Quais as vantagens de ter um score positivo

Quais as vantagens de ter um score positivo?

Você sabe quais são as vantagens em se ter um score positivo? Muito tem se falado sobre dicas de como manter a sua pontuação alta, mas por que exatamente?

O que significa ter um score positivo?

Em suma, o score de crédito nada mais é que uma pontuação que tem como base os hábitos de pagamento de uma determinada pessoa.

Além do mais, o score deve levar em conta a relação do consumidor com o mercado de crédito. Portanto, podemos afirmar que, ao calcular o score de alguém, é possível traçar algumas conclusões, bem como:

  • Indivíduo que paga todas as contas em dia;
  • Aquele que precisa solicitar empréstimos com frequência;
  • Indivíduos que estão com dívidas pendentes.

Ou seja, podemos afirmar que o score de crédito é capaz de indicar qual é a probabilidade de um indivíduo honrar com todo o seu compromisso financeiro sem que existam atrasos.

Quais são as vantagens de ter um score positivo?

Existem vários benefícios em ter score positivo, mas, dentre os principais, podemos mencionar os seguintes:

Melhores taxas e condições de pagamento

Pessoas que possuem um score alto costumam conseguir taxas muito menores de juros. E isso ocorre porque os bancos e demais instituições entendem que o risco de inadimplência é muito menor.

Por consequência, as empresas confiam em oferecer uma taxa de juros menor, bem como condições de pagamento melhores.

Mais possibilidades de negociar dívidas

Quando se tem um score positivo, acaba sendo muito mais fácil de você conseguir negociar dívidas com taxas menores e com boas condições.

Então, se você tem alguns compromissos antigos para assumir, tenha em mente que essa é uma boa estratégia.

Menos burocracia na hora de contratar crédito

Você precisa ter em mente de que, quando a pessoa tem um score baixo, acaba que as financeiras enxergam o perfil como sendo alguém com alto risco de inadimplência,

Às vezes, há empresas ou cartões mais específicos que até podem oferecer esse tipo de serviço, mas a burocracia costuma ser maior.

Menos burocracia na hora de contratar crédito
Menos burocracia na hora de contratar crédito

Além de ter que se dirigir até o local, é bem comum que a empresa ofereça certas condições que podem dificultar a contratação do serviço, como garantir todo ir pagar as suas dívidas.

Maiores chances de aprovação de cartão de crédito

Como o seu score é algo, acaba que as empresas depositam maior confiança para com o seu perfil. Por conta disso, acaba existindo maiores chances de conseguir um cartão de crédito.

Inclusive, o score pode influenciar na quantidade de limite de crédito. Quando se tem score positivo, é bem provável que se limite se torne ainda maior.

Dicas para aumentar o score

Algo bastante comum que as pessoas acreditam é que cpf na nota aumenta score. No entanto, existem dicas realmente eficazes, que são:

Pague as contas em dia

Tenha em mente o quão importante é deixar todas as suas contas em dia, evitando pagar após a data do vencimento.

Procure limpar seu nome

Quando se tem o nome limpo, o seu score aumenta muito mais rápido, haja vista que não há nenhum apontamento dizendo que você tem alguma conta em aberto.

Uma dica nesse caso é sempre consultar o seu score, até mesmo para saber se há algum apontamento em seu nome. Se sim, procure limpar seu nome o quanto antes.

Atualize seus dados

Trata-se de uma dica do qual as pessoas não dão o devido valor, mas que é sim capaz de aumentar o seu score.

Afinal de contas, é uma maneira de comprovar que todas as informações das quais está fornecendo de fato são verdadeiras, ainda mais se baterem com outras base de dados.