Gatos e cachorros podem conviver pacificamente

Gatos e cachorros podem conviver pacificamente?

Entenda como manter um convívio saudável entre esses animais dentro de casa!   

Embora ainda haja muita dúvida e desconfiança, gatos e cachorros podem sim conviver de forma pacífica no mesmo ambiente. Por isso, se você quer ser tutor desses dois animais, saiba que é possível!

No entanto, como são animais de espécies diferentes, é preciso ter cuidado e fazer uma introdução cautelosa entre eles. Nesses casos, a paciência será sua melhor amiga, e o respeito é essencial.

Isso é, tanto o gato quanto o cachorro têm comportamentos específicos e é preciso respeitá-los durante a adaptação. Dessa forma, você poderá ver cumplicidade e até amizade entre eles depois.

Mas, afinal, como gatos e cachorros podem conviver de forma pacífica? Como conseguir uma adaptação bem sucedida desses animais? Continue a leitura e veja algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Será que o convívio entre eles é mesmo possível?

Ainda que a maioria das pessoas acredite que, depois de certa idade, o gato ou o cachorro não consegue mais coexistir com outros animais, essa é uma afirmação incorreta. Mas é preciso ter cautela.

Na verdade, a primeira impressão nem sempre é a que fica. Você pode notar que, até mesmo quando encontram outros da mesma espécie, os cães também têm um comportamento defensivo.

Enquanto isso, os felinos possuem um forte instinto territorial e também estranham bastante quando levamos para casa um novo gatinho. No entanto, com algumas técnicas de adaptação, gatos e cachorros e outros animais podem conviver.

Quando falamos em introdução de um novo pet em casa, é essencial ter paciência e respeitar o tempo dos animais. Assim, eles com certeza podem se tornar amigos inseparáveis!

Afinal, existem raças que podem se adaptar melhor? Quais são elas? 

Embora não seja uma regra, existem algumas raças de cachorro que tendem a ser mais amigáveis com outros animais. O mesmo pode acontecer com os felinos, por isso é importante pesquisar antes de adotar o seu.

Nesse sentido, existem raças mais dóceis de cachorro e que são menos propensas à caça. Desse modo, a adaptação com outros cães e animais de diferentes espécies tende a ser mais fácil. Algumas dessas raças incluem:

  • Golden Retriever;
  • Pug;
  • Labrador;
  • Maltês, entre outros.

Enquanto isso, alguns gatos também podem apresentar uma personalidade mais amigável dependendo da raça. Por exemplo, o Ragdoll, Pelo Curto Inglês e Pelo Curto Americano são conhecidos por serem gatos mais dóceis.

No entanto, vale ressaltar que isso não é uma regra, tudo bem? Ou seja, tudo vai depender da índole e personalidade dos animais. Por isso, conheça o gato ou cachorro antes de adotar e levar para casa.

Dicas de como promover um bom convívio entre cães e gatos: veja 7!

Se você é um tutor de gato ou cachorro e quer adotar um animal da outra espécie para fazer parte da família, é preciso ter cautela. Aliás, eles não precisam ser necessariamente filhotes para que a adaptação aconteça, ok?

Embora de fato tudo seja mais fácil quando ambos são animais mais jovens, gatos e cachorros podem conviver mesmo que você os adote quando mais velhos. Veja algumas dicas que vão te ajudar na socialização.

Use o cheiro a seu favor

Tanto os gatos quanto os cachorros possuem o olfato muito aguçado! Ou seja, mesmo que estejam em cômodos separados eles ainda saberão que existe um outro animal dentro de casa. E você pode usar esse sentido a seu favor!

Na verdade, é muito importante que você comece a introdução de ambos bem devagar. Separe um cômodo para o novo integrante e não permita contato visual num primeiro momento! Deixe apenas que sintam o cheiro um do outro pela porta fechada.

Primeiro encontro em grupo

É interessante que você não esteja sozinho durante o encontro visual entre os dois animais. Além disso, ofereça muitos carinhos e petiscos de forma igual tanto para o gato quanto para o cachorro. Não dê preferência a nenhum deles!

Ademais, também é uma boa ideia deixar que passeiem pelo ambiente, um de cada vez, para cheirarem e investigarem de forma livre. Na hora do encontro, mantenha os animais na coleira ou no colo para evitar acidentes.

Tenha um espaço para cada um

Ainda que se tornem companheiros, é essencial que os animais tenham seus próprios espaços. Afinal, eles são bichos com instintos territoriais e precisam de um lugar para se sentirem seguros.

Aliás, deixar o gato ficar sozinho com o cachorro no mesmo ambiente no início da adaptação pode ser arriscado. Então, tenha a certeza de que estão acostumados e ofereça espaços individuais para ambos.

Paciência e respeito antes de tudo

Embora os tutores fiquem ansiosos para verem seus pets convivendo de forma amigável o quanto antes, é preciso respeitar o tempo de adaptação. Nesse sentido, saiba que o processo pode levar semanas!

Cada etapa da adaptação tende a levar dias para ser completada. O ideal é que eles estejam confortáveis antes de passar para a próxima fase. Não solte os animais no mesmo ambiente se ainda houver hostilidade entre eles!

Reserve um tempo para os pets

Quando adotar outro animal de estimação, tenha a certeza de separar um tempo para recebê-lo em casa de forma apropriada. Mesmo que você não more sozinho, é essencial que esteja presente.

Nesse sentido, tirar uns dias de férias para dar as boas vindas ao novo integrante pode ser uma boa ideia. Assim você poderá estar presente para cumprir com todas as etapas da adaptação de forma correta.

Aposte em brincadeiras e objetos

Uma boa forma de manter o ambiente pacífico é dando igual atenção para o gato e para o cachorro. Além disso, também é importante separar um momento para brincadeiras juntos, utilizando brinquedos e petiscos.

Ademais, também é essencial oferecer espaços como arranhadores, casinhas, nichos e até caixas de papelão. Esses objetos vão ajudar no instinto territorial de ambos, especialmente dos gatos!

Peça ajuda a especialistas

Embora todas as dicas possam ajudar, e muito, na hora da adaptação, o processo não é uma ciência exata! Ou seja, agressividade pode acontecer, bem como outros problemas de comportamento de ambos os animais.

Nessas horas, você pode apostar em consultorias comportamentais de especialistas e até mesmo adestradores. Com a ajuda certa, você vai ver que gatos e cachorros podem conviver de forma pacífica e se tornar bons amigos!