Evite o entupimento de calha

Evite o entupimento de calha, faça manutenção do seu telhado

O entupimento de calha é extremamente normal, principalmente se há árvores próximas a seu telhado. Se você não dá manutenção necessária, não estiver atento em como seu telhado está e se não podar suas árvores com frequência, vai haver o entupimento de calha. Isso vai acarretar uma série de problemas como bolor, problemas na estrutura da sua casa, mofo e infiltrações. Você tem que dar manutenção frequente na sua calha, utilizar métodos eficazes para enviar o entupimento de calha. 

Listamos para você alguns métodos extremamente eficazes que vão te ajudar a evitar que a sua calha entupida. 

As árvores versus a calha 

Se na sua casa e perto do seu telhado há árvores, você precisa ter atenção. Frequentemente folhas, frutos e rejeitos irão parar na sua calha com ventos e chuvas fortes principalmente. 

Indicamos a limpeza da calha frequentemente e estar atento para evitar o entupimento quando esses rejeitos entrarem dentro da calha. 

Para evitar o entupimento de calha por folhas, rejeitos e frutos, recomendamos também a poda das árvores. Isso ajuda e diminui o acúmulo de rejeitos na calha. 

A junção desses rejeitos faz com que o não escoamento da água aconteça da forma que tem que ser. Recomenda-se a limpeza de três em três meses, mas se onde você mora for extremamente arborizado, o ideal é fazer a limpeza uma vez por mês. Nas chuvas de verão a possibilidade de entupimento aumenta, fazendo você ter que ter mais atenção e realizando ainda mais a limpeza da calha de do seu telhado. Lembrando que quando for fazer a limpeza da calha, utilize EPI ‘se luvas de borracha.

Entupimento de calha e danos ao imóvel 

Com as fortes chuvas e o acúmulo de rejeitos na calha, você vai se deparar com um grande entupimento. Isso vai te causar muita dor de cabeça. Desde inundações a telhas quebradas, mofos, mau cheiro, bolor, infiltrações e até rachaduras. 

Invista em uma boa manutenção do seu telhado e da sua calha, mantenha a limpeza em dia e utilize proteções de calhas para não ter esses problemas. Se os problemas persistirem, busque uma empresa de desentupimento de calha

Protetores de calha

Com recurso de peneira, que se encaixam perfeitamente na sua calha, evitam que rejeitos como folhas, frutas e galhos, além de evitar que animais se escondam na sua calha, são extremamente eficientes. 

Feitos de aço inoxidável, resistentes à corrosão e altamente duráveis, evitam que sua calha entupida, evitam a disseminação de dengue, acúmulo de lodo e musgo. 

Telas multiuso 

O entupimento de calha é normal, principalmente se sua calha não tiver manutenção necessária e proteção que deveria ter. Recomendamos a aplicação da tela multiuso, essas verdinhas que se encontram em casas de materiais de construção. São bem baratinhas e protegem sua calha. 

Primeiramente você vai medir o tamanho da sua calha, e com a medida em mãos irá comprar a tela multiuso. 

A aplicação é simples, basta passar uma linha de nylon na parte superior da tela passando pela tela toda e colocar uma das pontas abaixo da penúltima telha do seu telhado e a outra ponta abaixo da última telha. Com uma fita de nylon amarre bem tudo para que fique bem fixo.

Tela de arame ou tela de galinheiro 

A famosa tela de galinheiro (tela de arame) que você encontra em qualquer lugar como casas de ração, pet shops, casas de construção entre outros, também são super eficazes para a proteção da sua calha e evitar o entupimento de calha. Custa em média sete reais o metro e é super acessível. 

Basta fazer alguns pequenos furos nas laterais da calha e amarrar a tela de forma que ela fique convexa. Se certifique que está tudo bem preso. Além de evitar que em fortes chuvas galhos e folhas entopem sua calha, ela também facilita a manutenção e limpeza da sua calha.

Faça a manutenção, evite a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Com o acúmulo de detritos e rejeitos na sua calha, impede que a água desça pelo cano de forma fácil e com isso acontece o acúmulo de água parada na sua calha, atraindo o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Cuidar da sua calha é cuidar de você, da sua família e da sociedade. Por isso é extremamente importante a limpeza e manutenção da sua calha, para evitar que esses mosquitos se proliferam. 

Limpe sua calha com bicarbonato de sódio e vinagre 

O bicarbonato de sódio e o vinagre são ótimos aliados para a desinfeção e limpeza da sua calha. Além de limpar eles desentopem sua calha. Basta um copo de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre, jogar no local e aguardar o efeito. Limpa, desinfeta e ainda tira o mau cheiro da calha. Vale ressaltar que é importante limpar a calha antes, retirar o excesso de folhas, frutas e rejeitos antes da aplicação. 

Viu como é simples? Se surgir alguma dúvida deixe nos comentários logo abaixo que responderemos em seguida.