Programas inusitados para fazer em SP

Programas inusitados para fazer em SP

7 opções de passeios diferentes e divertidos para quem quer sair da rotina

São Paulo é a maior cidade da América do Sul e uma das mais populosas do mundo. São mais de 12 bilhões de habitantes, vindos de vários lugares do Brasil e do mundo e toda essa gente faz com que a capital seja um lugar cosmopolita e com uma boa diversidade de programas, para todos os gostos e bolsos.

É uma das melhores cidades do mundo para quem gosta de passeios urbanos, pois tem mais de 110 museus, mais de 100 parques e milhares de bares e restaurantes, sendo também reconhecida como um importante centro gastronômico mundial.

Mesmo quem mora na capital paulista, provavelmente não conhece nem metade das opções de lazer que o lugar oferece. Mas, o que não falta é opção. Para os turistas, uma boa escolha é se hospedar em hotéis no Centro de São Paulo, onde o acesso é facilitado para várias atividades da nossa lista.

Visita ao Centro Cultural Vila Itororó

Um dos mais badalados – e diferentes – espaços culturais do centro da cidade é a Vila Itororó. É um conjunto remanescente de um complexo que servia de moradia popular na década de 1920. Hoje está em restauração, mas foi reaberto ao público e boa parte das atividades acontecem em meio aos escombros do que foi a vila.

Vinculado à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o espaço tem uma programação diversa, com shows experimentais e de artistas renomados. Além disso, disponibiliza várias oficinas de temas como arte, tecnologia e culinária e é aberto à visitação, com exposições permanentes sobre a história do local.

Passar o dia na Represa Guarapiranga

A Represa Guarapiranga é um dos grandes reservatórios de água potável da cidade, mas também um ótimo lugar para se visitar. Além do banho na praia de água doce, é possível praticar vários esportes aquáticos, como stand up paddle ou passeio de lancha.

Nos arredores da represa, fica o Parque Ecológico de Guarapiranga, onde é possível fazer trilhas em meio à Mata Atlântica. A“Trilha da Vida” é uma experiência diferente, feita de olhos vendados. Também tem o Museu do Lixo, com objetos retirados da represa.

Passeio noturno no zoológico

O parque zoológico de São Paulo, localizado na Zona Sul da cidade, é o maior do Brasil e fica no meio da Mata Atlântica, fato que, por si só, já torna a visita interessante. Mas, para quem gosta de programas diferentes, a dica é fazer isso à noite, quando é possível observar os animais que ficam mais ativos nesse horário.

Rapel na Avenida Sumaré

Quem gosta de esportes radicais, precisa viver a experiência de praticar rapel na ponte da Avenida Sumaré, que tem uma vista incrível da cidade. A atividade pode ser feita com equipamentos de segurança e acompanhamento de profissionais, tanto durante o dia quanto à noite.

Escalada na Casa de Pedra

Ainda para quem gosta de atividades que desafiam o corpo, a dica é conhecer o maior ginásio de escalada da América do Sul: a Casa de Pedra. O espaço é impressionante: são 32 paredes, nas quais é possível praticar várias modalidades de escalada, para diversos níveis e sempre com instrutores para guiar.

Caminhada no Cemitério da Consolação

Para quem não liga de fazer um programa um tanto mórbido, visitar alguns cemitérios da cidade pode ser interessante. O Cemitério da Consolação, por exemplo, tem esculturas feitas entre os séculos XIX e XX que valem a apreciação. Além disso, algumas celebridades, como Tarsila do Amaral, estão enterradas lá.

Conhecer a Feira da Liberdade

A Liberdade é um dos bairros mais visitados de São Paulo por conta de seus restaurantes e lojas asiáticas. Aos sábados e domingos, vale conhecer a tradicional feira, lugar ideal para quem quer provar delícias gastronômicas de origem oriental e comprar produtos de artesanato diferentes, ligados a essa cultura.