Como fazer um tour de bike por São Paulo

Como fazer um tour de bike por São Paulo

 Você adora ou quer muito conhecer São Paulo e ama andar de bike? Veja como conciliar as duas coisas e visite a cidade de um jeito diferente e divertido!

Considerada a maior cidade da América Latina, São Paulo é uma cidade repleta de atrações para turistas de todas as partes do mundo. A vida cultural intensa e diversificada que marca a cidade, aliada à existência de diferentes parques e  construções históricas, a torna muito atrativa, especialmente para quem gosta de cidades grandes.

O que nem todo mundo sabe é que é possível fazer bike tours pela cidade também. Por isso, se você adora pedalar, veja como alugar uma bicicleta em São Paulo e quais lugares é possível conhecer assim!

Como funciona

Alugar uma bike em São Paulo é simples: basta ir a algum ponto onde haja as bicicletas, baixar o app e escolher um plano que atenda às suas necessidades. Existem vários tipos – desde viagens individuais, por 2 dias (ótimo para quem vai visitar a cidade em fins de semana) e mensal.

Para conferir os possíveis trajetos para percorrer com a bike, há projetos gratuitos na cidade nessa área. Um exemplo é o Bike Tour SP, cujo um dos trajetos é a Rota Centro Novo. 

Os passeios ocorrem todos os sábados, saindo da  Biblioteca Mário de Andrade em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. O grupo deve ter no máximo 10 pessoas, que são acompanhadas pelo AudioTour, que vai contar a história e curiosidades sobre 26 pontos turísticos existentes ali no centro. 

Os passeios são gratuitos e é preciso se inscrever com antecedência pelo site Bike Tour SP e cada participante deve levar dois quilos de alimentos não perecíveis. Os alimentos são repassados  para instituições que trabalham com populações vulneráveis que vivem no centro da cidade.

Roteiros

No centro da cidade, existe uma variedade enorme de lugares para conhecer. Aos sábados, a Pinacoteca tem entrada gratuita. Além dela, é possível conhecer o Parque da Luz, a Galeria Olido, a Galeria do Rock, o Theatro Municipal, o Pateo do Collegio, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Prédio da Prefeitura, a Catedral da Sé, a feirinha da Liberdade, a Biblioteca Mário de Andrade, entre outros.

Além de conhecer os monumentos históricos e instituições culturais existentes no centro da cidade, é possível fazer outros roteiros. Um deles é curtir alguns parques da cidade, como o Ibirapuera (Zona Sul), o Villa Lobos e a Água Branca (ambos na Zona Oeste).

Outra alternativa é percorrer algumas das avenidas mais famosas da cidade. Aos domingos, a Paulista Aberta coloca ciclistas e pedestres para curtir a estrutura da avenida mais famosa da cidade. 

Além de poder curtir museus, shoppings e centros culturais, você ainda pode curtir a feirinha do MASP e ver os artesanatos em diferentes pontos da avenida. E, com os ciclistas, sempre há pessoas caminhando, correndo e andando de skate. Às vezes, há programações culturais na via.

Se você estiver na Zona Norte, pegue a bike e vá para a ciclovia da avenida Cruzeiro do Sul, ao lado do Parque da Juventude. Com quase 700 metros de extensão, essa área permite o acesso ao Parque da Juventude (onde há contato com a natureza, além de quadras poliesportivas e pistas de skate), Sesc Santana e o Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU), com grafites localizados na Avenida Cruzeiro do Sul. Esse é um museu pouco conhecido e vale muito a pena, especialmente para quem gosta de arte urbana.

É importante lembrar de verificar se, nos lugares visitados, há infraestrutura para receber ciclistas. Para isso, verifique o site dos lugares que você deseja visitar e não se esqueça de levar garrafa d’água!