Guia completo para planejar a viagem perfeita desde já

Guia completo para planejar a viagem perfeita desde já

Saiba como planejar a sua viagem para economizar e aproveitar bastante

Vai entrar de férias e quer viajar? Essa é a meta de muitas pessoas todos os anos, mas para fazer isso da forma certa é preciso se planejar para que a viagem não vire um pesadelo. 

Para te ajudar nessa empreitada, trouxemos dicas essenciais para economizar com passagens e hospedagens, contratar seguradora de viagem e organizar o seu roteiro de viagem. Confira as nossas dicas abaixo.

Monte o seu roteiro de viagem 

O primeiro passo é montar o seu roteiro de viagem. Se você não possui destino definido, esse é o momento para fazer uma pesquisa sobre lugares que você deseja visitar e monte roteiros de viagem. 

O roteiro deve incluir todos os passeios que você deseja fazer durante sua estadia na cidade. Assim, você pode listar todos os museus, parques, centros comerciais e tudo o que deseja visitar. 

Dessa maneira, você pode saber quais são os valores cobrados para entrar nos locais e já estima uma parte dos custos da viagem. Você pode verificar também opções de hospedagem mais baratas e próximas da região e opções de transporte e alimentação na cidade. 

Com uma boa pesquisa, você pode montar um roteiro que indique tudo o que você pode visitar, onde você irá comer, como você se deslocará pela cidade e aonde irá se hospedar. Esse pode ser um meio para ter uma noção inicial dos custos da viagem e escolher o seu destino. 

Planeje seus gastos 

Após fazer o seu roteiro e definir o seu destino, é hora de planejar os seus gastos. Faça uma planilha e descreva todos os custos estimados da viagem. Assim, você pode fazer as substituições necessárias para que a viagem caiba no seu orçamento. 

Na planilha, além dos gastos com passagens e hospedagens, você deve os possíveis gastos com alimentação, compras, seguro-viagem, transporte e estimar uma reserva de emergência para imprevistos. 

Contrate um seguro-viagem 

O seguro-viagem possui diversas coberturas essenciais, principalmente em viagens internacionais. Esse tipo de seguro cobre despesas com saúde, doença e invalidez durante a viagem, além de recursos adicionais como auxílio em perda de documentos e extravio de bagagem. 

Faça uma boa pesquisa, compare as coberturas oferecidas e escolha a melhor seguradora de viagem. Geralmente, o seguro é barato e não pesa tanto no orçamento da viagem, e é um gasto essencial para que você possa estar protegido contra qualquer imprevisto na viagem. 

Monitore e pesquise para encontrar passagens e hospedagens mais baratas 

Um dos principais custos da viagem é com a compra de passagens e hospedagens. Pode parecer difícil encontrar passagens e hospedagens baratas, dependendo do destino, mas há diversas dicas que podem te ajudar a economizar. Confira algumas delas abaixo:

  • Crie alerta em sites de viagem para acompanhar valores de hospedagens e passagens do destino escolhido;
  • Comece a procurar e compre passagem até três ou quatro meses antes da viagem;
  • Use as milhas do seu cartão de crédito para ter descontos em passagens e hospedagens; 
  • Dê preferência aos períodos de baixa temporada;
  • Não procure nas segundas e sextas, períodos de maior procura por passagens e hospedagens, o que encarece os valores;
  • Verifique os valores de combos com hospedagem e passagem incluídas

Compre dólar ou euro aos poucos 

Essa é uma boa dica para quem pretende fazer uma viagem internacional. Comprar dólar ou euro, dependendo do destino, é uma forma de economizar e ter menos dificuldades nas compras durante a viagem. 

A dica é fazer a compra de dólar ou euro pouco a pouco, essa é uma forma de diminuir os impactos da variação dos preços dessas moedas em relação ao real. Assim, você pode aproveitar períodos de baixa para comprar mais dólares ou euros, gastando menos do que planejou, tendo mais dinheiro para a viagem. 

Com as nossas dicas, você poderá planejar a viagem perfeita e aproveitar bastante, sem se preocupar com as contas. Lembre-se que o planejamento é fator-chave para o sucesso da sua viagem.