Google Docs

Google Docs: para que serve, como usar e funções da ferramenta

Você sabe usar o Google Docs além das funções  básicas? A ferramenta tem diversos recursos que podem facilitar sua vida no trabalho, nos estudos e no dia a dia.

E ter uma boa conexão de internet ajuda muito a usar as funcionalidades de qualquer programa. Para tirar dúvidas sobre planos entre em contato no número da Claro.

Conheça mais sobre o docs e as principais funções, lendo esse artigo!

O que é o Google Docs?

O uso do Google Docs está cada dia mais comum, mas muitas vezes acabamos não usando diversas funções que poderiam ajudar na criação de um documento.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Google e pode ser usada no sistema Android, IOS e também no navegador. As informações podem ser salvas em dispositivos ou na nuvem.

O programa é usado para edição de textos, mas suas funcionalidades vão muito além disso. Conheça um pouco mais dos recursos disponíveis no docs.

Para que serve o Google Docs?

Então, para que mais serve o Google Docs? Caso você ainda não use a ferramenta, a primeira coisa que precisa saber é que você precisa de uma conta Google para usá-la. 

Dessa forma, você  terá  disponível gratuitamente o programa para criar, editar e compartilhar diversos tipos de arquivos.

Você pode fazer textos, planilhas e até mesmo apresentações, e com algumas dicas e macetes consegue tudo isso de maneira simples e com muita qualidade.

Outra coisa que é possível fazer com a ferramenta é imprimir os arquivos criados e compartilhar com outros de maneira que eles possam ler, comentar ou editar. 

Agora que você conhece o programa um pouco melhor vamos ver como usar e ter algumas dicas para sair do básico.

Quais as funções e como usar o Google Docs?

Quem escreve bastante tem no Google Docs um importante aliado, com diversas funções que podem ajudar nesse trabalho.

Confira algumas das funcionalidades que podem tornar sua vida mais fácil.

  • Google Planilhas: para organizar dados, fazer planilhas financeiras, planejar orçamentos, etc.
  • Google Apresentações: para quem precisa fazer apresentações personalizadas com slides editáveis, podendo fazer tudo do zero ou usar modelos prontos.
  • Google Formulários: para fazer pesquisas de opinião, fazer inscrições em eventos, avaliar produtos e muito mais.

Como você já viu, o Google Docs pode ser usado tanto para o trabalho quanto para uso pessoal. E para sair do básico e conseguir usar mais o programa, vamos dar algumas dicas de como usar.

Usar o modo off-line 

Para editar e ler seus textos mesmo sem conexão à internet, basta ir em “Arquivo” e depois clicar em “Tornar disponível off-line”. Depois use a extensão “Documentos Google off-line” para trabalhar sem estar online.

Digitar por voz

Possibilidade de narrar seus textos para que eles sejam digitados automaticamente, vá em “Ferramentas”e clique em “Digitação por voz”, vai aparecer um ícone de microfone e você pode escolher o idioma.

Correção de ortografia 

Corretor ortográfico com dicas e sugestões de correção gramatical nativo do sistema. Caso não apareça automaticamente, vá em “Ferramentas”, depois em “Ortografia” e escolha a opção “Sublinhar erros”.

Essas são apenas algumas das funções que podem ser usadas para facilitar sua escrita. Mas tem muito mais, como: sumário, numeração de páginas, entre outras.