Tipos Comuns de Código de Barras de Produtos

10 Tipos Comuns de Código de Barras de Produtos

Existem vários tipos de códigos de barras, cada um com uma capacidade de armazenamento diferente, aplicação e benefícios e desvantagens exclusivos. Vejamos as dez simbologias de código de barras de produtos mais populares usadas hoje.

1. Código de barras UPC

UPC significa Universal Product Code (Código Universal do Produto). É um código de barras adquirido. A UPC identifica e rastreia principalmente produtos em toda a cadeia de suprimentos, desde a fabricação até a distribuição e as vendas.

Os códigos de barras UPC são de dois tipos.

  • UPC-A – Consiste em 12 dígitos numéricos.
  • UPC-E – Consiste em 6 dígitos numéricos.

Observe que o UPC não contém letras ou símbolos alfabéticos.

2. Código de barras EAN

EAN significa European Article Number (Número Europeu de Artigo). É um código de barras de forro. O código de barras EAN é semelhante ao código de barras UPC e é usado para rastrear e identificar produtos da mesma maneira. A única diferença fundamental entre os dois códigos de barras é que o UPC é amplamente utilizado nos EUA, enquanto o EAN é usado na Europa.

Os códigos de barras EAN são de dois tipos.

  • EAN-13 – Consiste em 13 dígitos numéricos.
  • EAN-8 – Consiste em 8 dígitos numéricos.

Observe que a EAN não contém letras ou símbolos alfabéticos.

3. Código 39

O código 39 é um código de barras linear alfanumérico completo que pode conter letras, números e caracteres especiais. É um dos códigos de barras mais populares em sistemas de identificação, como rastreamento de estoque e gerenciamento de produtos.

O nome Code 39 vem do fato de que ele só pode conter um máximo de 39 caracteres. No entanto, em uma atualização recente, o limite de caracteres do Code 39 foi aumentado para 43.

O Código 39 foi adotado como um padrão militar do Departamento de Defesa dos EUA.

4. Código 128

O código 128 é uma versão avançada do código 39. É um código de barras de revestimento de alta densidade definido nas normas ISO/IEC 15417:2007. O código 128 é amplamente utilizado nas indústrias de transporte e embalagem para rastrear, identificar e gerenciar contêineres e paletes.

O código 128 é capaz de codificar todos os 128 caracteres de acordo com o ASCII (American Standard Code for Information Interchange). Ele pode conter 232 caracteres, incluindo os códigos de início e fim.

O código 128 é de três tipos.

  • Código 128A – Codifica caracteres ASCII 00 a 95, caracteres especiais e FNC (Código de Função) 1–4.
  • Código 128B – Codifica caracteres ASCII 32 a 127, caracteres especiais e FNC 1–4
  • Código 128C – Codificou pares de caracteres de dados numéricos de 00 a 99 e FNC1.

Intercalado 2 de 5

Intercalado 2 de 5 é um código de barras de revestimento que contém uma alta densidade de barras. Ele pode codificar apenas dados numéricos (0-9). Intercalado 2 de 5 sempre tem um número par de dígitos.

Intercalado 2 de 5 é comumente usado na fabricação, transporte e indústrias de armazém para rastrear paletes, caixas, caixas e outros tipos de contêineres.

6. Codabar

Codabar é um dos primeiros tipos de códigos de barras forro. Também é chamado de Code-A-Bar, Ames Code, NW-7, Monarch, Code 2 of 7, Rationalized Codabar, ANSI/AIM BC3-1995 ou USD-4.

Codabar pode codificar numerais (0 a 9) e símbolos (“-“, “$”, “:”, “/”, “+” e “;”). Tem uma capacidade máxima de armazenar 32 caracteres (incluindo os caracteres iniciais e finais).

Codabar é amplamente utilizado em bibliotecas, bancos de sangue dos EUA e indústrias de entrega de pacotes durante a noite.

GS1 DataBar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

GS1 DataBar, também conhecido como RSS ou Reduced Space Symbology, é um código de barras linear de POS (ponto de venda) que foi adotado pela GS1 em janeiro de 2011. É uma nova geração da família de códigos UPC/EAN.

GS1 DataBar codifica apenas dígitos numéricos (0 a 9). É capaz de transportar GTIN-12 ou GTIN-13 de fabricação em formato de dados de 14 dígitos. Ele suporta diferentes tipos de codificação, como empilhada e omnidirecional.

Como o GS1 DataBar pode conter informações como data de validade, números de lote e códigos de lote, ele é comumente usado para gerenciar e rastrear inventário nos setores de alimentos e saúde.

8. QR Code

O código QR, também conhecido como código de resposta rápida, é um código de barras bidimensional. Ele usa pequenos padrões quadrados e retângulos em preto e branco para armazenar informações. Foi inventado em 1994 pela Denso Wave, uma subsidiária da Toyota Motor Corporation.

O código QR é capaz de codificar todos os tipos de dados (dígitos numéricos, alfabetos, caracteres Kanji e códigos binários). Ele geralmente contém um localizador, identificador ou rastreador que leva os usuários a um site ou aplicativo.

Devido à sua capacidade de armazenar uma grande quantidade de informações(mais de 7.000 números ou 4.000 alfabetos), o código QR é comumente usado em campanhas publicitárias e promocionais.

Confira nosso artigo sobre código QR vs código de barras para saber a diferença entre esses dois tipos de simbologias de código de barras. 

9. Datamatrix

Datamatrix é um código de barras 2D que contém pequenas células quadradas ou retangulares em preto e branco dispostas em um padrão de matriz. Ele pode armazenar até 2.335 caracteres alfanuméricos e é capaz de codificar todos os caracteres ASCII padrão.

O Datamatrix possui algoritmos excepcionais de correção de erros, o que significa que um scanner pode ler e reconhecer os dados do código de barras, mesmo que 30% dos pixels estejam danificados.

Datamatrix é comumente usado nas indústrias de saúde, automotiva e eletrônica.

10. PDF417

O PDF417, também conhecido como Arquivo de Dados Portátil 417, é um código de barras bidimensional que contém várias linhas lineares empilhadas. É capaz de codificar dígitos numéricos, alfabetos, caracteres Kanji e códigos binários. PDF417 é definido na ISO/IEC 15438:2015.

O PDF417 é comumente encontrado em etiquetas de identificação de materiais perigosos, passagens aéreas, vistos, registros de saúde e cartões de identificação.

O Departamento de Segurança Interna adota o código de barras PD417 como a tecnologia de zona legível por máquina para cartões de identificação emitidos pelo estado e carteiras de motorista compatíveis com RealID.