Cabelo seco ou ressecado

Cabelo seco ou ressecado, o que fazer?

Os cabelos secos estão entre os principais problemas capilares, que podem ser causados por diversos fatores, resultado em pontas duplas e finas, opacidade, frizz e volume fora de controle. Não à toa, produtos para resolver essa questão estão entre os mais buscados na loja de cosméticos Le Lux Store. No entanto, mais do que adquirir itens de boa qualidade, é importante saber como utilizá-los, quais produtos para cabelo comprar, entender quais são as causas e como tratar a raiz do problema. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas sobre o que fazer caso seu cabelo esteja seco. 

O que é um cabelo seco? 

Antes de mais nada é importante saber quais são as características de um cabelo seco, a fim de entender se esse é realmente o problema que você está passando e poder adquirir os produtos certos. Sendo assim, o ressecamento dos fios acontece porque as escamas da parte externa se abrem com maior facilidade. Com isso, o cabelo fica mais exposto às agressões externas, causando então a perda de nutrientes e hidratação. Portanto, as principais características de um cabelo seco são: 

  • Pontas duplas: a causa desse tipo de problema é a falta de proteção devido às cutículas expostas, fazendo com que o fio acabe se partindo e formando mais pontas duplas;
  • Tendência à quebra: cabelos secos ou ressecados perdem nutrientes que são os responsáveis pela força e elasticidade do cabelo, ficando mais fracos e quebradiços;
  • Volume sem controle: a falta de oleosidade natural e da hidratação dos fios interfere no volume do cabelo, que se torna excessivo;
  • Opacidade: como o couro cabeludo produz menos óleo que o ideal, o cabelo acaba ficando sem brilho; 
  • Frizz em excesso: esse também é um problema causado pela falta de hidratação e oleosidade em níveis adequados. 

O que fazer quando o cabelo está seco? 

O cabelo seco exige alguns cuidados para que retorne ao natural, com oleosidade produzida nas quantidades adequadas, brilho, maciez, livre de frizz e pontas duplas. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas importantes:

Cuidado com a temperatura da água no banho

Um dos pontos mais importantes é não lavar o cabelo com água quente. Isso porque, a temperatura mais elevada abre a cutícula dos fios, tornando-os ainda mais ressecados. Além disso, ela prejudica a produção de oleosidade natural. Portanto, prefira sempre banhos com água morna ou fria, pois assim as cutículas se mantêm fechadas, com uma aparência mais bonita e menos exposta. 

Não use shampoo em excesso

Usar grandes quantidades de shampoo no cabelo seco é outro erro que você não pode cometer. Inclusive, muitas pessoas ainda passam o produto no comprimento dos fios, o que pode piorar ainda mais a situação. Portanto, o recomendado é colocar uma quantidade suficiente para higienizar a área, massageando somente o couro cabeludo e não o comprimento. 

Invista em máscaras de hidratação

É essencial que você compre produtos indicados para seu tipo de cabelo e que atendam às necessidades atuais dos fios. Sendo assim, invista em boas máscaras e cremes de hidratação, pois eles devolvem a umidade à fibra capilar, fazendo com que fiquem mais hidratados e, consequentemente, menos secos. Mas, lembre-se que a ordem adequada de aplicação é shampoo, máscara e condicionador por último. 

Utilize óleos 

Não podemos deixar de lembrar também que os óleos são responsáveis por nutrir os fios e manter a água da hidratação em seu interior. Por isso, utilize também produtos que tenham essa ação nutritiva, como óleos de argan, de coco, semente de uva, entre outros, além de óleos finalizadores. 

Mantenha a constância

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você mantenha a constância do tratamento, realizando as hidratações e nutrições com a frequência adequada. Afinal, fazer isso somente uma vez por mês não irá promover nenhum resultado significativo, fazendo com que os cabelos continuem secos e sem vida. Sendo assim, faça hidratações semanais, intercalando com nutrição e até mesmo reconstrução. 

Então, agora que você sabe quais as características de um cabelo seco e o que fazer para lidar com esse problema, é hora de colocar em prática nossas dicas. Mas, lembre-se que além de investir em produtos de qualidade e indicados para seus fios, é fundamental manter a constância no tratamento, a fim e garantir os melhores resultados.