Melhores maneiras de se manter jovem e ativo na aposentadoria

‍Viver uma aposentadoria longa e ativa é uma das maiores alegrias da vida adulta. Muitos aposentados também acham libertador não ter mais que se preocupar com dinheiro, carreira, casa ou qualquer outro aspecto da vida diária. Estes fatores são agravados pelo fato de que a maioria das pessoas na casa dos 20 anos tende a ser ambiciosa e motivada. Isso significa que à medida que você envelhece, seus amigos e familiares podem começar a pressioná-lo a diminuir o ritmo de vida para que isso seja possível. 

Cuidar de seu corpo e mente não só o ajudará a desfrutar de seus anos de aposentadoria e claro, tendo boas condições financeiras para tal, pois isto não é o mais importante, mas faz uma grande diferença. Para lhe auxiliar com esta questão, deixamos uma dica antes de continuar a ler nosso post, recentemente foi aprovada a revisão da vida toda, uma possibilidade de avaliar se aposentados tem direito a rever o cálculo de sua aposentadoria e com possibilidades de aumento nelas para desfrutar de uma vida mais tranquila. Para tal, considere conversar com um advogado previdenciário, este poderá lhe passar maiores informações e, se possível entrar com recurso da revisão

Planeje suas atividades antes do tempo

Participar de atividades estimulantes é uma das melhores coisas que você pode fazer para se manter jovem e saudável. Estudos têm demonstrado que as pessoas que participam de atividades de estímulo mental e físico têm menor risco de desenvolver o mal de Alzheimer e outros distúrbios cognitivos relacionados à idade. Além de melhorar sua função cognitiva, exercícios mais frequentes também levam a uma maior flexibilidade, força e mobilidade. Isto torna você um indivíduo mais ágil, independente e confiante durante toda a sua vida.

Ao planejar sua programação, certifique-se de escolher atividades que sejam agradáveis para você. Isto o ajudará a evitar o esgotamento e manter sua motivação por um longo prazo. Algumas atividades, tais como esportes, podem ser bastante competitivas e isto muito provavelmente levará a sentimentos de frustração. Se você achar que está se envolvendo no lado competitivo das coisas, considere se é realmente o que você está procurando fora da atividade.

Faça pausas quando precisar delas

Se você achar que está ficando frustrado enquanto participa de uma atividade, ou que não é algo que você aprecia, lembre-se de fazer uma pausa. Quando você estiver com pressa para conseguir algo, ou quando sentir que tem que estar no jogo “A”, é muito comum empurrar a si mesmo e seu corpo para além do que ele é capaz de fazer. Nessas situações, é importante tirar um tempo e relaxar. Dê tempo para que seu corpo se recupere e lembre-se de levar o tempo com calma quando retornar à atividade.

Se você descobrir que está constantemente fazendo pausas em uma atividade e ainda não desfruta dela, experimente algo novo. É muito comum as pessoas entrarem em rotinas com atividades e se esforçarem demais. Se este for o seu caso, tente lembrar que o objetivo não é se tornar um especialista em qualquer coisa que esteja fazendo, mas simplesmente ser capaz de desfrutá-la.

Manter uma dieta saudável

Embora possa ser tentador comer o que você quiser quando estiver na casa dos 20 anos, é importante lembrar que isto é quando seu corpo está no auge. Comer com saúde é uma parte essencial para se manter jovem, e é melhor entrar cedo. Os alimentos que você come terão um grande impacto em seu humor, níveis de energia e função cognitiva. Frutas, vegetais e grãos inteiros saudáveis são a chave para se manter saudável. Também é importante comer alimentos ricos em proteínas, como peixe, frango, peru, feijão e nozes. Uma dieta não saudável terá um efeito negativo sobre sua saúde a longo prazo e também fará você se sentir indisposto.

Faça alguma forma de exercício todos os dias

O exercício regular fará você se sentir mais jovem, mais longo e melhorará sua vida sexual. Além disso, também o ajudará a manter um peso saudável, manter seus ossos e músculos saudáveis e reduzir seu risco de desenvolver inúmeras condições de saúde.

A fim de colher todo o potencial do exercício, é importante encontrar algo que você aprecie. Ao começar, é melhor concentrar-se em atividades que o desafiem, mas que não o coloquem sob extrema pressão. Uma vez que você tenha encontrado uma atividade que funcione para você, é importante manter este nível de intensidade.

Fazer novos amigos e permanecer socialmente conectados

Uma vida social saudável é uma das melhores maneiras de se manter jovem e ativo. É importante fazer amigos o mais rápido possível após deixar a escola ou o trabalho. Isto o ajudará a desenvolver habilidades sociais e de rede que o servirão bem ao longo de sua vida. Além disso, também é importante permanecer socialmente ativo uma vez que você tenha terminado de trabalhar.

Isto o ajudará a fazer conexões com outras pessoas e também lhe dará um senso de propósito. As conexões sociais permitem que você cresça e se desenvolva como pessoa. Isto pode ajudar a apagar o estigma que vem com a idade, e também pode ajudar a aliviar o estresse e melhorar sua saúde mental. Além disso, permanecer socialmente conectado também pode servir como uma fonte de sentido e propósito em sua vida.

Conclusão

Viver uma aposentadoria longa, ativa e saudável é possível. Será necessário algum esforço e compromisso, mas é possível. A chave é planejar com antecedência e fazer uso de algumas das dicas discutidas neste artigo. Fazer isso o ajudará a permanecer jovem e ativo, enquanto desfruta o resto de sua vida.

Melhores maneiras de se manter jovem e ativo na aposentadoria