Utilizando a cromoterapia na escolha das cores de seus cômodos

Utilizando a cromoterapia na escolha das cores de seus cômodos

Cada cor trabalha determinadas emoções e pode ajudar na busca por equilíbrio

A cromoterapia, como já diz o próprio nome, é uma terapia de cura com o uso das cores. Atualmente é reconhecida como técnica complementar e usada no tratamento de doenças, como a depressão e a ansiedade. Além disso, pode ser indicada para auxiliar crianças autistas em sua socialização.

Ainda assim, não são apenas as pessoas que fazem a terapia que vivenciam os benefícios das cores. Você também pode pensar nos tons certos para trabalhar nos cômodos de sua casa e acalmar as emoções. Veja agora como a escolha das tintas influencia na sensação de acolhimento do seu lar!

Comece pelas paredes

As paredes são um bom ponto de partida para quem quer viver a experiência da terapia das cores. O ideal é planejar cada cômodo e considerar o que você faz naquele local e quais energias busca quando está ali.

A cozinha pode ser um local que desperta a fome, o banheiro pode transmitir calmaria e conexão com a natureza, já a sala e o quarto precisam ser locais que contribuam com o descanso. E sim, existem cores certas a serem aplicadas para obter essas sensações.

Invista nos objetos de decoração

A pintura das paredes será a parte mais divertida, mas não é necessário focar apenas nelas. As cores vão aparecer também nos objetos que complementam a decoração, inclusive nos móveis.

Assim, as paredes podem ser pintadas de verde-claro e, no restante do cômodo, tons de marrom complementam o toque de natureza. Já o escritório pode ter paredes em tom de laranja e um quadro amarelo, para estimular a criatividade.

O que cada cor transmite

Sabendo que é por meio da tinta das paredes e dos objetos que você vai usar a cromoterapia em sua casa, confira agora o significado das cores e em quais ambientes elas são mais recomendadas.

Vermelho

Está relacionada com energia, poder e excitação. Dá força e vitalidade, além de ajudar a ter mais confiança em si próprio. Em excesso, pode despertar emoções negativas, como a raiva, e aumentar a ansiedade. Por isso, é indicada para um local onde você precisa se recarregar, como a cozinha.

Laranja

Estimula a comunicação e a alegria, dá prazer na vontade de se expressar. É bastante usada no tratamento da depressão. Útil para ter no escritório e no quarto das crianças.

Amarelo

Criatividade, alegria e otimismo estão relacionadas com o amarelo. A cor também ajuda a ser mais espontâneo e estimula a concentração e a paciência. É bem-vinda nos escritórios e na cozinha.

Verde

Cura, renovação e equilíbrio. Também está relacionado com a saúde, a vitalidade e a esperança. É muito comum em espaços onde se deseja maior conexão com a natureza, essa busca por renovação. Coloque o verde no cantinho da meditação, em parte da sala, nos quartos e até no banheiro.

Azul

É para quem busca se acalmar, inclusive, essa é a cor mais utilizada em ambientes nos quais se busca tranquilidade. Está ligada à paz espiritual, à harmonia e à serenidade. Azul é uma cor bem-vinda nos quartos, na sala e em qualquer outro espaço no qual você queira ficar tranquilo.

Violeta

Espiritualidade, mistério, intuição e meditação. Quem busca a cor violeta quer olhar para dentro de si e desvendar seus próprios mistérios. É indicada para quartos e sala e no seu espaço próprio para meditar.

Apesar dos benefícios, não abra mão do tratamento

Por mais que o uso das cores na decoração possa te ajudar a lidar com as emoções, isso não significa que você deve abrir mão de um tratamento. Experimente, além da visita ao psicólogo, a cromoterapia feita presencialmente com o cromoterapeuta. Ele saberá a energia da cor que você mais precisa!