Liberdade capilar

Liberdade capilar é usar o tipo de cabelo que te faz feliz

Um mundo com novas texturas, cheio de beleza e volume, que se abriu para que você viva livre sendo quem você é e que deseja ser

Explorar os tipos de texturas, cortes, penteados, e descobrir o que funciona melhor para seus cabelos se tornou possível a partir de movimentos de mulheres pretas que se desconstruíram ao passarem pelo processo de transição capilar. Com isso, inspiraram outras mulheres a se libertarem de procedimentos químicos que, além de danificarem a estrutura dos fios, escondiam a beleza natural de cada tipo de cabelo.

A grande desconstrução

Desconstruir padrões de beleza tem sido um grande desafio, especialmente para as mulheres que são alvo da indústria de moda e beleza. Hoje, elas finalmente estão podendo experimentar a liberdade de se sentirem confortáveis em sua própria pele, com seus cabelos naturais. 

Ao explorar todas as possibilidades que seus cabelos oferecem, sem medo de julgamentos, elas estão criando um futuro melhor para as crianças. Agora, as novas gerações terão inspirações e referências nas grandes mídias, capas de revistas, novelas e blogs, gerando identificação e aceitação desde cedo.

As mudanças que o grande movimento gerou

Após mais de uma década desse grande movimento que inspirou milhares de meninas e mulheres a passarem pela transição capilar, o mercado da beleza viu a necessidade de ampliar drasticamente a tecnologia dos produtos para cabelos cacheados. No entanto, como todo grande movimento de mudança e quebra de padrão social, surgiu uma dicotomia entre cabelos alisados e naturalmente cacheados. 

Com essa divisão muitas mulheres começaram a sentir a pressão e obrigação de aceitarem seus fios naturais, mesmo que isso significasse não estar feliz e confortável com o espelho. As mulheres que continuaram alisando seus cabelos acabaram recebendo até mesmo críticas por essa decisão. 

Tenha o cabelo que te faz feliz

Existe uma necessidade urgente de revisitar a motivação original do movimento de transição capilar, que foi inspirar a liberdade para as mulheres usarem seus cabelos da maneira que desejarem. No entanto, muitas mulheres acabam se sentindo frustradas por passarem por um processo de transição capilar que não é simples nem rápido, e ainda assim não conseguem alcançar a tão sonhada liberdade. É fundamental abrir mais debates sobre a pressão estética em nossa sociedade, mesmo que esse seja um tema delicado e de grande abrangência.

O incentivo e a voz devem ser levantados com um mesmo propósito, que é para que todo indivíduo se sinta verdadeiramente livre para ser e se expressar da maneira que o deixe mais confortável e feliz, e com a menor influência possível de padrões impostos, independente de quais sejam esses padrões. 

Essa escolha pode ocorrer após uma transição capilar em que a mulher não se reconhece mais com seus cabelos naturais e opta pelo alisamento definitivo. Também pode ser uma opção para aquelas que preferem um visual flexível, que flui de acordo com cada fase da vida, alternando entre cabelos alisados com uma boa escova e chapinha, ou com volume e texturas mais evidentes.