Conheça Atibaia, cidade que é considerada uma das mais seguras do Brasil

Conheça Atibaia, cidade que é considerada uma das mais seguras do Brasil

Saiba tudo sobre essa cidade que consegue misturar a tranquilidade do interior e está a 1h30 de distância de SP

O interior de São Paulo é recheado de cidades interessantes para conhecer e, por que não, morar. Atibaia é uma dessas localidades. A cidade chama atenção por seus excelentes índices de controle de violência, pela presença da natureza e por ser muito próxima da capital — não à toa, muitas pessoas pensam na cidade quando surge a oportunidade de comprar casa em São Paulo.

A seguir, contamos mais sobre essa cidade da Região Geográfica Imediata de Bragança Paulista.

Onde fica Atibaia?

Localizado a 75 km (1h30 de carro) de distância de São Paulo, o município de Atibaia encontra-se na Região Geográfica Imediata de Bragança Paulista — sendo o segundo município mais populoso entre os onze que compõem a microrregião.

Atibaia: destaque para a segurança

Outro ponto que chama atenção é a segurança. Atibaia foi considerada a segunda cidade mais segura do Brasil, de acordo com o Atlas da Violência de 2017. Segundo a prefeitura local, com base em levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP/SP), Atibaia conseguiu reduzir os números de ocorrências policiais e registrou, em 2019, a menor marca desde 2001.

Entre os destaques do trabalho na melhoria da segurança no município está a redução do número de homicídios dolosos em quase 20 anos: em 2001, foram 20 casos no município; em 2005, número chegou a 30; em 2019, porém, apenas 2 casos.

História

Formada originalmente pelo bandeirante Jerônimo de Camargo, Atibaia tem como data oficial de sua fundação 24 de junho de 1665, dia em que foi inaugurada a igreja de São João Batista na fazenda do bandeirante.

A história de Atibaia, por sinal, está diretamente atrelada às rotas comerciais que esse grupo percorria pelo interior paulista com destino a Minas Gerais em busca de ouro. A região era ponto de parada para descanso e reabastecimento das tropas por ser próxima a São Paulo.

O nome do município tem origem indígena: “tubaia” ou “atubaia”, que significava “água agradável ao paladar”, em menção aos rios que percorriam a região.

População e economia

Atibaia se desenvolveu desde o período dos bandeirantes, e hoje concentra cerca de 145 378 habitantes, segundo estimativa do IBGE (2021). Ainda de acordo com essas estimativas, o município comporta a maior economia da Região Bragantina em termos de Produto Interno Bruto (PIB). Sua economia se volta para serviços, assim como indústria.

Turismo

Por ser muito perto da capital paulista, é possível fazer o famoso bate e volta para fins turísticos em Atibaia, ou mesmo escolher a cidade como destino para um final de semana de descanso.

A cidade conta com redes de hotéis para hospedagem (como hotéis fazenda), além de diversos pontos turísticos que fortalecem o contato do turista com a natureza. Destacamos:

  • Parque das Águas;
  • Voo de Parapente;
  • Voo de Asa Delta;
  • Caminhada pela Trilha da Pedra Grande;
  • City-Tour em Atibaia;
  • Passeio Ecológico da Pedra Grande em Atibaia;
  • Paintball CTA em Eventos Corporativos;
  • Rafting no Rio do Peixe;
  • Oficina de Queijo de Cabra e Vinhos;
  • Oficina da cachaça com Jantar;
  • Visita ao Santuário da Mãe Rainha, Santuário de Bom Jesus dos Perdões e igrejas centenárias dedicadas ao culto de Nossa Senhora do Rosário e ao santo padroeiro da cidade, São João Batista.

Vale a pena morar em Atibaia?

Atibaia chama atenção não só como destino turístico, mas também como um local escolhido para viver efetivamente. Isso porque a cidade está entre as 100 melhores do país no ranking de desenvolvimento social e econômico. A título de conhecimento, Atibaia figura em 40º lugar.

Além disso, como visto anteriormente, a cidade se destaca por seu trabalho no setor de segurança pública. Outro ponto positivo para a cidade é sua proximidade com a capital do estado, ao mesmo tempo que se mantém com ares de interior — o que permite o contato com serviços da metrópole e a tranquilidade necessária.