dicas para manter o quarto organizado

7 dicas para manter o quarto organizado

O quarto é o ambiente mais íntimo da casa, considerado por muitos um verdadeiro santuário. Sendo assim, é muito importante manter a organização no dia a dia. Afinal, um ambiente bagunçado prejudica a rotina de diferentes maneiras, causando atrasos para encontrar algum pertence e até mesmo impactando na produtividade no trabalho e qualidade do sono. Contudo, sabemos que não é tão simples manter a organização e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje 7 dicas simples e práticas para ter um quarto sempre arrumado. 

Caixas organizadoras

As caixas organizadoras são as queridinhas do momento. Isso porque, além de serem muito estilosas, com diferentes cores, formatos e estampas, elas ajudam e muito na organização dos mais diversos ambientes, principalmente do quarto. Graças à injeção plástica da Plaskit, é muito mais simples encontrar um modelo que se encaixe na decoração do quarto e com isso você não precisa ficar escondendo no fundo do armário, o que pode causar ainda mais bagunça. 

Caixas transparentes

Outra opção feita com injeção plástica é a caixa transparente, que também pode ter diferentes formatos e tamanhos. A diferença entre esse modelo e as caixas organizadoras, é que você pode usá-lo sem a tampa, a fim de organizar itens menores na penteadeira, por exemplo. Ou seja, elas são ideais para guardar joias e bijuterias, esmaltes, maquiagem, elástico de cabelo, carregador de celular, pincéis de maquiagem, entre outros acessórios diversos. 

Nichos e prateleiras

Se você tem um quarto pequeno, saiba que nichos e prateleiras são incríveis para te ajudar a otimizar o espaço. Isso porque, eles verticalizam o ambiente, aproveitando os espaços disponíveis na parede e evitando mais bagunça espalhada pelo quarto. Sendo assim, você pode utilizar essas peças para guardar livros, cosméticos, como perfumes, hidratantes e produtos para cabelo, incluir algumas plantas, porta-retratos, etc. Com isso, você retira esses itens de bancadas e dá impressão de maior organização. 

Cestos bonitinhos

Além de todos os itens que citamos, cestos também são ótimos para organizar a bagunça do dia a dia. Existem várias opções, como os de tecido para armazenar roupa suja ou os de fibra natural, que são ideais para guardar mantas, almofadas, etc. O ideal, portanto, é que eles fiquem mais no canto do quarto, pois dependendo do caso, podem acabar atrapalhando a passagem e tornando sua rotina mais complicada que o necessário. 

Cronograma diário, semanal e mensal

Para manter o quarto sempre arrumado, nossa dica é montar um cronograma, que pode ser separado por dias, semanas ou mês. Aqui, é interessante separar as atividades, pois assim não precisa fazer tudo de uma vez, garantindo a otimização do tempo. Por exemplo, no cronograma diário pode colocar tarefas como arrumar a cama e passar o aspirador de pó. No semanal, passar um pano no chão, nos móveis e colocar as roupas e roupas de cama para lavar. De quinze em quinze dias, você pode organizar os livros e outros pertences que ficaram espalhados e uma vez por mês, lavar o edredom, limpar os vidros, etc. 

Cama-baú pode ser uma boa alternativa

A cama baú é perfeita para ambientes pequenos, pois otimiza o espaço, permitindo que você guarde itens que não utiliza com tanta frequência, como cobertores mais pesados, malas, roupas de festa, livros que já leu, etc. 

Sempre que tirar algo do lugar, coloque de volta

Por fim, mas não menos importante, sempre que tirar algum item do lugar, assim que terminar de usá-lo, retorne-o para o mesmo local. Com isso, você evita bagunça desnecessária e otimiza seu tempo. Afinal, devolver um único item ao seu devido lugar é muito mais rápido do que arrumar tudo o que ficou bagunçado. 

Então, com as dicas do post de hoje, com certeza manter a organização do quarto será uma tarefa muito mais simples. É importante ter em mente que é melhor realizar pequenas tarefas no dia a dia, que levam apenas segundos ou minutos, do que separar um período completo para arrumar tudo e colocar em seu devido lugar.

Dessa forma, é muito mais fácil manter a organização, pois tudo o que você bagunçar, será arrumado no mesmo instante. Além disso, você evita perder tempo procurando algum pertence, assim como garante maior produtividade no dia a dia.