TV por assinatura ou streaming: Para onde correr?

Para ter chegado até esse artigo, você deve ser uma pessoa que gosta de aproveitar parte de suas horas vagas em frente à TV, correto? Pois bem, já que isso é algo que preenche algo de seu tempo livre e que proporciona prazer, é natural que tenha algumas dúvidas sobre qual produto – entre TV por assinatura ou streaming – atenderia melhor às suas expectativas e necessidades dentro de seu perfil de consumidor(a). 

A pergunta que muita gente faz hoje em dia, não é mesmo? Continue lendo e descubra o que temos a dizer sobre esse assunto e quais os aspectos a se abordar antes de optar em definitivo por um ou por outro. Organizamos as informações para simplificar ao máximo, sem levar em conta apenas o preço, que é apenas um elemento, ainda que importante, dentro desse conjunto. 

Vamos em frente?

Afinal, o que é TV por assinatura e como ela funciona?

Há décadas presente no Brasil, a TV por assinatura livrou o público brasileiro de aguentar os manjados canais da TV aberta. Através de um aparelho receptor instalado na residência, assinantes recebem a programação de um pacote previamente escolhido, cuja mensalidade varia de acordo com a quantidade de canais. Isso proporciona 24 horas dos mais variados assuntos, para todos os públicos e gostos.

Não dá para negar que esse modelo pode ser bastante interessante para descobrir conteúdos novos, entre séries, filmes e outros programas. Claro que, na imprevisibilidade, você pode nem sempre dar sorte, mas é um risco comum e muitas pessoas ainda curtem esse formato tradicional de ver TV.

Na TV por assinatura, seja via cabo ou satélite, tem uma vantagem em cima do streaming, já que não depende de boa conexão à internet para funcionar. Por isso, em termos de imagem e som, a TV paga consegue ser mais estável por conta do seu sistema de difusão, em comparação com a internet brasileira no geral, que ainda apresenta problemas operacionais que prejudicam a velocidade. 

Porém, seria injusto não apontar também o que existe de potencialmente desagradável, já que nada é perfeito. 

E o streaming, como funciona?

As plataformas de streaming são uma febre atual, não existe a menor dúvida. O motivo de tanto sucesso é que existe um catálogo à disposição dos assinantes, para que acessem seus conteúdos na hora que quiserem, com opções de som original ou dublado, podendo pausar e retornar a qualquer hora. Para quem estava acostumado ao modelo antigo de TV, não deixa de ser uma grande evolução.

Pagando um valor mensal, tudo fica à disposição dos clientes para consumir o que for possível dentro deste período. Uma comparação adequada são os restaurantes self service, em que paga-se um valor único e come-se o quanto quiser. A onda começou quando a Netflix virou o jogo, apresentando esse modelo de negócios que acabou de vez com as locadoras e ainda diminui a pirataria. Começou licenciando filmes e séries para a plataforma e aos poucos foi aumentando seu catálogo com produções próprias, numa produção que aumentou ao longo dos últimos dez anos. 

Para quem gosta de fazer as coisas em hora marcada e curte fazer maratonas de séries, não há dúvidas que o streaming parece a melhor opção. Mesmo assim, tudo é uma questão de avaliar em qual nicho de público você se encontra e o que espera em termos de lazer televisivo. Não basta apenas verificar que o valor do serviço é baixo, sendo que você pode não se satisfazer com o serviço. 

Os serviços de streaming entregam, basicamente, filmes e séries para que sejam consumidos ao gosto dos assinantes. Esse tipo de conteúdo é o carro chefe do sistema, mas lembre-se que telejornais ou programas esportivos, por exemplo, não são veiculados desta forma e ainda tem uma parcela considerável de público. Importante verificar o que é mais interessante para você e, caso haja, outras pessoas que morem na mesma casa. 

E agora, qual eu escolho?

Que tal agora, ao invés de pensar nas suas duas alternativas, TV por assinatura e streaming, como complementares, ao invés de concorrentes. Afinal, cada um serve a um propósito específico e agrada determinados tipos de público. Só que sempre existem aqueles que juntam características de ambos os nichos, o que traz alguma confusão na hora de decidir. Bem, pense agora em uní-los.

Imagine que você deseja acompanhar algumas transmissões esportivas importantes, como o jogo do seu time. A TV por assinatura tem canais dedicados a isso, então é só se programar para estar em frente à TV no horário marcado e sintonizar o canal que vai exibi-lo.

Quando bater aquela vontade de ver um filme, ou mesmo acompanhar mais devagar ou na base da maratona aquela sua série preferida, você pode acessar pela plataforma de streaming cujo catálogo mais tem a ver com você. Existem muitas e assinar apenas uma já deixa muito conteúdo à disposição. 

Por que não ter essas duas opções à disposição? A título de exemplo apenas, já que outras combinações poderiam ser feitas, seria possível manter um pacote de TV por assinatura apenas para acompanhar esportes e jornalismo, mantendo uma plataforma de streaming para seu consumo de séries e filmes. A ideia é que sejam avaliados os gostos para adquirir os serviços que melhor se adequem à situação. 

Neste caso, não há mais motivo para quebrar a cabeça sobre qual é o melhor. Verifique os preços dos serviços e encontre um pacote e uma plataforma que, combinados, estejam dentro das possibilidades do seu orçamento. Essa ideia agradou? Se ainda não se convenceu, ainda temos mais uma alternativa para apresentar aqui. E, neste caso, é realmente uma junção entre streaming e TV por assinatura. Confira a seguir. 

Conheça o sistema IPTV

O IPTV é, simplesmente, a TV transmitida por via online. Ou seja, através do IP, que nada mais é do que a abreviação de Internet Protocol. Para quem ainda não sabia, é possível, sim, transmitir uma programação contínua de qualquer canal pela internet, exatamente como as plataformas de streaming mais famosas já fazem. A diferença, no caso, é que não estamos falando de filmes e séries, mas de uma programação ininterrupta que você pode acessar da mesma forma que se estivesse assistindo TV tradicional.

A difusão do sinal de TV deu um passo à frente com o IPTV, pois isso cria o casamento perfeito entre a plataforma de streaming e a TV linear comum. Por isso, não se engane ao encontrar essas matérias apocalípticas que já decretaram o fim da TV por assinatura. Os serviços de IPTV até mesmo baratearam alguns processos e podem ser realmente o futuro da transmissão televisiva. 

Basta uma pesquisa rápida e é possível perceber que vários canais de TV, abertos ou fechados, já transmitem seu conteúdo de forma online também. Os serviços de IPTV em atividade hoje no mercado, inclusive, não se limitam somente a esse tipo de conteúdo de canais, mas também trabalham com o sistema sob demanda, onde há uma galeria de filmes e séries disponíveis simultaneamente. E nem chegamos ao melhor desta história, pois falta falar que existem serviços que não cobram absolutamente nada de quem os acessa.

Isso mesmo. Existem diversas plataformas de IPTV que são gratuitas, como o Pluto TV, disponível na loja de aplicativos da sua SmarTV. Falando em app, como nos caso dos serviços de streaming como Netflix, Amazon Prime Vídeo e outros, o IPTV pode ser acessado pelo seu celular ou tablet, flexibilizando o acesso do seu conteúdo. Já o DirecTV Go é pago, mas tem valores abaixo dos pacotes de TV por assinatura e pode ser uma boa alternativa para você. 

Só tome cuidado. Existem muitos aparelhos de IPTV não legalizados, comercializados nos grandes centros urbanos e pela internet. Prometem todos os canais pagos mais famosos desbloqueados por um preço único, o que acaba seduzindo consumidores ingênuos. Não caia nessa e se informe sobre quem está vendendo o produto, o que ele faz de fato e qual sua procedência. 

Pronto. Essas são as informações fundamentais para que você encontre sua melhor opção para o lazer doméstico. Antes de bater o martelo, pesquise os melhores preços e promoções disponíveis no mercado atualmente. Felizmente, não faltam opções e muitas delas têm valores acessíveis.