Escolhendo o local para seu negócio

Escolhendo o local para seu negócio: veja como avaliar o endereço e o espaço físico ideais para sua empresa

Para escolher o melhor espaço físico para sua empresa, vários fatores precisam ser levados em consideração. Ao dedicar seu tempo para examinar todas as opções minuciosamente, você precisará estar pronto para que seu negócio esteja preparado para o sucesso.

A pesquisa e a análise para determinar o local ideal para seu negócio são essenciais. Temos algumas dicas para ajudar você a identificar o melhor local para o crescimento do seu novo projeto. A partir delas, você poderá identificar o melhor local para sua empresa.

Seu orçamento também é importante

Ao procurar um local ideal para seu negócio, você precisará ficar de olho em mais detalhes do que apenas o preço de compra do imóvel ou aluguel mensal. Muitas vezes, haverá custos adicionais associados ao local que devem ser considerados, além do orçamento. 

Você precisa se certificar de todas essas despesas possíveis, para que possa escolher um local que seja viável e ao mesmo tempo econômico.

Decidir o lugar também é uma questão de orçamento para custos fixos. O valor da compra ou aluguel mensal é apenas a ponta do iceberg. Existem outros custos específicos do local que possam vir a surgir. Dessa forma, é importante avaliar todas as despesas (fixas e variáveis) para ter certeza de que você tem o investimento suficiente disponível para cobrir tudo que é necessário e ainda permanecer no jogo.

Estar por dentro das regulamentações da cidade é indispensável

 As cidades têm diferentes custos que você precisa contabilizar e, alguns deles são:

  • Impostos;
  • Taxas municipais adicionais;
  • IPTU;
  • Requisitos de salário mínimo do setor.

É de suma importância considerar os custos da cidade em que você vai atuar. Como empreendedor, é fundamental estar ciente dos vários custos associados à operação na cidade. Se você é de São Paulo, por exemplo, é importante saber todos os processos para abrir uma empresa em São Paulo. Além disso, não se esqueça das licenças que você precisará arcar para a cidade e, tudo isso, você deve levar em consideração em seus cálculos. 

Acessibilidade e logística 

A localização deve ser de fácil acesso aos clientes e com boa logística,tanto para os funcionários, quanto para fornecedores. Nesse sentido, você deve pensar no tamanho do local de trabalho, pois isso determinará quanto espaço você precisará para o pessoal, equipamentos, assim como para a logística da operação.

Cada tipo de negócio irá precisar de sua estrutura diferente. Veja algumas ideias de negócios nas quais uma não se aplica à estrutura da outra:

  • Home Office;
  • Comércio local;
  • Varejão;
  • Escritório comercial;
  • Indústria.

Sendo assim, é essencial avaliar o custo associado ao aluguel ou à compra do espaço para trabalhar, visto que isso afetará seu orçamento. Do mesmo modo, certifique-se de considerar todos os fatores envolvidos do negócio ao decidir onde localizar-se. Com um planejamento bem elaborado e a tomada de boas decisões, você vai escolher o melhor lugar para montar sua loja.

Pense na segurança

É sábio afirmar que nos negócios, todos os empreendedores (ou a maioria) tomam as  decisões com base em informações, dados, probabilidades e, claro, com um pouco de sorte.

Reconhecer a probabilidade de crimes na área que você está considerando é uma parte importante do processo da tomada de decisão. Observar as estatísticas criminais do bairro em quem vai localizar seu negócio, pode ajudar você a tomar uma decisão mais assertiva e segura para todos.

Afinal, estar ciente dos riscos de atividades criminosas em potencial próximo a você, pode ajudá-lo a se preparar melhor e tomar as precauções adequadas de segurança. E isso vai influenciar diretamente em seu orçamento.

Analise a concorrência

Seus concorrentes estão nas proximidades? Às vezes isso é bom, se o fluxo dos clientes forem concentrados em um lugar específico, como é o caso de comércios locais, onde a comparação de compras é forte. 

Mas se um concorrente próximo só vai tornar seu trabalho de marketing mais difícil, procure outro lugar.

Identifique os pontos fortes e fracos da concorrência e veja se você pode usá-las a seu favor. Por exemplo, se a concorrência tem um estacionamento pequeno ou até mesmo não tem, você pode oferecer um estacionamento a seus clientes e colaboradores.

Para escolher o local do seu negócio, é imprescindível levar em conta vários fatores. Em outras palavras, é preciso ponderar os prós e os contras de cada local, considerando todas as oportunidades de crescimento possíveis. Assim, você pode garantir que sua escolha, enquanto empregador, oferece um equilíbrio benéfico entre todos estes elementos para um resultado ideal a longo prazo.