Saiba como aproveitar os descontos no mês do consumidor

Saiba como aproveitar os descontos no mês do consumidor

Confira nossas dicas para economizar nas compras com segurança

Após começar o ano com gastos que pesam bastante no orçamento, o consumidor tem um alívio nas contas após o Carnaval. E se você é daqueles que está mais organizado ou deseja aproveitar promoções para fazer novas compras, o Dia do Consumidor é uma excelente opção para garantir os melhores descontos. 

É possível encontrar ofertas para diversos segmentos de produtos. Desde produtos físicos como smartphones e TVs até produtos digitais, ótimo para quem gosta de comprar ebooks, por exemplo. 

O que é o mês do consumidor? Quando ele acontece? 

No Brasil, o mês do consumidor é março, sendo marcado por um período de excelentes promoções no varejo. A principal celebração acontece no dia 15, em que é comemorado o Dia do Consumidor. 

Para alguns, o mês do consumidor pode ser considerado uma “Black Friday do primeiro semestre”. Assim como uma das principais datas do varejo, o mês do consumidor intensifica liquidações, descontos e promoções em lojas de todo o país. 

O Dia do Consumidor é uma data que celebra o bom relacionamento dos lojistas com o seu público. O movimento foi iniciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, que em 15 de março de 1962 fez um discurso em que citou o respeito entre consumidores e lojistas para a movimentação da economia. 

Depois de 21 anos, o discurso levou a criação do Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, em 1983. A data é celebrada mundialmente. No país, o evento busca enaltecer o Código de Defesa do Consumidor, criado em 1991. 

Como conseguir os melhores descontos no mês do consumidor? 

Para te ajudar a aproveitar o melhor do que o mês do consumidor tem a lhe oferecer, separamos diversas dicas de como encontrar as melhores promoções e garantir economia na hora das compras, confira abaixo:

Abuse dos cupons de desconto 

A primeira dica para aproveitar o mês do consumidor é abusar dos cupons de descontos. Diversas plataformas e serviços oferecem cupons que garantem uma boa economia nas compras de produtos de diversos segmentos. 

Usando cupons de desconto, você consegue comprar com preços melhores ou aproveitar outras vantagens como frete grátis, descontos maiores na primeira compra ou facilidade no parcelamento ou compra à vista. 

Verifique se a loja é confiável 

Para não ter problemas posteriores ao comprar online, uma dica fundamental é verificar a credibilidade das lojas no mercado. Para isso, faça uma pesquisa sobre as marcas no site do Reclame Aqui e no site do Procon de sua cidade. 

Além disso, ao entrar na página das lojas que você gosta verifique quais selos e certificados de segurança a loja possui. Isso é fundamental para garantir que o site é seguro para fazer compras e proteger os seus dados pessoais e bancários. 

Fique atento as promoções antecipadas 

Uma ação comum das lojas nesse período é realizar promoções antecipadas. Já é possível encontrar boas ofertas no início de março ou mesmo durante o mês de fevereiro. 

A dica é ficar de olho, seguir as redes sociais e se cadastrar nas newsletters de suas lojas preferidas para acompanhar as novidades. Assim, você pode antecipar as compras e garantir bons descontos. 

Monitore os preços dos produtos que você deseja 

Existem diversos serviços de comparação de preços disponíveis no mercado. Use estas plataformas para monitorar o histórico de preços dos produtos que você deseja. Dessa maneira, você consegue identificar as melhores ofertas e fazer compras com mais economia e assertividade. 

Defina prioridades e não compre por impulso 

Outra dica para aproveitar as melhores ofertas é evitar as compras por impulso. Para isso, o ideal é que você faça uma lista de compras e defina as suas prioridades. Com isso, você não esquece de comprar nada do que precisa, dando preferência as ofertas dos produtos que você mais almeja. 

Com as nossas dicas, você fará muita economia no mês do consumidor. Comece a acompanhar as ofertas de agora para encontrar as melhores promoções e garantir boas compras no período.