O que é preciso para ingressar na carreira militar

O que é preciso para ingressar na carreira militar?

Se você tem curiosidade de saber como ingressar na carreira militar, podendo trabalhar em qualquer lugar do país, é preciso conhecer os requisitos fundamentais para tentar uma vaga no ramo.

Neste artigo, vamos apresentar um passo a passo para te preparar para entrar na carreira militar e realizar o seu sonho de ser um profissional de diferentes áreas das forças de segurança.

Quem pode ingressar na carreira militar?

Após a conclusão do ensino médio ou estar no último ano de realização do concurso, qualquer jovem pode seguir a carreira militar e conquistar o seu crescimento no ramo de segurança. Basta apenas ter força de vontade e zelar pela defesa e garantia de um país de lei e de ordem, tendo como base de ensino os poderes constitucionais.

Para ter uma chance de participar dos concursos e garantir a sua vaga, o candidato precisa possuir no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos no momento da matrícula, possuir uma altura mínima de 1,60 centímetros para homens e 1,55 centímetros para mulheres, estar em dia com as obrigações Eleitorais e do Serviço Militar e ser brasileiro nato ou naturalizado.

Passo a passo sobre como ser militar

Abaixo, listamos todos os requisitos em ordem cronológica para que você possa aumentar suas chances de conseguir uma vaga como militar. Continue a leitura para aprender sobre cada um deles:

1- Conclusão do ensino médio

O primeiro passo e talvez o mais valioso de todos para ter chances de entrar em uma escola preparatória militar é concluir o ensino médio ou estar no último ano do curso. As vagas são muito disputadas, e para concluí-las, o aluno passa por exames médicos, de condicionamento físico e de avaliação da saúde, além de testes de aptidão física, psicológica e intelectual. Após isso, os jovens recebem um treinamento físico e militar básico, baseado em atividades desportivas. O curso possui o tempo de 3 anos de duração e, caso o candidato seja aprovado e se forme, o indivíduo tem a opção de continuar na carreira militar e conquistar uma formação mais técnica da profissão de sua escolha, recebendo moradia, alimentação, assistência de saúde e remuneração gratuitamente.

2- Opção de trabalho nas áreas da Aeronáutica, Marinha e Exército

O próximo passo é escolher um dos ramos do Ministério da Defesa, que são as áreas do Exército, da Aeronáutica e da Marinha e preencher os pré-requisitos de cada instituição. Cada uma delas conta com escolas preparatórias e processos seletivos diferentes, como provas intelectuais, testes de aptidão e exames de saúde física e psicológica.

Assim como no curso preparatório militar, os ramos do Ministério da Defesa também são bastante concorridos, principalmente as opções direcionadas para as áreas de psicologia, saúde e Direito. Após a conclusão do curso, o profissional recebe o título de Oficial Militar.

3- Acompanhamento da abertura de editais

É muito importante acompanhar o edital de concursos para conhecer as vagas abertas em cada cargo e entender quais são os principais requisitos e características do exame, dos temas da prova e do que o concurso busca em um indivíduo. Vale pesquisar pelas provas anteriores e entender quais das questões e dos assuntos você precisa adquirir mais conhecimento.

4- Inscrição em concursos

Após encontrar o concurso de seu interesse, o próximo passo é inscrever-se nele. Geralmente, o candidato passará por etapas para comprovar seu conhecimento intelectual no ramo e realizar exames físicos e mentais para testar sua capacidade no cargo disponível.

5- Estude para a prova

Prepare-se para a prova e para os testes do cargo. Estude com dedicação cada um dos conteúdos indicados no edital, buscando conhecimento em diferentes canais, estudando provas anteriores e mantendo o sono e a alimentação em dia, pois isso ajuda bastante na concentração e no aprendizado.

6- Passe pelo exame de aptidão física

O teste de aptidão física tem o objetivo de avaliar a condição de saúde do candidato para realizar as atividades cotidianas do cargo de forma tranquila e com menos esforço. O exame inclui alguns exercícios desportivos, como futebol, natação e corrida para conhecer e estudar as habilidades de agilidade, postura, velocidade, equilíbrio e coordenação motora.

7- Realize o teste psicológico

Por fim, é muito importante realizar o teste psicológico para que o médico possa examinar as condições mentais dos jovens interessados em seguir na carreira militar. No teste, o candidato responde perguntas e decifra imagens que revelam traços de sua personalidade. O teste é feito para evitar nomeações que possam prejudicar o andamento dos serviços militares.

Agora que você aprendeu todos os requisitos para ingressar em uma carreira militar, o próximo passo é se preparar para atender a todos eles na hora de se apresentar aos responsáveis. Boa sorte!