Como é realizado o serviço de controle de pombos

A presença de pombos nas cidades é comum, mas a sua grande quantidade pode se tornar um problema para a saúde pública e para a estética dos edifícios. Além disso, a sujeira e os resíduos deixados pelos pombos podem danificar estruturas e prejudicar a saúde das pessoas. Por isso, o controle de pombos é uma questão importante e deve ser realizada de forma eficiente.

Existem diversas formas de controlar a infestação de pombos, e a escolha do método ideal depende de diversos fatores, como o local onde os pombos estão presentes, a quantidade de animais, entre outros. Algumas das soluções mais comuns incluem:

Instalação de dispositivos físicos

Os dispositivos físicos são uma das soluções mais utilizadas para o controle de pombos. Eles são instalados nas áreas onde os pombos costumam se concentrar e dificultam o acesso dos animais a esses locais. Alguns exemplos de dispositivos físicos incluem:

Redes de proteção: As redes de proteção são instaladas nos locais onde os pombos costumam se concentrar, como varandas, sacadas, telhados, entre outros. Elas impedem o acesso dos animais a esses locais e são uma solução eficiente e duradoura.

Espigões: Os espigões são pequenos dispositivos instalados nas bordas dos telhados e outras superfícies planas. Eles são ásperos e desagradáveis para os pombos, o que os impede de pousar nesses locais.

Produtos repelentes: Alguns produtos, como sprays e líquidos repelentes, podem ser utilizados para impedir a presença de pombos em determinados locais. No entanto, é importante destacar que esses produtos só são eficientes por um período limitado de tempo.

Utilização de aves de rapina

Outra forma de controlar a infestação de pombos é através da utilização de aves de rapina. Essas aves são naturalmente predadores dos pombos e podem ser utilizadas para mantê-los longe de áreas específicas. Algumas das aves de rapina mais comuns utilizadas para esse fim incluem falcões, gaviões e corujas.

Adoção de medidas preventivas

Adoção de medidas preventivas é fundamental para controlar a infestação de pombos. Algumas medidas incluem:

Instalação de sistemas de barreira: Estes incluem telas de proteção, painéis de espuma, sistemas de fileira, entre outros. Eles impedem que os pombos entrem em áreas desejadas e os mantêm longe de áreas perigosas, como prédios e instalações industriais.

Iluminação: Iluminação noturna pode ser usada para manter os pombos afastados, pois eles evitam áreas claras. Isso é especialmente útil em áreas externas.

Fechaduras de acesso: Fechaduras de acesso, como tampa de ralo, podem ser instaladas para impedir que os pombos entrem em áreas internas.

Rejeição alimentar: A rejeição alimentar é uma técnica que consiste em oferecer aos pombos alimentos que não são desejáveis, como arroz cru ou cereais, a fim de mantê-los longe de áreas específicas.

Espantalhos: Espantalhos, como réplicas de gaviões ou outros predadores, podem ser colocados para assustar os pombos e mantê-los longe de áreas desejadas.

Repelentes sonoros: Repelentes sonoros, como alarmes ou sirenes, podem ser usados para afugentar os pombos.

A combinação de medidas preventivas é a melhor abordagem para controlar a infestação de pombos. É importante lembrar que cada situação é única e pode requerer uma combinação diferente de medidas para alcançar o melhor resultado. Além disso, é importante monitorar a situação de forma regular para garantir que as medidas estejam funcionando corretamente e para fazer ajustes se necessário.