Como fazer a portabilidade numérica

Como fazer a portabilidade numérica? Confira dicas

Fazer a portabilidade numérica é ideal para quem quer mudar de operadora sem trocar de número.

Ligando no número da Claro você pode saber essas e outras informações. E ainda pode comprar um serviço, ou conhecer promoções.

Continue a leitura para saber como fazer a mudança para outra empresa de telefonia sem que seus familiares, amigos e clientes percam seu contato.

O que é a portabilidade?

Apesar da portabilidade ser um procedimento feito há bastante tempo, muitos tem dúvidas e não sabem como fazer.

Quando você compra um chip de uma operadora recebe um número que você usa para que as pessoas entrem em contato com você. Mas, caso você queira ter uma nova empresa de telefonia, você pode fazer a portabilidade numérica.

Segundo as regras da Anatel, qualquer pessoa pode solicitar a mudança sem alterar o número.  Mas isso só vale para telefones com o mesmo DDD para celular, e mesmo município, no caso do telefone fixo.

Como funciona a portabilidade numérica?

A portabilidade numérica pode ser solicitada por clientes de telefonia móvel ou fixa. Desde que esteja dentro das regras.

Este procedimento serve para que você não precise atualizar seus dados a cada vez que quiser trocar de operadora.

Você pode mudar de empresa de telefonia e aproveitar uma oferta melhor, ou então por considerar o atendimento melhor, por exemplo.

Cada empresa pode ter um processo diferente para fazer a portabilidade, porém, não podem negar, caso o cliente esteja dentro das regras.

Sendo assim, você pode ir até uma loja física da nova empresa que você escolheu e informar que irá fazer a contratação do serviço e informar que deseja manter o número.

Quais são as regras para fazer a portabilidade?

Como já dissemos, a portabilidade não pode ser negada para os clientes que preenchem todos os pré-requisitos para a mudança.

Vamos ver quais são as regras que precisam ser atendidas para manter o mesmo número.

  • Ser o titular da conta;
  • Linha antiga ativa e regularizada junto a operadora;
  • Apresentar a documentação exigida pela nova empresa de telefonia.

O procedimento é bastante simples e demora no máximo 3 dias, sendo que o cliente não pode ficar sem o serviço por mais de 24 horas.

E a para que o número seja portado, precisa estar cadastrado com o mesmo CPF, ou seja, o titular da operadora antiga será o mesmo na nova.

Quais são os tipos de portabilidade?

Basicamente, existem três tipos de portabilidade. Lembrando sempre que apesar de cada operadora ter seus próprios processos, todos devem fazer qualquer uma delas assim que solicitadas.

  • De operadora: Quando o cliente deseja fazer a simples troca de operadora;
  • De endereço: transferência da linha telefônica de um endereço para o outro (no mesmo DDD e cidade);
  • De plano: mudança de plano mantendo o mesmo número. Inclusive quando for a mudança de pós-pago, pré-pago ou plano controle.

Lembrando que você só precisa falar com a nova operadora, pelo site, telefone ou loja física, de acordo com a disponibilidade de cada uma.