Ideias para uma confraternização de final de ano no escritório

Organizar uma festa da empresa pode ajudar a criar um ambiente mais harmonioso e incentivar a convivência entre as pessoas. 

Em nosso dia a dia agitado, nem sempre podemos ter esse tipo de interação, por isso é importante facilitar esses momentos o máximo possível.

Em geral, organizar uma festa é uma ótima maneira de ajudar os funcionários a se conhecerem melhor, principalmente se forem de setores diferentes. 

Ao se conhecerem, as pessoas tendem a agir de forma mais harmoniosa, o que também contribui para o aumento da produtividade.

É comum que esse tipo de encontro seja realizado no final do ano, quando termina um ciclo de trabalho, ou quando as empresas comemoram aniversários, pois esses dias podem trazer oportunidades para agradecer às pessoas e mostrar que a organização e a valorização do negócio estão caminhando lado a lado para o sucesso.

No entanto, criar um momento onde todos se sintam bem-vindos e relaxados pode ser um desafio para os responsáveis ​​pela organização desses eventos. Por isso, neste artigo você verá ideias de confraternização de final de ano.

A importância dessas confraternizações

O distanciamento social causado pela pandemia afetou as relações econômicas e a saúde mental dos profissionais. Muitos tiveram que deixar familiares, amigos e ambientes de trabalho, afetando severamente os relacionamentos.

Por isso, a festa de fim de ano da empresa é o momento ideal para estreitar o relacionamento com a equipe. Desta vez não poderia ter sido melhor, pois todos deram uma contribuição heróica para o sucesso da empresa durante a temporada.

Antes do planejamento

A oportunidade de comunicar informações importantes, como mudanças de liderança, estratégia de negócios da empresa ou simplesmente apontar planos para os próximos semestres não deve ser perdida.

Por fim, anunciar essas novas iniciativas aproveita o momento em que todos estão reunidos. Envolva esses funcionários apontando como esses planos e possíveis melhorias se relacionam com o capital humano da empresa.

As festas de empresa são sempre momentos muito esperados pelos profissionais e pelo centro das atenções, por isso qualquer pequena coisa pode evocar uma imagem negativa difícil de reverter.

Portanto, planeje tudo detalhadamente para que nada dê errado. Mesmo na presença de fornecedores e potenciais novos clientes, o conteúdo do discurso ou apresentação deve atrair e prender a atenção das partes interessadas.

Envolva os funcionários na tomada de decisões para que todos possam escolher como querem ser entretidos.

Pelas razões acima, as festas são caras, mas necessárias, sair um pouco da sala de reunião é preciso. Os eventos devem ser bem planejados, mas não acanhados.

Lembre-se de que todos os recursos financeiros gastos serão rapidamente recuperados e os retornos virão na forma de maior satisfação e adesão dos funcionários. Felicidade significa maior produtividade.

A seguir, você verá algumas ideias para uma confraternização de final de ano no escritório.

Atrações

A comida e a bebida são essenciais em qualquer evento, mas para animar, o melhor é investir em entretenimento. 

Há uma variedade de opções para ideias de festas corporativas, desde a contratação de uma banda até a instalação de um fliperama. Se a festa for temática, a atração principal deve ser algo relacionado ao tema. Seja criativo! 

Outra ideia divertida é fazer um concurso de talentos, uma oportunidade de conhecer melhor seus convidados e trazer mais diversão ao ambiente. Cantores de chuveiro, dançarinos amadores, mágicos e até comediantes valem a pena!

Premiações

As confraternizações da empresa são eventos que celebram o sucesso organizacional e agradecem aos colaboradores, fazendo com que se sintam valorizados. 

Além dos discursos da diretoria, a melhor forma de agradecimento é a entrega de prêmios. 

Valorize o funcionário que é mais pontual, que mais vende, que menos falta ou que mais ajuda os colegas durante o ano. 

Em vez de comprar prêmios caros, por exemplo, você pode oferecer apenas um certificado ou uma cesta de chocolates

O ideal é que todos ganhem alguma coisa, então se a empresa tiver muitos funcionários, o mesmo prêmio pode ir para várias pessoas. Vale lembrar de não deixar a cerimônia por muito tempo. 

Sorteios e brindes institucionais também são boas opções de atividades complementares.

Festa temática

Uma festa temática bem organizada é inesquecível. Antes mesmo de começar, as pessoas escolhem alegremente roupas relacionadas ao tema e ficam curiosas para saber o que vão encontrar no evento. 

Depois da primeira festa temática, os funcionários já estavam ansiosos para a próxima, e a festa logo se tornou uma tradição. Uma das nossas ideias para festas corporativas é a “festa viagem”. 

Escolha um país e construa todo um evento em torno de sua cultura: decoração, drinks, cardápio e música. Se replicar um prato típico for muito difícil, você pode fazer ajustes. 

Alguns países interessantes são: Japão, México, Argentina, Itália e Egito. Você também pode usar temas como circo, cassino, anos 60, filmes de terror, etc. 

O segredo dos eventos temáticos está nos detalhes, então conhecer o local com antecedência e se aprofundar no tema escolhido facilitará a hora de pensar em decorar cada cantinho ou preparar o local.

Com isso, você tem agora algumas ideias para uma confraternização de final de ano no escritório.

Ideias para uma confraternização de final de ano no escritório