Tipos de empréstimo

Tipos de empréstimo: saiba qual o melhor para você

Buscando por uma linha de crédito? Já conhece os principais tipos de empréstimos e como funciona cada um? Há opções para diferentes necessidades e com condições específicas, tornando crucial conhecer cada modalidade para escolher a ideal para seu objetivo.

Dentre as opções mais populares do mercado estão o empréstimo consignado, crédito rotativo, financiamentos, entre muitas outras opções. Cada um pode conter diferentes taxas e condições, dependendo da instituição financeira. Quer saber mais? Confira a seguir!

Entenda sobre os principais tipos de empréstimo

Para começar, temos que explicar o que é um empréstimo. Essa linha de crédito é um acordo formado em contrato, entre o cliente e a instituição financeira, em que é liberado uma quantidade de crédito para o cliente, e este deve quitá-lo em um prazo determinado. Porém, são acrescidos taxas de juros sobre o valor emprestado à credora, definidas em contrato.

Essa contratação pode ser executada por diversos motivos, e o valor pode mudar também conforme a modalidade e análise de crédito. Conheça abaixo os tipos de empréstimos e quais são suas indicações para uso:

Empréstimo consignado

Empréstimo consignado

Uma solução muito popular e de diversas vantagens. Nesta operação, os valores do crédito são descontados na folha de pagamento ou da aposentadoria do solicitante. Ou seja, diminui as chances de inadimplência, já que o valor é descontado automaticamente ao cair o benefício ou salário na conta-corrente do cliente.

Isso reflete em taxas de juros mais baixas, pois o banco considera que as chances de inadimplência são muito baixas. A liberação é bem simples e rápida, além de que não precisa indicar para o que vai utilizar o dinheiro. Também possui prazos mais longos para o pagamento, oferecendo mais flexibilidade ao cliente. Veja tudo sobre esse empréstimo com taxa de juros baixa e aproveite as vantagens!

Crédito pessoal

É outra opção parecida com o anterior, bem comum no país. Entretanto, não é descontado o valor das parcelas na folha de pagamento ou do benefício. O valor também tende a ser menor, não precisa ser indicado a finalidade do uso do dinheiro e as taxas de juros mais altas. Porém, pode-se ser solicitado online e de maneira muito fácil pelo próprio aplicativo do seu banco.

No entanto, neste tipo de empréstimo é necessário a se sujeitar a uma análise de crédito do cliente feita pelo banco, o qual vai verificar seu histórico e comportamento financeiro, renda, score de crédito, dentre outras informações. Com a aprovação, o dinheiro cai na conta-corrente e fica disponível para uso.

Empréstimo com garantia

Empréstimo com garantia

Nesta modalidade é necessário oferecer uma garantia em troca do crédito à instituição financeira. Dentre as opções mais comuns aceitas é imóvel, terreno ou veículo.

bem é colocado em alienação fiduciária com o banco, e por esse motivo as taxas de juros são uma das mais baixas do mercado, além de poder solicitar um valor maior que as outras operações. Isso se deve pelo fato da credora ter uma maior segurança ao oferecer o crédito, já que caso não pague em dia as parcelas do contrato, pode ter o bem tomado pelo banco. Por isso, precisa ser planejado e pago dentro do prazo.

Financiamento

Nos financiamentos, a finalidade do uso do dinheiro é bem definida, sendo necessário esclarecer 100% do dinheiro para o fim determinado. É muito utilizado para comprar um novo veículo ou realizar o sonho de comprar uma casa. As taxas de juros variam conforme o motivo da solicitação, valor e instituição financeira. Tenha atenção também com o valor das multas por atraso de pagamento, pois geralmente são altas.

Crédito estudantil ou universitário

Esse é destinado para os estudantes do ensino superior que precisam de um crédito para pagar as mensalidades de seus estudos. É concedido pelo governo através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o qual o estudante precisa se enquadrar nos requisitos e aceitar as condições estabelecidas, inclusive escolher o banco dentre as opções disponíveis pelo programa. O prazo de pagamento é bem longo, e o estudante pode financiar parcialmente ou por completo o curso escolhido.

Antecipação de 13º salário

Muitos bancos oferecem essa linha de crédito aos seus clientes, em que disponibiliza o valor determinado e só será pago quando você receber o seu 13º salário. É uma alternativa para aquelas emergências que acontecem no decorrer do ano, podendo ser uma boa alternativa. As taxas de juros variam de banco para banco, ou até mesmo de condições e análise de crédito da instituição.

Crédito rotativo

Crédito rotativo

Essa é realizada pelo cartão de crédito, em que a instituição financeira oferece essa opção quando se paga somente o mínimo do valor da fatura. O valor que fica em aberto é acrescido na próxima fatura, com juros determinados pelo banco. Porém, é uma das operações com as mais elevadas taxas de juros do mercado.

Aprendeu sobre os diversos tipos de empréstimos do mercado? Analise cada opção e veja qual será mais adequada para sua necessidade. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!