Como manter sua saúde financeira em dia

Como manter sua saúde financeira em dia? Confira!

Saúde financeira engloba uma série de hábitos e comportamentos inteligentes que proporcionam organização e tranquilidade na área financeira de nossas vidas, como por exemplo, gastar menos do que ganha, não atrasar pagamento de contas para evitar a cobrança de juros, entre outros. 

Ao saber que você possui recursos para pagar todas as suas contas, a sua mente consegue ficar tranquila e sem preocupação quanto a dinheiro. 

Por outro lado,  quando você não tem dinheiro para pagar suas contas, há uma grande chance de você ficar nervoso, estressado, preocupado, contrair doenças e não conseguir dormir. 

A seguir, algumas dicas para organizar sua saúde financeira. 

Envolva sua família 

Caso você more com mais pessoas em sua casa, é essencial que todos cooperem com o processo de reestruturação das finanças da família, para que assim, os resultados sejam assertivos e duradouros. 

Organize de forma visual os seus ganhos e despesas 

Faça um controle visual das entradas e saídas mensais. Para isso, utilize planilhas no Excel ou um caderno. Lembre-se que o método mais efetivo é sempre o que você consegue se adequar e inserir na sua rotina. 

Invista 

Faça com que o seu dinheiro renda conforme o passar dos anos. Para isso, é necessário investi-lo. Comece por investimentos mais seguros e depois de adquirir experiência e conhecimento, opte por opções que possuam um pouco mais de risco. 

Quite suas dívidas 

Essa deve ser uma das primeiras ações que você deve tomar, uma vez que dívidas em atraso possuem juros, os quais, por sua vez, são gastos desnecessários que poderiam estar sendo gastos de uma forma mais proveitosa.  

Uma ótima opção para sanar esse item é a contratação de empréstimos que possuem juros menores que os da sua dívida atual, como por exemplo o home equity, o qual é uma modalidade de crédito que oferece juros baixíssimos e ótimas condições de pagamento, uma vez que possui um bem como garantia da operação. 

Reveja seus gastos e hábitos 

Corte gastos desnecessários e hábitos que consomem o seu salário, por exemplo: aplicativos de delivery muitas vezes na semana, compras por impulso, anuidade do cartão de crédito, juros decorrentes de atraso no pagamento de contas por conta de desorganização, etc. 

Estabeleça metas e objetivos financeiros 

Com isso, é possível alcançar patamares que você não teria conseguido caso não tivesse se organizado e se proposto a realizar. 

  • Não deixe de se divertir 
  • Procure trabalhos extras 
  • Tenha um pensamento de longo prazo  
  • Estude sobre finanças 

E lembre-se que essas dicas devem ser implementadas na sua rotina de forma permanente, para que a sua saúde financeira se mantenha positiva durante anos e anos. 

Conclusão 

Não tem preço que pague a sensação de possuir uma saúde financeira positiva. 

Calma, na verdade tem sim! É aí que entra o seu planejamento financeiro e todas as outras dicas que especificamos acima. 

E se precisar, lembre-se que a opção de contratar uma modalidade de empréstimo com juros baixos, como o crédito com garantia de imóvel, é uma ótima alternativa e pode te ajudar a restabelecer sua saúde financeira.