Como escolher o andar do apartamento

Como escolher o andar do apartamento?

Ao decidir comprar um apartamento na imobiliária, existem vários fatores que precisam ser considerados. Um deles é o andar em que ele estará localizado, pois isso influencia diretamente no bem-estar e rotina dos moradores. Afinal, ele pode impactar na iluminação e ventilação natural, preço, comodidade, entre outros elementos. Juntamente com a imobiliária em Bragança Paulista Poesia Imóveis criamos este artigo para lhe auxiliar nas decisões.

Sendo assim, é importante pesquisar sobre o assunto antes de fechar a compra para não se arrepender depois. Mas, sabemos que nem sempre essa é uma tarefa tão simples. Por mais que a própria imobiliária possa te orientar, somente você sabe quais são suas necessidades e demandas.

Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas relevantes de como escolher o andar do apartamento. Vamos lá? 

Considere a acessibilidade

Um dos pontos mais importantes é a acessibilidade, principalmente se você mora com pessoas debilitadas por algum motivo. Por mais que a maior parte dos edifícios tenha elevador, é necessário considerar imprevistos que podem acontecer e que impedem o uso, como queda de energia, manutenções, apagões, etc.

Sendo assim, apartamentos localizados em andares mais baixos são mais acessíveis e, por isso, devem ser escolhidos por pessoas com alguma dificuldade de locomoção, como idosos, obesos, crianças, PcDs, etc. 

Pense no barulho

Devemos lembrar ainda que os andares mais baixos podem ser mais barulhentos, visto que estão mais próximos da rua. Então, se você preza por maior tranquilidade e silêncio, o recomendado é optar por apartamentos em andares mais altos, mas lembrando que deve estar disposto a pagar um pouco mais por isso. 

Mas, se você não mora em um bairro muito movimentado, pode não fazer tanto sentido essa mudança, sendo melhor adquirir um apartamento mais baixo, caso o orçamento não seja tão alto. 

Observe a vista

A vista do apartamento pode fazer muita diferença em sua rotina. Mas, se o local for rodeado por muitos prédios e residências, o andar não fará tanta diferença. Agora, se o prédio estiver perto de praças, parques, praias, lagos e rios, com certeza ela será um diferencial. Afinal, quanto mais alto o andar, melhor será a vista da região. Mas, devemos lembrar que a vista dos andares inferiores pode ser muito estratégica, principalmente se o condomínio contar com área de lazer. 

Analise a ventilação

A ventilação natural é outro ponto importante e que pode mudar de um andar para o outro, sendo que isso é ainda mais relevante em grandes centros, onde prédios e edifícios comerciais costumam estar sempre ocupados. Devemos ressaltar que barreiras físicas reduzem as correntes de ar, tornando as áreas próximas do solo menos ventiladas e, consequentemente, mais quentes. Por isso, andares mais altos são mais indicados para quem sofre com calor e não tem ar-condicionado no imóvel. 

Iluminação natural

A presença de prédios e outros edifícios na região não afeta apenas a ventilação, mas também a iluminação natural dos imóveis. Afinal, os raios solares são facilmente bloqueados, fazendo com que alguns lugares fiquem completamente na sombra ou recebam luz indireta. 

Sendo assim, lembre-se que andares mais altos recebem mais luz, sofrendo menos com umidade excessiva e problemas que ela pode causar, como por exemplo o mofo. Mas, devemos ressaltar ainda que essa característica não pode ser ameaçada pela construção de um prédio vizinho, pois isso irá afetar o bem-estar de todos os moradores e a qualidade do imóvel. 

Preze pela privacidade

A privacidade do imóvel também é importante para muitas pessoas. A maior parte das questões envolvendo esse assunto está relacionada à proximidade do edifício com outros prédios, especialmente se a altura for a mesma e a distância não for muito grande. Afinal, será possível ver o que está acontecendo na casa dos vizinhos e vice-versa.

Por isso, para evitar esse tipo de problema o ideal é optar por apartamentos em andares mais altos. 

Considere os valores

É importante ressaltar que, em geral, andares mais altos contam com apartamentos mais caros. Isso se deve a diversos fatores, como vista, privacidade, menor incidência de ruídos, etc. Sendo assim, para aqueles que estão querendo economizar na hora de comprar um apartamento, andares mais baixos podem ser a melhor alternativa. Contudo, é importante colocar na balança o que é mais importante para você. 

Cheque os problemas estruturais

Por fim, mas não menos importante, os problemas estruturais devem ser considerados e aparecem principalmente em imóveis antigos. Geralmente, eles estão presentes em andares mais baixos, principalmente infiltrações, visto que recebem maior pressão da construção. Contudo, se o edifício for de boa qualidade, esse não será um problema. 

Então, agora que você sabe o que considerar na hora de escolher o andar do apartamento, é hora de colocar em prática nossas dicas e conversar com sua imobiliária. Com todas as informações relevantes, ela poderá ajudar na melhor escolha para sua rotina, demandas, desejos e orçamento, garantindo a compra do imóvel certo para você e sua família.