Filmes com final surpresa

Filmes com final surpresa

Quem não gosta de ser surpreendido assistindo a um filme? Poucas coisas na experiência cinematográfica são tão bacanas quanto ser levado por uma narrativa, acreditando que a história caminha em uma direção, para depois testemunhar um desvio que traz um significado completamente inesperado para a trama. Claro que a coisa não pode ser jogada e precisa fazer sentido, mas, quando é uma sacada certeira, o público se rende e fica com o queixo no chão, pensando nisso por dias.

Trouxemos aqui uma série de exemplos que quebraram as pernas da plateia, dentro de filmes que marcaram pela qualidade técnica geral. São casos em que, mesmo que não houvesse uma grande surpresa, ainda seriam ótimas experiências, mas entregaram uma revelação no final que foi a cereja do bolo e inflamaram discussões interessantes. Não colocaremos aqui os spoilers, claro, para que você aproveite ao máximo a experiência de conhecê-los.

1 – Parasita

Parasita (trailer oficial)

Grande vencedor do Oscar em 2019, Parasita rompeu as barreiras culturais e se fincou como um dos filmes mais importantes daquele ano. Quem diria que a Coreia do Sul teria tanto em comum em termos de desigualdade social com o Brasil, trazendo identificação imediata com o nosso público? A graça aqui é que a virada não é somente no final, mas já na metade há elementos que nos pegam de surpresa.

Conheça:

Sem entregar sua verdadeira natureza logo na primeira metade, Parasita parece algo leve e até cômico, apesar do evidente comentário social. Ao virar a chave, conduz até um final completamente inesperado, que choca sem sacrificar sua essência. Um grande filme, sem dúvida.

2 –  O Sexto Sentido

The Sixth Sense (1999) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

Esse pode até ser manjado por um monte de gente já conhecer, mas nem por isso deveria ficar de fora de uma lista como essa. Isso porque O Sexto Sentido tem qualidades indiscutíveis como filme e foi um dos que mais surpreendeu plateias do mundo inteiro em seu lançamento. A história do garoto que via gente morta e é ajudado por um psicólogo infantil já cativa pela atuação do então ator mirim Haley Joel Osment, mas a direção mantém um clima tenso por toda duração.

Se você nunca viu e não sabe como termina, veja hoje mesmo. Dificilmente sairá incólume do seu final, que entrega uma catarse fortíssima em forma de um final surpresa dos mais bem bolados. O diretor M. Night Shyamalan acabou preso à sua própria fórmula, mas entregou duas grandes obras no início de carreira. A segunda está a seguir.

3 – Corpo Fechado

Unbreakable (2000) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

O filme seguinte de Shyamalan manteve a qualidade e foi além, trabalhando cum um tema conceitualmente mais difícil de emplacar. O universo dos super-heróis de quadrinhos é abordado de uma forma melancólica que mistura suspense com realismo fantástico, em uma história de aceitação de seu próprio destino. Bruce Willis entregou sua melhor atuação, amparado pelo sempre inspirado Samuel L. Jackson.

No momento em que as coisas parecem totalmente ajeitadas e não há mais conflito, a grande revelação fecha o raciocínio com maestria. O cinema da época não estava preparado para tal obra-prima.

4 – Oldboy (2005)

Oldboy (2005) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

Não confunda com o remake norte-americano feito por Spike Lee. Este é mais um exemplar sul-coreano que deixa a plateia desnorteada com a violência gráfica e psicológica pelo qual seus personagens passam. Libertado de um cativeiro misterioso após 15 anos, um homem busca descobrir os motivos e o responsável por isso, mas o que parecia uma simples trama de vingança tem muito mais camadas a revelar. 

Oldboy tortura até mesmo os espectadores. É provável que você entenda o que aconteceu momentos antes de ser finalmente revelado, mas é uma informação tão agressivamente chocante que é inevitável torcer para estar errado. E ainda há mais uma reviravolta antes de terminar.

5 – Os Outros

The Others (2001) Official Trailer 1 – Nicole Kidman Movie

Casa mal-assombrada, onde uma mulher que aguarda o marido voltar da guerra, vivendo com os filhos, testemunha estranhos acontecimentos sem explicação aparente. A ação do sobrenatural já é evidente, mas o filme mantém um clima tétrico e tenso, enquanto a protagonista tenta desvendar quais os motivos destas ocorrências. Os Outros é arrepiante e guarda uma surpresa em seu encerramento.

Eis um caso em que os momentos finais dão realmente um novo sentido a tudo que havíamos visto. Já tinha uma bela construção de atmosfera, mas aumenta seu valor quando avaliamos o conjunto. Filmaço!

6 – Cisne Negro

Cisne Negro – Trailer legendado

Neste suspense psicológico, não é apenas o final que se mostra inesperado. Nada é confiável na perspectiva de Nina, bailarina frágil emocionalmente que é escolhida para uma montagem inovadora de Cisne Negro. Para o trabalho, no entanto, ela precisará acessar áreas sombrias de sua psique, que a levarão por caminhos assustadores e revelam a fragmentação de sua mente.

O fechamento desta jornada é aberto a várias interpretações e referências psicológicas e literárias. Nada menos que brilhante, tanto do ponto de vista visual quanto conceitual, estimulando discussões até hoje. 

7 – Um Sonho de Liberdade

The Shawshank Redemption (1994) Official Trailer #1 – Morgan Freeman Movie HD

Construção sólida neste drama ambientado em uma prisão. Muita coisa já parece subentendida e então nos encantamos com a amizade entre dois detentos, cada um com uma história bastante particular. Conforme o filme avança, parece improvável que aconteça algum tipo de reviravolta mega importante, mas é justamente por nos acostumar ao ritmo tranquilo que elas nos pegam de jeito.

O melhor é que, quando acontece, nada parece fora do lugar e percebemos que vários indícios já estavam por ali o tempo todo. Em seu término, Um Sonho de Liberdade surpreende ao mesmo tempo em que provoca emoções sutis no público.

8 – Clube da Luta

Fight Club (1999) Trailer #1 | Movieclips Classic Trailers

Vindo do sucesso avassalador de Seven, David Fincher encarou a adaptação do livro de Chuck Palahniuk, cuja essência era criticar ferozmente a vida burguesa e vazia no fim do século. O desafio, no entanto, estava mais em traduzir a loucura narrativa do texto original, que exigia um tipo de estrutura nada tradicional, algo que é sempre difícil de um estúdio bancar. A presença de Brad Pitt no elenco ajudou, com certeza.

Quando é preciso costurar as pontas da história, Clube da Luta mostra a sua verdadeira força. Já tinha surpreendido no momento de revelar a verdadeira natureza dos protagonistas e o do próprio clube que eles fundaram, mas ninguém poderia imaginar até onde esse roteiro iria. 

9 – O Lobo Atrás da Porta

O Lobo Atrás da Porta – Trailer Oficial

Obviamente, por se tratar de um caso real, pode ser que muita gente já assista sabendo dos desdobramentos finais. Porém, se alguém chega sem saber de nada, a surpresa é inevitável nesta história do sequestro da filha de um homem casado infiel, feito por sua própria ex-amante inconformada. Construção de clima impecável, deixando o público apreensivo a todo momento.

O elenco capricha nas caracterizações, principalmente Leandra Leal no papel de Rosa, a Amante. O diretor Fernando Coimbra conseguiu reconstituir um fato que ganhou proporções inesperadas, entregando um suspense de qualidade incontestável.

10 – Garota Exemplar

Garota Exemplar | Segundo Trailer Legendado HD | 2014

Mais David Fincher, aqui novamente adaptando um livro e com um resultado surpreendente. Quando um desaparecimento de uma mulher conhecida aponta seu próprio marido como suspeito, a fachada de um casamento perfeito começa a ruir, sem que saibamos de fato o que realmente aconteceu com ela. A grande sacada do filme é criar impressões para que elas sejam desmentidas depois, deixando os espectadores desnorteados sobre o que virá a seguir.

Desmontando as imagens que o público criou sobre alguns personagens, Garota Exemplar começa a revelar sua verdadeira natureza, que é trazer um questionamento ácido sobre fachadas sociais e midiáticas. Um final que traz lamentação, sem qualquer catarse sobre a vitória do certo sobre o errado.

11 – A Caça

A Caça – Trailer legendado [HD]

A Caça consegue nos deixar revoltados pela forma como uma pequena cidade acua um professor acusado de pedofilia, que sabemos ser inocente naquele caso. Levando personagens a extremos, onde nos perguntamos também qual seria nossa reação, o filme dinamarquês vai fundo na ambiguidade e na angústia que provoca no público, que torce para que as coisas sejam esclarecidas o mais rápido possível.

Chegando ao final, onde parece que já podemos relaxar em uma relativa calmaria, os últimos segundos nos pegam de surpresa e carregam um significado amargo para aquela sociedade. Poucos finais conseguem surpreender tanto em tão pouco espaço, com uma carga dramática conceitual tão forte. 

12 – O Segredo dos Seus Olhos

O Segredo dos Seus Olhos – Trailer Legendado

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeito, este exemplar argentino ainda trouxe o popular Ricardo Darín em uma performance irretocável. Um crime bárbaro e impune por décadas atormenta a vida dos oficiais envolvidos e o marido da vítima, criando um conflito que mantém essas vidas em suspenso. Um suspense altamente emocional que nos faz torcer por alguns personagens e lamentar alguns atos cruéis do acaso. 

Com um final absolutamente arrebatador, O Segredo dos Seus Olhos consegue ser pessimista e triste por um lado, ao mesmo tempo em que parece auspicioso por outro. Um grande roteiro em uma grande execução que traz orgulho ao cinema argentino.

13 – Os Suspeitos

The Usual Suspects Official Trailer #1 – Kevin Pollak Movie (1994) HD

O diretor Bryan Singer seria alçado ao primeiro time de Hollywood com X-Men, em 2000. Pouco antes disso, ele chamou atenção com este suspense criminal onde o objetivo é descobrir a identidade de uma grande figura do crime, através dos depoimentos de cinco criminosos. Cada um traz a sua perspectiva, confundindo polícia e público, que não sabem quem diz a verdade. 

Um filme em que, realmente, todo o sentido do que é visto só se completa nos últimos segundos, quando entendemos realmente o que estava acontecendo naquele interrogatório. Os Suspeitos também ajudou a sedimentar a carreira de Kevin Spacey, que mostrava uma desenvoltura dramática fora do comum naqueles tempos. Ao acabar, já dá vontade de rever para prestar mais atenção nos detalhes.