Qual a importância da nota fiscal

Qual a importância da nota fiscal?

Muitos cidadãos não sabem qual a importância da nota fiscal, seja por falta de conhecimento contábil ou por falta de interesse no assunto.

Se você é empreendedor ou possui uma empresa, certamente já se tornou comum que você emita nota fiscal, não é mesmo? Mas, você poderá ter de se acostumar com isso caso abra um negócio, pois este é um item fundamental para uma empresa depois do CNPJ.

A nota fiscal é importante para empreendedores, pequenas e médias empresas. Sua emissão correta irá fazer toda a diferença para controle financeiro da empresa.

Além de ser obrigado diretamente sempre que houver venda de produtos e serviços para não ter problema com o fisco.

O que é nota fiscal?

A conhecida Nota Fiscal é um documento obrigatório que quando emitido pelas empresas, atestam uma transação de compra e venda ou tomada de serviços, atesta a sua veracidade.

Além de registrar a transação, ela determina os impostos a serem recolhidos e permite troca, transferência ou devolução de mercadorias.

Desde o ano de 2006 as notas fiscais impressas passaram a possuir também a sua forma eletrônica.

E isso facilitou as empresas a emitirem ela e recolherem corretamente seus impostos. Não importa se é ME, Eireli, Ltda, a emissão é rotineira e obrigatória para todos os tipos de pessoas jurídicas.

Vamos entender melhor os vários tipos de nota fiscais, mas todas elas devem conter o seguinte:

Exemplo de nota fiscal

Existem modelos diferentes de Notas Fiscais, em todo modo, todas elas devem conter as seguintes informações:

  • Dados da empresa, sendo: nome, razão social, CNPJ, inscrição estadual;
  • Data e horário que ocorreu a operação;
  • Descrição das mercadorias ou do serviço que foi prestado;
  • Valor a ser pago;
  • Forma de pagamento utilizada;
  • Local onde a venda ou tomada de serviço foi realizada.

Mas, ainda está em dúvida para entender melhor como é a nota fiscal? Procure ver as que são dadas em estabelecimentos ou o modelo padrão que foi disponibilizado pela secretaria da fazenda do seu estado ou município.

Qual a importância da nota fiscal?

Você sabia que a importância da nota fiscal não é somente para os empresários e empreendedores? A verdade é que a emissão da nota fiscal terá a mesma relevância para o consumidor, pois ela é importante para a economia da cidade, estado ou do país.

A importância da nota fiscal para o consumidor

A nota fiscal é extremamente fundamental e importante para atestar que aquela empresa é legal. E que ela está dentro de todas as regras de prestação de venda de produtos e serviços com segurança. Além de te ajudar a acionar proteção jurídica.

Para os consumidores finais, ela atesta que o registro da compra ocorreu. E isso irá garantir todos os direitos dos consumidores. Principalmente que a empresa fará o pagamento e que ela pagou o ICMS referente a aquela transação.

Este ICMS poderá ser em até 30% retornado para você por exemplo. Tendo a DANFE, o cliente poderá assim comprovar e ter garantia de trocar o produto ou reparo do serviço além de pedir reembolso caso ocorra algum problema.

A importância da nota fiscal para a empresa

Poucas pessoas sabem, mas para as empresas ela é extremamente importante, pois ela é utilizada pela contabilidade para que se saiba o correto fluxo de caixa. Ela também ajudará a analisar o lucro, ter um balanço dos impostos e despesas a serem pagas naquele determinado período.

Ela é muito importante para que haja um controle financeiro bom da empresa. Isso ajudará principalmente para transações de compra e venda no comércio eletrônico onde elas não são impressas. Elas deverão ser guardadas por você por no máximo de 5 anos.

Isso fará com que a empresa consiga em casos sérios se proteger contra imprevistos e consumidores sacanas. E também para garantir que houve corretamente a prestação de um serviço e que aquele imposto foi devidamente calculado e pago.

Outra questão importante é que este documento é relevante para calcular o imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas. Isso irá te eximir de qualquer problema de cobrança indevida de tributos pelo fisco futuramente.

A importância da nota fiscal para a economia do país

Isso fará com que o município que você reside tenha arrecadação, e assim, possa melhorar a infraestrutura da cidade ou manter os serviços básicos à população funcionando. É importante que você peça ela ou que conceda ela aos seus clientes.