Casa e ambiente

Casa e ambiente: cuidados com a área externa

Espaços abertos em casa ganham maior relevância, mas exigem atenção na hora de manter o bom estado de peças

Muitos empreendimentos novos trazem as famosas varandas gourmet como elemento de destaque no imóvel. Seja qual for o tipo de ambiente externo, proteger madeira de móveis e estruturas é fundamental para manter o conforto e a conservação do espaço, seja em apartamentos novos, antigos ou casas com áreas externas mais amplas.

Quem possui um imóvel de campo, ou mesmo um jardim, costuma dedicar um certo tempo na limpeza e manutenção dos objetos instalados ali. Se engana quem acha que móveis da parte externa podem ser tratados da mesma forma que móveis internos, especialmente estofados e com partes de madeira, ferro e vidro.

Área externa possui muitas particularidades

Ter um ambiente externo em casa é um privilégio atualmente, e saber como cuidar desse tipo de espaço é importante para aproveitar ao máximo. Como o próprio nome sugere, uma área externa, seja um jardim, quintal, varanda ou terraço, está vulnerável a diversos fatores que podem afetar a sua conservação.

Os principais deles são a luz solar, chuva, vento e objetos carregados por ele, poluição, dejetos de animais e resíduos deixados pelas pessoas do local. Sendo assim, a manutenção desse tipo de ambiente deve ser feita com maior atenção e de forma regular, evitando o desgaste acelerado principalmente dos móveis no local.

Como cuidar da sua área externa corretamente

Se o ambiente externo fica no local em que você reside, a dica é inserir na rotina de limpeza os cuidados com o espaço. Já no caso de a área externa ser em um imóvel frequentado em períodos pontuais, como férias, vale a pena contratar uma pessoa que faça a manutenção regularmente, evitando a degradação pelos fatores mencionados anteriormente.

Tudo começa com a limpeza regular

A melhor forma de garantir a conservação da sua área externa é manter o espaço limpo. Cada ambiente vai exigir um tipo de cuidado específico, assim como a sua frequência. Áreas com gramados necessitam que a vegetação seja aparada, e uso de bases impermeáveis para proteger móveis e outros elementos do solo úmido e também de insetos.

Se o ambiente possui uma piscina, é importante garantir que haja escoamento adequado da água, da mesma forma que nas áreas com piso frio. Lave o espaço com uso de produtos adequados, evitando o contato com estruturas e objetos delicados, como gazebos e bases de assentos de madeira ou ferro.

Proteja móveis e estruturas de madeira com impermeabilizantes

O cuidado mais importante com áreas externas deve ser com os móveis e outros objetos de madeira. Isso porque, a depender da qualidade do material, o contato com líquidos, umidade e parasitas pode danificar o item de forma irreversível.

Se for indicado pelo fabricante, aplique camadas de produtos impermeabilizantes, e realize uma vistoria regular da presença de cupins e outros insetos. Durante reformas, proteger os móveis com lonas evita que respingos de tinta manchem de forma permanente.

Invista em capas protetoras e coberturas retráteis

A dica vale especialmente para estofados como almofadas, assentos e outros itens com revestimento de tecidos preenchidos com materiais que absorvem líquido. Nesse sentido, é possível encapar esses objetos com protetores, ainda que mantê-los em um espaço fechado em momentos fora de uso seja o mais indicado. 

Em varandas de apartamentos, é comum a presença de janelas e persianas, que protegem a área em dias de chuva e ventos fortes. Em espaços de casas, investir em tetos retráteis ou coberturas de materiais resistentes como lonas pode reduzir a exposição da área às adversidades de clima, por exemplo. 

Tenha um espaço próprio para armazenar tudo em períodos fora de uso

Por fim e complementando todas as ações anteriores, ter um local fechado com uso exclusivo para armazenar os itens mais vulneráveis é o mais eficaz. Especialmente em áreas com pouca frequência de uso, manter móveis com peças de madeira, ferro e vidro, estofados e tecidos guardados evita danos maiores.