ERP

Saiba por que você precisa de um sistema ERP para gerir seu negócio!

Você sabe como o ERP pode tornar sua empresa mais produtiva? Os empreendedores entendem que maior produtividade significa melhores resultados para o negócio. E isso pode ser obtido com a automatização de diferentes processos nas rotinas de uma empresa.

De acordo com Michael Porter, professor de economia de Harvard, as inovações tecnológicas podem aumentar a vantagem estratégica e competitiva dos negócios. Por isso, vamos explicar neste artigo para que serve o ERP e como ele ajuda empresas de diferentes áreas a serem mais eficazes. Avance na leitura para entender!

O que é ERP?

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de software que integra todas as partes de um negócio. Ou seja, as atividades de finanças, logística, produção, suprimentos, manutenção e recursos humanos podem ser centralizadas em um único local para a melhoria dos processos produtivos.

Quando as informações ficam dispersas, leva-se mais tempo para entender a dinâmica de diferentes etapas no dia a dia da empresa, o que pode atrasar a tomada de decisões. Por outro lado, o ERP traz uma visão panorâmica e precisa do negócio.

Para que serve um ERP?

O ERP serve para facilitar o acompanhamento de informações e permite que diferentes setores de uma empresa tenham uma gestão eficaz. Na prática, significa menos burocracia e mais produtividade.

Por exemplo, no ERP Financeiro, é possível que todas as entradas e saídas do caixa sejam organizadas de forma automática. Isso traz mais precisão ao balanço financeiro, pois evita-se a necessidade de preenchimento manual de planilhas.

Quais as funcionalidades de um bom ERP?

Pode-se dizer que um bom ERP possui recursos dinâmicos que automatizam tarefas com mais eficiência do que aconteceria se fossem realizadas pela força de trabalho dos funcionários ou colaboradores. Afinal, as empresas que não se adaptam à evolução tecnológica acabam sendo engolidas por elas. Nesse sentido, as principais funcionalidades de um bom ERP são:

  • Contabilidade financeira: possibilita uma visão completa da área contábil, com emissão de notas fiscais, emissão de boletos e controle do fluxo de caixa
  • Gestão de vendas: um bom ERP faz análise de dados, gerenciamento de pedidos, controle de estoque, rastreamento de vendas e integração com loja virtual
  • Relacionamento com o cliente: é possível com o software ter um banco de dados dos clientes, com endereço, e-mail e número de telefone, e outros como histórico de compras e ticket médio
  • Gerenciamento de fornecedores: nesse caso, o ERP possui recursos como aprovação de compras, aprovação de pedidos, histórico de negociações e acompanhamento dos pedidos
  • Gestão de projetos: o sistema permite o controle de cada etapa dos projetos, com gestão eletrônica de documentos, prazo de entregas e horas de trabalho.

MEI precisa de ERP?

O MEI precisa de um ERP se deseja aprimorar o controle do negócio e melhorar a gestão dos processos de forma simples. O ERP proporciona ao MEI um controle de custos, gerenciamento de estoque, controle de contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais, entre outros recursos. Entre as vantagens, podemos mencionar:

  • Maior controle financeiro: O ERP possibilita a análise de resultados financeiros e o acompanhamento de custos e investimentos
  • Melhor controle de estoque: é possível ter uma gestão otimizada de bens e produtos adquiridos
  • Controle de vendas: o MEI pode acompanhar as vendas diárias e mensais com o ERP de forma centralizada
  • Controle de projetos: o ERP registra o gerenciamento de tarefas e prazos, de modo que o MEI tenha uma visão clara das atividades da empresa.

Vale lembrar que, quando o MEI está no início do negócio, talvez não haja necessidade de um ERP, pois ainda não existe um volume grande de operações. Porém, é interessante fazer uma ressalva.

Como abrir MEI é um procedimento simples para tornar ativa uma empresa pequena, muitos microempreendedores tendem a pensar que precisam realizar tudo de forma manual, até porque o MEI pode ter apenas um funcionário. 

Por outro lado, o desejo de todo MEI é que a empresa cresça, certo? Então, à medida que o microempreendedor impulsiona sua empresa, um ERP se torna uma ferramenta bastante útil para planejamento, organização e controle. Agora você já sabe como este software pode facilitar a sua vida!