Criação de tilápia em tanque de peixe com lona

Criação de tilápia em tanque de peixe com lona

O tanque de peixe com lona é uma excelente opção para quem deseja criar tilápia, uma das principais espécies utilizadas na piscicultura.

O uso desse tanque de lona garante que o ciclo de reprodução será mais rápido, que as espécies vão desenvolver-se de maneira saudável e dentro daqueles parâmetros esperados.

Ainda que eles não estejam em seu habitat natural, a criação de tilápia em tanque de peixe com lona garante um local que seja realmente adequado para que os animais reproduzam-se normalmente.

Tudo isso deixa bem claro como o mais importante é que você consiga produzir um viveiro que seja controlado dentro de tanques, tomando os cuidados que são necessários.

A escolha da espécie certa para a criação também é fundamental para os resultados alcançados, por isso mesmo que a tilápia costuma ser a principal opção, pois é uma das que se reproduz melhor quando em cativeiro.

Para ajudar você que está iniciando agora e pensa em criar tilápias em tanques na sua propriedade, vamos explicar com o tanque de peixe com lona vai fazer toda a diferença nos resultados alcançados. Acompanhe!

Tanques de peixe com lona: Conheça as principais características

A criação de tilápia em tanque de peixe com lona trata-se de uma das melhores maneiras de conseguir reproduzir de maneira fiel o habitat natural dessa espécie, porém, dentro de ambiente totalmente controlado.

Com isso, você pode realizar um manejo que seja especializado, voltado ao desenvolvimento e a criação de uma espécie que tem uma alta demanda no mercado atual.

No momento de criar seu tanque de peixe com lona, há dois tipos que existem e entre os quais você precisa escolher: o tanque tipo escavado e o tanque circular elevado.

Os dois fazem uso da lona como um material para revestimento, o que traz maior qualidade e mais resistência ao tanque.

O tanque escavado trata-se daquele modelo mais tradicional e que é muito usado em áreas que são mais amplas.

Para produzi-lo, basta fazer a escavação diretamente no solo, criando assim um tipo de lago artificial, aplicando então a lona para evitar o contato da água e do solo, pois ela é impermeabilizante.

A escolha da lona é fundamental porque ajudará a manter a qualidade da água do tanque na qual as tilápias serão criadas.

Fora o fato de que ajudará na preservação das características naturais, a lona ainda trará praticidade no momento de se higienizar o tanque, seja com a remoção das fezes dos peixes ou dos restos alimentares.

A outra opção é o tanque elevado de lona, que funciona de maneira similar a uma piscina, na qual você tem uma estrutura e ela poderá ser feita com malha quadrada, com aço, fios de arame e outros elementos.

Esse tipo de tanque é bem mais controlado, podendo ter diferentes áreas, sendo então uma ótima opção para locais com um espaço menor para criação dos peixes.

Espécies de peixes que podem ser criadas nos tanques de lona

Um outro ponto importante sobre o tanque de peixe com lona é a respeito de quais espécies podem ser criadas nesses locais.

Existem determinadas espécies de peixes que como chegam até um tamanho mais amplo, precisam de uma infraestrutura que ajude a comportá-las.

Os peixes em tanque de lona não ficam muito restritos nesses ambientes, mas para isso é fundamental que você entenda tudo o que cada espécie precisa, no caso a tilápia.

Isso porque há espécies que possuem restrições com relação à temperatura ou que precisam de práticas de manejo bem específicas.

O mais importante é que o espaço do tanque seja compatível tanto com o tamanho quanto com as necessidades dos peixes.

A tilápia é uma das principais espécies que se adaptam muito bem ao tanque de peixe com lona, mas há outras como:

  • Garoupa
  • Tabatinga
  • Piracuru
  • Pacu

É necessário ter autorização para criar tilápia em tanque de lona?

Uma dúvida comum de quem precisa realizar a criação de tilápia em tanque de peixe com lona é se há a necessidade de uma autorização para isso.

A resposta é sim, há que se regularizar a criação dos peixes junto aos órgãos públicos, para só assim começar a fazer a exploração do local.

Ter essa autorização é fundamental para que você não enfrente problemas posteriormente com as autoridades responsáveis e corra risco de perder a sua produção.

Conclusão

Como visto aqui, as tilápias estão entre os principais tipos de peixes que podem ser criados em tanques de lona, pois os mesmos ajudam simular o seu habitat natural de um modo mais eficiente.

Neste conteúdo, mostramos como é que funciona um tanque de peixe com lona, quais as espécies principais que podem ser criadas nele e ainda se é necessário ter uma autorização para praticar a piscicultura.

O que achou do texto de hoje sobre a criação de tilápia em tanque de peixe com lona?