Correias industriais

Tipos de Correias industriais

As correias industriais têm um papel fundamental dentro de diferentes tipos de produção nas fábricas, sendo elas itens muito flexíveis e extremamente versáteis.

Portanto, as correias são extremamente importantes, entre outras coisas, para o correto funcionamento das várias máquinas industriais, sendo que a função primordial delas é fazer a transmissão de força entre polias.

Isso significa então que elas possuem responsabilidade direta sobre a qualidade, o desempenho e a confiança do sistema de toda indústria.

A partir dos movimentos precisos que elas executam sobre as polias, as máquinas industriais podem funcionar adequadamente e ter uma ótima performance.

Devido a importância que tem essas correias, aqui neste conteúdo vamos mostrar quais são os tipos existentes e explicar um pouco mais a respeito do produto, como um todo.

Acompanhe!

Correias industriais: Entenda o que elas são na prática!

A primeira coisa que precisa ser explicada neste conteúdo é sobre o que são correias industriais, antes de falar sobre os tipos.

Essas tratam-se de elementos presentes em máquinas industriais e que têm como responsabilidade a transmissão de movimento e de força dentro de sistemas rotativos.

As correias do tipo industrial possuem tamanho variados e muitos perfis, tais caso das sincronizadoras e daquelas em formato V, por exemplo.

Fora isso, elas ainda podem ser do tipo fechada ou aberta, além dos materiais em que podem ser fabricadas, como poliuretano ou borracha.

Como essas correias são componentes de máquinas que sofrem constantemente esforços por conta da tração, aquelas feitas de borracha devem ser produzidas com um material flexível, caso de borrachas vulcanizadas.

Estas correias foram desenvolvidas com o intuito de garantir uma eficiência muito maior e também evitar que o processo produtivo acabe sendo interrompido por problemas nos equipamentos ou em máquinas.

Explicado tudo isso, vamos entender melhor quais são tipos de correias industriais você encontra no mercado!

Correias industriais: Veja quais os tipos principais!

Bom, é fundamental conhecer quais são os tipos existentes das correias industriais, o que vai tornar mais fácil escolher a melhor opção para seu negócio.

Em relação ao formato, é possível encontrar correias destes tipos:

  • Correias em V, são consideradas entre as mais buscadas do mercado
  • Correias sincronizadoras, também são muito buscadas no mercado por conta da sua alta eficiência
  • Correias planas
  • Correias em Poly V, que chamam mais a atenção do mercado em comparação às demais

Em relação à aplicação, os tipos divididem-se em dois: correias abertas (elas necessitam de emendas) ou correias fechadas (as feitas com borracha são mais comuns).

Por último, é possível dividir ainda as correias industriais conforme o material: de borracha ou de poliuretano ou PU.

Cada uma dessas correias atende a determinadas necessidades e são aplicadas em situações distintas, então é importante saber qual a melhor conforme o que o projeto ou o negócio precisa.

Conhecendo melhor as vantagens das correias em V

Entre os mais diferentes tipos dessas correias, aquelas em formato V encontram-se entre as quais têm maior uso dentro da indústria, visto que proporcionam inúmeras vantagens nas máquinas em que são utilizadas.

A maior vantagem delas, sem nenhuma dúvida, é o se excelente custo-benefício, o que já chama muito a atenção, mas além disso, elas ainda são bem fáceis de instalar e de absorver os choques de transmissão.

Sempre que você fizer uma busca por essas correias, vai ser possível encontrar os mais variados comprimentos, conforme a necessidade do seu projeto.

As transmissões geradas por elas são sempre silenciosas e é possível reduzir ou aumentar a velocidade dessas correias na hora da prática.

A Rexon possui com uma enorme variedade de correias em V, visto que são elas as que possuem a maior utilização no segmento industrial.

Como são correias que funcionam através de um esforço muito maior, é necessário que elas sejam produzidas com materiais de maior resistência.

Veja alguns tipos de modelos de correias industriais em V que você encontra na Rexon:

  • Correia Hight V: ela é uma opção para atender aos espaços mais reduzidos, pois gera transmissões com uma rotação mais alta e garante motores mais potentes
  • Mega Power: de forma geral, o uso deste tipo de correia em V é comum para os sistemas de transmissão de potência. Em comparação às demais, possui o melhor custo-benefício, além de que os dentes de correia fazem uma melhor distribuição do esforço, diminuindo o ruído e as cargas térmicas

Quando é o momento de trocar as correias industriais para máquinas? Quais cuidados tomar?

Um ponto fundamental, antes de qualquer coisa, é que essas correias são extremamente duráveis e resistentes.

Sendo assim, não há como definir um período de tempo dentro do qual há a necessidade de fazer a troca do produto, pois ele irá variar bastante conforme cada indústria, o modo de uso, etc.

Em geral, há uma recomendação para que se troque as correias sempre que elas atingirem 50 mil quilômetros de uso e, com isso, dá para perceber como a vida útil dela é alta.

O mais importante, para que as correias industriais possam durar mais, é que você faça manutenções periódicas do produto, bem como fique atento aos sinais.

A partir disso, vai ser possível saber qual é o momento de realizar a troca ou ainda fazer manutenções para que o produto dure muito mais.

Um sinal comum de que é o momento de fazer a troca da correia é a própria percepção visual, ou seja, a superfície da correia fica bem mais lisa e começam a surgir rachaduras na própria borracha.

A realização de testes periódicos é fundamental porque ajuda na percepção de possíveis perdas de rendimento, além de ser essencial que se faça a instalação dessas correias do modo certo.

Conclusão

Como visto aqui, as correias industriais, que são muito importantes nos processos variados da indústria, possuem diferentes tipos e é necessário que se conheça tudo sobre elas, para tomar as melhores decisões de compra.

Neste conteúdo, falamos bastante a respeito desses produtos, seus tipos principais, as vantagens das correias em V e ainda quais cuidados tomar com elas para durarem mais.

O que achou do texto sobre quais os tipos de correias industriais?