Propriedades rurais para criação de animais

Propriedades rurais para criação de animais: o que observar antes de comprar?

No Brasil, o agronegócio é um setor de extrema importância para o desenvolvimento econômico do país, sendo muito dinâmico e com diversas áreas para trabalhar e empreender. Nesse sentido, adquirir um imóvel rural para criação de animais é algo bastante comum, segundo a equipe da imobiliária Zona Rural Imóveis informa.

No entanto, para garantir o crescimento do negócio e colher bons frutos no futuro, é importante saber o que analisar na hora de escolher a propriedade, visto que existem diversos detalhes envolvidos. 

Portanto, além de contar com a ajuda de especialistas, é interessante fazer algumas pesquisas por conta própria. Sendo assim, confira no post de hoje o que é preciso analisar na hora de comprar um imóvel rural para criação de animais. 

Conheça a variação de medida de terra

Devemos lembrar que no Brasil, a medida de terra costuma variar bastante de acordo com a região em que a propriedade está localizada. Sendo assim, é importante conhecer cada uma delas para garantir que o negócio realmente será interessante para você. Além disso, pode escolher entre chácara, fazenda ou sítio, dependendo de seus objetivos e tipo de criação. 

Saiba o que pretende criar

Outro ponto importante é que antes de começar a avaliar as propriedades rurais você já saiba com o que pretende trabalhar. Hoje em dia é possível criar vários animais nas propriedades e cada um deles exige características diferentes da propriedade. Portanto, não deixe de fazer um estudo sobre o terreno para que possa dar continuidade à negociação de forma segura. 

Observe a propriedade atentamente

Ao visitar os terrenos, é primordial que você tenha um olhar crítico e saiba o que a propriedade precisa ter para que seu negócio seja produtivo. Nesse sentido, é interessante checar a presença de água no local e qual é a distância do imóvel até a cidade mais próxima. 

Tenha em mente que, por mais que ficar longe das estradas seja interessante para quem vai criar animais, não é recomendado ficar em uma região tão distante a ponto de dificultar o escoamento de sua produção. 

Além disso, observe as instalações que o terreno já possui, como uma sede, currais para os animais, galinhas, entre outras coisas que ajudem a reduzir eventuais custos para colocar a fazenda para funcionar após fechar a compra. 

Certidões negativas de débito

É primordial checar se o imóvel rural possui algum tipo de pendência, pois se ele tiver e você descobrir depois da compra, o responsável pelo pagamento será o novo proprietário. Sendo assim, nossa dica é que você solicite ao cartório de registro de imóveis (onde o bem está matriculado) a Certidão Negativa de Imóvel Rural. Lembrando que a certidão também pode ser emitida no site da Receita Federal. 

Além disso, é importante contar com a ajuda de um especialista, pois a certidão não é uma prova de que não existem dívidas ativas da união.

Licenciamento ambiental e reserva legal

Por fim, mas não menos importante, se você é um novo empreendedor do agronegócio, também é importante atentar-se ao impacto de suas atividades no meio ambiente. Sendo assim, é importante que a propriedade tenha a reserva legal, considerada área obrigatória dentro do terreno. 

Portanto, leia o contrato de compra e venda atentamente e informe-se sobre a área de reserva legal da fazenda, assim como procurar a existência de qualquer tipo de irregularidade no local. 

Então, se você chegou até aqui, já sabe o que observar nas propriedades rurais para criação de animais antes de fechar o negócio. Não se esqueça que o planejamento é essencial, assim como contar com a ajuda de especialistas. Dessa forma, terá maior segurança e retornos ainda mais positivos no futuro.