Reforma de apartamento

Reforma de apartamento: O que você precisa saber antes de começar

Nesse artigo “Reforma de apartamento: O que você precisa saber antes de começar”, vamos apresentar algumas informações a respeito dessa atividade.

Como o processo envolve algumas etapas, é importante que você saiba todos os passos para que, ao começar a reforma você consiga um resultado esperado.

Dessa maneira, vamos apresentar algumas dicas e informações importantes no que diz respeito a esse processo.

Reforma de apartamento: O que você precisa saber antes de começar

Antes de começar uma reforma, é importante que você entenda que há vários procedimentos que precisam ser respeitados para que o seu investimento não seja colocado em risco.

Além de ter o seu investimento protegido, algumas dessas medidas tem como objetivo evitar problemas futuros.

Essas medidas também tem como objetivo diminuir conflitos e até mesmo desentendimentos com vizinhos ou no condomínio.

Por mais que a obra seja pequena, a mesma visa a melhoria do seu imóvel, por isso alguns cuidados são extremamente importantes nesses casos, como por exemplo:

NBR 16.280: lei sobre reforma de apartamento

Antes de começar a reforma do seu apartamento, é essencial que você entenda qual é a lei que pode determinar isso, segunda informações da Imobiliária Mega de Jaraguá do Sul.

Sendo assim é essencial que você conheça a NBR 16.280/2015, sendo essa uma norma técnica que trata de reformas em edifícios.

Essa norma apresenta algumas orientações que você precisa seguir, assim como os profissionais responsáveis pela obra do apartamento.

Ela tem como principal objetivo a diminuição dos efeitos da obra sobre o cotidiano das outras pessoas que moram no condomínio.

Outra característica dessa norma é o fato de que a mesma visa a redução de riscos para a estrutura do prédio, de maneira a promover  uma maior segurança para as pessoas e seu patrimônio.

Obras que precisam de liberação

É importante ressaltar que nem toda reforma precisará de liberação para ser feita, sendo que apenas os casos maiores e mais complexos que tem essa necessidade.

Sendo assim, você só vai precisar pedir autorização somente nos casos onde a obra envolva a remoção de paredes ou por exemplo a ampliação de algum ambiente que possa alterar a planta baixa.

Outro caso onde a liberação é necessária é quando há a necessidade de reforma hidráulica, ou então na rede elétrica.

Além disso, há a necessidade de autorização em casos como a troca de aberturas ou outras mudanças que possam causar algum dano aos vizinhos e estrutura do prédio.

Já em alterações menores como por exemplo as pinturas ou troca de pisos e pequenos reparos na rede elétrica, não há a necessidade de autorização.

Formalize tudo

Um dos problemas mais complexos de uma reforma se chama desentendimento, por isso é essencial que você formalize tudo antes de fazer as alterações.

Sendo assim é importante que você defina o que deve ser feito no projeto, defina quem vai fornecer os materiais, questões de garantias assim como também de prazos.

Faça um projeto

Além de formalizar tudo, é muito importante que você faça um projeto com a ajuda de um time de profissionais para que os mesmos consigam pensar em todas as possibilidade de fazer a reforma e na execução de cada etapa.

É nesse momento em que os profissionais devem realizar todas as medições necessárias, evitando assim algum inconveniente futuro.

É importante esse projeto para que não ocorra alguns estresses como não caber ou encaixar alguma coisa que queira por exemplo.

Sendo assim, a melhor coisa a ser feira é desenvolver o projeto da melhor maneira possível, para que você possa controlar todos os processos.

Faça um cronograma

Fazer um cronograma também é importante para que você fique a pá de todas as etapas necessárias.

Sendo assim, para que você monte um cronograma completo, é essencial que você estabeleça uma ordem adequada, como por exemplo:

  1. Demolição: é importante que você tire tudo que precisa;
  2. Construção Civil: é nessa hora que você deve subir as paredes da reforma;
  3. Infraestrutura hidráulica e elétrica;
  4. Revestimentos e forro tanto nas paredes como no teto;
  5. Piso;
  6. Marcenaria;
  7. Finalização;

Prepare-se para viver com a obra

Vale ressaltar que é preciso que você esteja preparado(a) para a obra, sendo assim, caso você consiga colocar os móveis em outro lugar é muito importante.

Caso você não tenha condições, proteja os mesmos para que nem a poeira como também as gotas de tinta possam estraga-los.

Prepare-se para atrasos

É importante ressaltar que você tem que se preparar com possíveis atrasos, uma vez que imprevistos podem acontecer.

Dessa maneira, caso isso aconteça, é importante que você mude o planejamento caso necessário e se adapte a ele, pois os atrasos são comuns em obras, principalmente as mais complexas.

Essas são algumas dicas e informações a respeito de reforma de apartamento, principalmente quando pensamos no que devemos fazer antes de começa-las.