Menos deslocamento e múltiplo uso: o futuro dos imóveis nas grandes cidades

Menos deslocamento e múltiplo uso: o futuro dos imóveis nas grandes cidades

Ninguém mais quer perder tempo se deslocando no trânsito, por isso, morar perto do trabalho nunca foi tão requisitado quanto agora

O deslocamento de casa até o trabalho é, com certeza, um dos maiores problemas de quem mora em grandes centros urbanos, o que prejudica a saúde e traz a sensação de perda de tempo de vida. 

Por isso, muitas pessoas têm optado por morar perto do trabalho, mesmo que o custo seja um pouco mais alto. Dessa maneira, bairros próximos ao metrô são a solução ideal para quem precisa utilizar o meio de transporte todos os dias.

Mas, além disso, existe o dia a dia, como compras no mercado, farmácia e todas as necessidades de morar em uma cidade grande. Com menos deslocamento para esses lugares, ganha-se uma qualidade de vida muito maior.

Para saber mais sobre o assunto, confira o texto abaixo.

O que são complexos multiusos?

Os complexos multiusos são lugares que contém as seguintes áreas: residencial, comercial e de trabalho. Todas elas se localizam em um mesmo empreendimento, ou seja, são conectadas. 

Dessa maneira, essas áreas, que são do tamanho de bairros inteiros, têm tudo que é necessário na palma da mão. Elas possuem edifícios para morar, trabalhar, fazer compras, ir ao médico, frequentar cafés e lanchonetes, fazer esportes e ter um tempo de lazer. 

Mas quais benefícios podem trazer ter todas essas facilidades na hora de morar?

Quais são as vantagens de morar em um complexo multiuso?

Esses complexos possuem grande vantagem, diferente de outras formas tradicionais de organização de casas em grandes cidades. Essa vantagem é a de que se gasta menos tempo e dinheiro com transporte até o trabalho. 

Com uma mobilidade urbana excepcional, é possível ir ao trabalho a pé ou utilizar um sistema compartilhado de bicicletas. Essas duas alternativas são excelentes para evitar o estresse do trânsito de carros e levar um estilo de vida mais sustentável, sem poluição do ar.

Além disso, esses complexos possuem uma segurança interna própria, mais reforçada, garantindo tranquilidade para circular pelos espaços e oferecendo mais conforto dentro de casa, com noites mais tranquilas. 

A administração do complexo também é responsável por cuidar da manutenção dos ambientes, tanto de seu funcionamento quanto de sua estética, garantindo ambientes limpos e bem arrumados, principalmente os jardins.

Além de todas essas vantagens de ter tudo próximo, a própria casa também é um ambiente que acaba ficando mais organizado, já que se tem mais tempo para cuidar dela.

Com certeza, esse tipo de moradia traz muito mais benefícios em comparação com os centros urbanos, que costumam crescer de forma rápida e desorganizada.

Morar perto do trabalho melhora a qualidade de vida 

Morar perto do trabalho é o sonho de muitas pessoas. Isso significa perder menos tempo no trânsito, pois o deslocamento de carro pode ser trocado por ir a pé até o escritório ou em alguma estação de metrô. 

Essa mudança de transporte é muito benéfica, porque evita problemas com estresse e o cansaço da rotina e, por consequência, garante maior qualidade de sono também, pois o descanso é mais eficaz. 

Com mais tempo, é possível ter mais ganho de saúde. Devido ao fato de que  sobra mais tempo para o bem-estar físico e mental, é provável que exista mais dedicação para fazer as coisas que verdadeiramente dão prazer, como ficar mais tempo com os filhos, assistir uma série ou filmes, entre outros.

Isso sem falar que você pode ter mais motivação para ir ao trabalho, sabendo que não vai demorar para chegar ou que o trajeto não será cansativo. Poder resolver qualquer questão de forma rápida e fácil, como ir à farmácia, também melhora e muito a qualidade de vida.

Além disso, até mesmo a hora do almoço pode ser feita em casa, economizando com restaurantes e pedidos de delivery. Como o mercado fica próximo, também não é um problema ter acesso a ingredientes sempre à mão.