Conheça o marketing de rede e as suas possibilidades para se obter uma renda extra

Conheça o marketing de rede e as suas possibilidades para se obter uma renda extra

Todos os dias milhares de pessoas buscam estratégias para complementar e melhorar a renda pessoal/ familiar. Algumas, inclusive, tentam a sorte apostando em um bolão da Lotofácil online, mas a verdade é que, cada vez mais os brasileiros tendem a ingressar com outros meios de geração de renda.

Um forte exemplo disso é o volume de homens e mulheres que aderem ao marketing de rede para dar um upgrade em seus ganhos mensais. Afinal, sempre surgem representantes das empresas oferecendo diversas vantagens nesta área.

Mas, são muitas as dúvidas de quem está começando. Então continue lendo este artigo e entenda melhor como funciona o marketing de rede.

O que é marketing de rede?

O marketing de rede é um tipo de venda. A origem é americana, surgindo pela primeira vez em meados de 1903. O modelo segue a seguinte estratégia: um vendedor de produto ou serviço de uma grande empresa deve angariar outros vendedores para montar a sua rede e desta forma obter participação nos lucros obtidos por eles.

Como funciona o marketing de rede?

O mais novo participante do marketing de rede oferece ao cliente um produto ou serviço o qual ele representa, no caso dos produtos, eles saem direto do fabricante para o vendedor que faz a venda e a entrega ao consumidor, gerando com isso a sua principal receita. 

Em meio a isso, o vendedor deve buscar novos vendedores para montar a sua rede própria e assim obter mais um lucro direto nas vendas do seu time através da comissão residual, ou seja, a receita secundária.

Todo universo do marketing de rede demonstra ser uma modalidade comercial bastante convidativa, são vantagens como flexibilidade para montar o próprio horário de trabalho, planos de crescimento na rede, bonificações, brindes e claro, a que mais importa, a de poder garantir uma renda extra no final do mês.

Com benefícios para os vendedores, podemos nos perguntar:

Como as empresas de marketing de rede se beneficiam de um modelo de negócios baseado em vendas diretas?

Empresas conhecidas dos brasileiros praticam o marketing de rede e por fazerem parte da rotina das pessoas, acabam ganhando confiança dos que desejam ingressar nesta modalidade de vendas e, posteriormente, de seus possíveis clientes, que podem por acabar se tornando novos parceiros da empresa, ampliando assim a rede.

Essa é uma das grandes vantagens para as empresas que praticam o marketing de rede, a pulverização da sua marca, atrelada a vendedores engajados em vender e trazer mais participantes para a rede para ampliar os seus lucros.

Podemos listar mais vantagens como:

  • Propagação rápida de informações sobre o produto
  • Alta margem de lucro para a empresa
  • Estruturação de equipes motivadas
  • Fidelização do cliente

Propagação rápida de informações sobre o produto

A propaganda boca a boca, principal estratégia dos vendedores do marketing de rede, beneficia diretamente a empresa ao ver detalhes do seu produto ou serviços serem difundidos entre diversos nichos.

Alta margem de lucro para a empresa

Com um bom produto ou serviço em mãos, um treinamento especializado e uma ampla cartela de clientes, o vendedor que se destaca aproveitando bem essas ferramentas, consegue realizar muitas vendas, garantindo o seu lucro e lucro direto para a empresa.

Estruturação de equipes motivadas

Motivar a equipe é garantia de retorno para a empresa, que deve investir sempre em treinamentos, bonificações e vantagens para manter o vendedor engajado.

Fidelização do cliente

Com um bom produto ou serviço facilmente o cliente captado se torna fiel ao vendedor e consequentemente, à empresa. Além disso, um cliente acaba atraindo mais consumidores através da validação. 

Alguns exemplos de grandes empresas que praticam o marketing de rede:

  • Jequiti
  • Herbalife
  • Hinode
  • Mary Kay
  • Tupperware

Está ficando cada vez mais interessado no Marketing de Rede e gostaria de entender melhor como o lucro chega até você, vamos lá.

Como funciona o sistema de comissões no marketing de rede?

O sistema de comissões no marketing de rede funciona da seguinte maneira: os membros da rede recebem as comissões pelos produtos ou serviços vendidos e também recrutando novos membros para a empresa, montando a sua própria rede, este ganha comissão residual nas vendas que o seu recrutado realizar. 

Fique atento 

É importante frisar que, a porcentagem da comissão é determinada pela empresa e pode variar de acordo com o volume de vendas ou o número de pessoas recrutadas. Além disso, algumas empresas adeptas ao marketing de rede também oferecem bônus por atingir metas ou alcançar certos níveis na estrutura da rede.

Afinal, um mimo por completar o desafio não faz mal a ninguém e mantém o vendedor engajado.

Mas entre tantas informações, algumas podem gerar dúvidas e deixar as pessoas desconfiadas e até confundindo o marketing de rede com as polêmicas pirâmides.

Qual a diferença entre marketing de rede e pirâmide?

Muitas vezes a modalidade de marketing de rede é confundida com pirâmide, o que não é permitido no Brasil. A “Pirâmide Financeira” é enquadrada como crime pela Lei no 1.521 (inciso IX do 2o artigo). 

A diferença é que o marketing de rede está sempre atrelado a venda de um produto ou serviço, o que não ocorre com a pirâmide. Se alguém está tentando te recrutar, mas apenas insiste que você deve trazer mais participantes da rede, sem que tenha um produto ou serviço atrelado para vendas e lucro direto na comissão, eis que você está diante de um esquema de pirâmide e não de marketing de rede.

Agora um alerta para o cliente, para quem gosta da comodidade de ter um vendedor direto da sua marca favorita e quem sabe até fazer parte da rede. É preciso estar atento aos que podem burlar as características do marketing de rede e enganar os consumidores, potenciais futuros vendedores.

Como os consumidores podem identificar e evitar fraudes no marketing de rede?

Algumas verificações são cruciais para não cair em nenhuma armadilha. Listamos algumas pesquisas que os consumidores devem fazer.

O histórico da empresa 

Verificar a reputação da empresa e se há relatos de atividades fraudulentas. Existem sites específicos para pesquisar históricos de reclamações contra empresas.

Testemunhos

Ouvir as pessoas que conhecem os vendedores, se são verdadeiros, se os produtos são realmente entregues, se o serviço é bem prestado.

E se você começou a se interessar mais e quer fazer parte do marketing de rede. Atenção!

A oferta 

Nunca será demais se lembrar do velho ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia. E desconfie mesmo das promessas de ganhos fáceis e grandes.

Documentação

Se a empresa dispõe de um plano de negócios detalhado e de comissões.

Regulamentação

A empresa deve estar regulamentada pelas autoridades correspondentes.

Fornecimento de informações pessoais

Jamais se deve fornecer informações pessoais ou financeiras suas ou de familiares a desconhecidos. 

Agora que você conhece o marketing de rede e surgiu o desejo fazer parte desta modalidade, recomendamos que nenhum passo deve ser dado sem antes uma pesquisa aprofundada sobre toda a política de atuação da empresa desejada no mercado de vendas, ou o que poderia ser uma nova fase na sua carreira, pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Mas se tudo estiver ok e a empresa fornece suporte, treinamentos, boa margem de comissão e bonificações, lembre-se que o marketing de rede também exige esforço, dedicação, estudo e busca por clientes e novos parceiros para a rede. Usando esses elementos você tem a chance de se diferenciar dos demais.