Seguro para dinheiro

Seguro para dinheiro: você sabe como funciona?

O seguro para dinheiro é a solução para proteger o saldo da sua conta e, em alguns casos, os bens pessoais que você carrega. Esse produto financeiro foi pensado para trazer mais tranquilidade aos consumidores em uma época de aumento de roubos e furtos, além de transações digitais sob ameaça. 

Basicamente, você pode contratar um seguro que garante indenização em caso de assalto, furto qualificado, perda de celular, entre outras situações que podem trazer um grande prejuízo. Quer ver como funciona o seguro para dinheiro e se vale a pena? É só continuar a leitura!

O que é seguro para dinheiro?

Seguro para dinheiro é um contrato que garante indenização em caso de roubo e furto de saldo bancário. Esse produto costuma ser oferecido por instituições financeiras para proteger os valores movimentados na conta, seja ela tradicional ou digital.

Em alguns casos, o seguro do dinheiro se estende também para pertences pessoais como celular, notebook, bolsa, etc. Dessa maneira, pessoas físicas podem proteger seus bens e transferir riscos de roubos e furtos qualificados para a seguradora responsável.

Se acontecer uma subtração do dinheiro, como um assalto ou um Pix sob ameaça, por exemplo, a pessoa aciona o seguro e recebe uma indenização de acordo com o plano contratado. Assim, é possível ter mais tranquilidade sabendo que o que é seu está protegido, ainda mais com o aumento das ocorrências envolvendo saldo bancário.

Como funciona o seguro para dinheiro?

O seguro para dinheiro funciona como qualquer outro produto financeiro desse tipo: o cliente contrata a cobertura desejada, paga um valor fixo mensal e tem o direito à indenização em caso de sinistro (ocorrência coberta pelo seguro). O que muda são as coberturas oferecidas, que são detalhadas na apólice assinada pelo contratante.

Geralmente, o seguro para dinheiro cobre até um certo valor em conta bancária e não é aplicável às cédulas e moedas. Veja alguns exemplos de coberturas praticadas no mercado:

  • Reembolso até um valor limite em caso de transações realizadas após roubo, perda ou furto do celular
  • Reembolso em caso de saques, compras e transferências feitas sob ameaça de criminosos
  • Reembolso em caso de roubo imediatamente após um saque
  • Reembolso para bens pessoais como celular, tablet, notebook, relógio, cosméticos, óculos, chaves, documentos, etc.

Se ocorrer algum dos sinistros mencionados, o segurado deve acionar a seguradora imediatamente e encaminhar os documentos solicitados (geralmente, um boletim de ocorrência e extratos bancários). Dessa forma, uma vez que a seguradora tenha aprovado a solicitação, o cliente recebe a indenização contratada e não fica no prejuízo.

Vale a pena ter um seguro para dinheiro?

Com o aumento generalizado de roubos e furtos, principalmente em grandes metrópoles, um seguro para dinheiro pode valer muito a pena. Com um produto como esse, você não precisa se preocupar caso seu saldo ou bens pessoais sejam roubados de alguma maneira — uma das ocorrências mais comuns e que mais trazem prejuízos para a pessoa física.

Outro ponto importante é o crescimento dos crimes que envolvem o roubo de celular e a realização de Pix sob ameaça. Em 2022, por exemplo, os crimes com Pix cresceram impressionantes 2.818%, de acordo com uma pesquisa feita pelo Banco Central.

Logo, um seguro para dinheiro é a solução para ter mais segurança e tranquilidade nesse cenário. Entendeu como funciona e para que serve esse produto financeiro? Então, procure um seguro que atenda às suas necessidades e garanta sua proteção!