Como colocar elástico no lençol

Como colocar elástico no lençol?

Sem dúvida, um lençol com elástico deixa tudo muito mais prático e melhor, sua cama fica sempre arrumada.

Além de facilitar todo o processo na hora de trocar a roupa de cama, já que em poucos minutos você consegue colocar o lençol na cama.

Então, se você tem um pouco de habilidade manual, com o passo a passo que preparamos, você vai poder agora colocar facilmente elástico em todos os seus lençóis!

Como colocar elástico no lençol?

Colocar elástico em um lençol pode ser uma tarefa fácil, desde que você  com as ferramentas e instruções certas. 

Mas. para facilitar o seu trabalho, confira um passo a passo para colocar elástico em um lençol:

  • Em primeiro lugar, meça o comprimento e a largura do colchão para determinar o tamanho do elástico que você precisará;
  • Corte um pedaço de elástico com cerca de 30 cm a mais que a medida da largura do colchão. Por exemplo, se a largura do colchão for de 1,40 m, corte um pedaço de elástico com cerca de 1,70 m;
  • Dobre o lençol ao meio, no sentido do comprimento, para encontrar o centro do lençol;
  • Use alfinetes para marcar o centro do lençol na borda superior;
  • Em seguida, alfinete uma extremidade do elástico na marca que você acabou de fazer;
  • Agora prenda a outra extremidade do elástico com um alfinete e use-o para puxar o elástico por dentro do canal da bainha superior do lençol;
  • Prenda o elástico com alfinetes nas extremidades da bainha inferior do lençol;
  • Puxe o elástico para que fique liso e uniforme, sem franzir no lençol;
  • Costure as extremidades do elástico no lençol fazendo uma costura reta, seja na  máquina de costura ou costurando à mão;
  • Remova os alfinetes e verifique se o elástico está uniformemente distribuído e preso nas bainhas;
  • Por fim, repita o processo nos outros dois lados do lençol.

A chave na hora de colocar elástico no lençol é esticar o elástico uniformemente ao costurar para evitar franzir no lençol. 

Em um primeiro momento, talvez você ache um pouco complicado, mas tudo é uma questão de prática, e basta seguir essas dicas para deixar o elástico bem ajustado no colchão.

Por que colocar elástico no lençol?

Para quem busca mais praticidade e um lençol sempre esticado, nada melhor do que um lençol com elástico.

No entanto, às vezes, a melhor marca de lençol é aquela que você prefere não vem com lençol, e nesse caso, vale a pena colocar o elástico.

Se você ainda está em dúvida se realmente vale a pena ter um lençol com elástico, veja algumas vantagens:

Fica no lugar

O principal benefício do lençol com elástico é que ele se ajusta firmemente ao colchão e fica no lugar enquanto você dorme. Isso evita que o lençol saia do lugar, fique amassado e cause desconforto durante a noite.

Fácil de colocar

É muito fácil e rápido colocar um lençol com elástico em um colchão, pois como o elástico já vem preso no lençol, você só precisa esticá-lo em torno das bordas do colchão.

Conforto

Não tem nada mais desconfortável um lençol enrolar durante a noite ou ficar todo amassado, e isso não acontece com o lençol com elástico, pois ele fica preso ao colchão.

Higiene

Outra vantagem do lençol com elástico é que como fica mais esticado no colchão, evita o acúmulo de poeira e sujeira. 

Durabilidade

O uso de lençóis com elástico ajuda a prolongar a vida útil do lençol e do colchão, pois evita que o lençol se mova e cause atrito com o colchão, o que pode danificar o tecido ao longo do tempo.

Como você viu, todos esses motivos são mais do que suficientes para comprovar porque vale a pena ter um lençol com elástico.

Conclusão

Aproveite as dicas de como colocar elástico no lençol, mas se você achar complicado, na internet você encontra vários vídeos, e talvez assim fique mais fácil entender o passo a passo.

O mais importante é que o lençol com elástico traz muito mais praticidade ao seu dia a dia, além de sua cama ficar sempre arrumada e assim, você ter uma noite de sono muito mais tranquila!