é fundamental que as partículas de milho estejam entre 0,5 cm e 2 cm, para assim tornar mais fácil a compactação de todo o material e também o aproveitamento dele pelos animais.

Além do mais, é importante que o milho seja colhido entre 30% e 32% dele em matéria seca, analisando-se a chamada “linha do leite”. E o que é isso?

A linha imaginária existente no grão, conhecida por linha do leite, faz a separação da parte farinácea e da parte leitosa do grão de milho.

O silo então poderá ser construído, para produção do alimento, em tipos distintos, caso do silo superfície, do silo trincheira, entre outros.

O mais importante é que haja a correta cobertura por uma lona plástica, o que evita a entrada do oxigênio, o máximo possível, para que o alimento seja conservado.

Silagem de milho reidratado

O segundo tipo de silagem de milho que veremos aqui é o milho reidratado, que é o grão colhido seco, que passa depois por uma reidratação, de modo que venha a ocorrer a fermentação.

Para que isso aconteça, é fundamental que o grão do milho passe por uma moagem que o deixe bem fino, facilitando assim a digestibilidade máxima do alimento pelo gado.

Este tipo de silagem é bastante útil para todos aqueles produtores que não contam com os equipamentos para fazer plantio e colheita, e que costumam ter uma área bem pequena para sua lavoura.

Com isso, é possível fazer a compra do milho seco e o ensilamento do mesmo em sua propriedade, para uso posterior.

Você vai precisar fazer uma adaptação do moinho, colocando uma entrada de água, sendo uma opção também utilizar um vagão misturador.

Um fator que também é bem importante para produzir esse tipo de silagem é deixar o material bastante homogeneizado, de modo que a umidade não atinja o material por completo.

É também fundamental que haja uma boa compactação, visto que esse é um material que tem um teor de umidade bem alto, tornando a deterioração maior se há contato com o oxigênio do ar.

Além do mais, a questão da compactação é fundamental para a ensilagem, pois caso não se disponha dos equipamentos que sejam adequados, pode haver um prejuízo na qualidade do material.

Confira: Transbordo de Laranja TMA.

Silagem de milho com grão úmido

O último entre os tipos de silagem de milho encontrados é o com grão úmido, ou seja, ele é produzido com um grão de milho que deve ser colhido com um teor de umidade bem alto.

A partir daí, o mesmo deverá ser moído conforme a sua finalidade e com a espécie animal que vai consumir a silagem.

Os bovinos não precisam de um alimento que passe por uma moagem muito fina, sendo possível usar uma peneira que tenha um tamanho médio para o processo.

De forma geral, o ponto visto como ideal para que esse grão seja colhido é quando sua matéria seca encontra-se de 62% a 70%, o que significa um grão com umidade no teor de 32% até 42%.

A silagem feita com o grão úmido preza por um aproveitamento bem maior e melhor do amido, em relação à sua digestibilidade, e para ter certeza de que o produto terá mais qualidade, a compactação precisa ser muito bem realizada.

Conclusão

Como você pode ver aqui, existem diferentes tipos de silagem de milho e conhecer quais são eles vai ajudar na escolha da melhor opção para a sua criação.

Neste texto, mostramos quais são esses tipos de silagem usando milho e explicamos a respeito de como funciona o processo para obtenção de cada um deles, o que facilita a você entender qual cultivar, segundo suas possibilidades.

O que achou do conteúdo de hoje falando sobre aprenda a escolher o melhor tipo de silagem de milho?