dicas para melhorar o som da TV na sua casa

5 dicas para melhorar o som da TV na sua casa

Assistir filmes em casa pode ser uma opção mais confortável do que ir ao cinema. E se tem uma coisa que pode atrapalhar a experiência é o som da TV.

Ter áudio e imagem de qualidade é muito importante para quem gosta de maratonar as melhores produções disponíveis. Uma forma simples de conseguir isso é com a Oi TV

Continue a leitura para conhecer algumas dicas de como melhorar o som da sua televisão.

5 dicas de como melhorar o som da TV?

É possível melhorar o som da TV com alguns procedimentos práticos. Em alguns casos, nem é necessário gastar dinheiro para isso.

Descubra o que você pode fazer para aumentar a qualidade de áudio na televisão da sua casa.

Confira as principais dicas!

Verificar as configurações do aparelho

Como já dissemos, nem sempre a questão é investir dinheiro. Antes de fazer qualquer compra ou solicitar assistência, verifique as configurações do seu aparelho. Isso porque, a qualidade pode ser influenciada pela falta de ajuste adequado.

Quanto mais novo é o modelo, mais recursos a TV oferece, verifique se seu modelo pode ser ajustado para diferentes modos como games, Tv ao vivo, filmes e muitos outros.

Além disso, explore o controle remoto para encontrar ajustes de som, e não esqueça que é sempre bom ler o manual que o fabricante disponibiliza nos produtos.

Home Theater

Uma boa opção para quem está disposto a gastar para melhorar o som da TV é comprar um Home Theater. Assim você terá som e imagem mais parecidos com os de cinema. 

Fique atento aos diversos tipos e modelos, para escolher o que traz melhor custo-benefício para o que você quer. Os precisa também oscilam bastante, outro motivo para você pesquisar bem antes de adquirir o aparelho.

Posição das caixas de som

Essa dica vale mais para quem comprar um Home Theater completo, a posição das caixas do som pode interferir na qualidade. 

Basta lembrar que no cinema, em shows, e teatros, a aparelhagem sonora fica em lugares específicos. O mesmo acontece na sua casa, não apenas comprar o aparelho, é necessário saber onde posicionar para ter a melhor qualidade de áudio possível. 

Os fabricantes fazem as caixas para serem colocadas na parte de trás do ambiente que o dispositivo foi instalado, por exemplo atrás do sofá onde você assiste a TV.

Conheça as características do ambiente onde está a televisão 

Antes mesmo de comprar a TV ou qualquer outro acessório para aumentar a qualidade do áudio, verifique o ambiente onde o aparelho fica.

Um dos pontos importantes é a acústica do local, muitas vezes o som não sai como o esperado porque o modelo escolhido não é o mais apropriado para o lugar que está instalado.

Nesse caso, talvez você precise fazer alguns ajustes para melhorar o som. Muitas vezes, é uma questão de posição como já dissemos. Ou então, pode ser o caso de usar almofadas no ambiente ou quadros na parede.

Busque ajuda de um profissional

A última dica é para quem está disposto a investir um pouco mais para melhorar o som da TV. Caso você tenha tentado de tudo sem sucesso, ou tenha dinheiro para chamar um profissional, este pode ser um bom caminho.

Apesar de ter algumas opções baratas ou até sem gastar nada, a ajuda de um especialista pode resolver a questão da maneira mais eficiente possível. Mas aí vai da sua necessidade e disponibilidade de pagar uma pessoa para o trabalho.