maneiras de melhorar a comunicação com o seu cliente

5 maneiras de melhorar a comunicação com o seu cliente

Uma empresa que sabe como se comunicar com o consumidor certamente estará bem à frente da concorrência. Muitas delas optam por investir em CRM, sistema que tem como foco melhorar a experiência e a relação entre o consumidor e a empresa. Afinal, muitas vezes um bom atendimento é mais importante do que o preço do produto.

Por mais que um produto ou uma solução seja atrativa, a comunicação de má qualidade certamente fará com que a marca perca pontos valiosos com o consumidor, ou até perdê-lo para a concorrência, se não possuir uma equipe especializada em atendimento. É por meio da comunicação que o cliente é fidelizado. 

Imagem: https://www.freepik.com/free-photo/collage-customer-experience-concept_25053700.htm#query=feedback&position=1&from_view=search&track=sph

Pensando nisso, criamos este artigo com 5 dicas para te ajudar a se comunicar melhor com o seu cliente. Vamos lá?

1- Conheça o seu cliente

É fundamental conhecer o seu cliente profundamente, pois ele precisa estar no centro de todas as suas estratégias. Conhecer o seu cliente permite reduzir possíveis ruídos de comunicação que podem aparecer no caminho e otimizar a qualidade do relacionamento em todo o processo de compra, até mesmo no pós-venda.

Analise o perfil de seus clientes através da base de dados obtidas no sistema de sua empresa e entenda quais são suas principais características, necessidades, dores e desejos.

2- Descubra os canais preferidos de seu público

É fundamental saber quais canais o seu cliente está presente. Podem ser desde redes sociais até um SAC, por exemplo. Afinal, não adianta fazer campanhas de marketing e ações de vendas onde o consumidor não está localizado. 

Redes sociais podem ser excelentes ferramentas de comunicação que você pode usar na sua estratégia, desde que bem utilizadas. Então confira se o perfil do seu cliente se encontra mais ativamente nestes canais.

Imagem: https://www.freepik.com/free-photo/isolated-shot-woman-uses-smartphone-application-enjoys-browsing-social-media-creats-news-content-makes-online-order-wears-spectacles-casual-jumper-poses-beige-studio-wall_13759822.htm#query=redes%20sociais&position=21&from_view=search&track=sph

3- Saiba a melhor forma de transmitir a sua mensagem

Entender a linguagem como o seu público gosta de ser abordado faz toda a diferença na fidelização do cliente. Hoje em dia, as pessoas não procuram somente suprir suas necessidades com um produto ou um serviço, mas também procuram se conectar com a marca. Tudo vai depender do segmento do seu negócio e do posicionamento que a sua marca tem no mercado. Se o seu produto atende um público mais jovem, é cabível adotar uma linguagem mais descontraída e interativa. Agora, se você atende um público executivo, uma linguagem formal, que demonstra segurança e autoridade é a ideal.

4- Seja conveniente

Quantas vezes você desistiu de fazer compras em uma loja onde o vendedor era insistente? A comunicação é a base de qualquer relação, mas quando ela se torna forçada e invasiva, pode incomodar o cliente e atrapalhar o relacionamento que você tem com ele.

Dê espaço para que seu cliente possa ter interesse no seu produto sem se sentir pressionado ou desmotivado e invista em treinamento de equipe para que ela possa se posicionar corretamente nessas situações.

5- Invista em CRM

Quando a empresa conhece o seu consumidor, a comunicação se torna mais assertiva. O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema voltado para otimizar a comunicação com o cliente, permitindo aprender e ter insights valiosos sobre o seu público-alvo através dos dados de diferentes pontos de contato registrados.

Incluir o CRM em sua estratégia de marketing digital, você pode antecipar as necessidades e desejos de seus consumidores, aumentar o número de vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Imagem: https://www.freepik.com/free-photo/businesspeople-working-finance-accounting-analyze-financi_16068311.htm#query=crm&position=1&from_view=search&track=sph

Estes são os principais pontos que devem ser levados em consideração que te ajudarão a se comunicar melhor com o seu cliente. Esperamos que este conteúdo possa te ajudar a construir um relacionamento ainda mais satisfatório com o seu consumidor.

Escreva nos comentários se você conhece outras maneiras de melhorar a comunicação com clientes e compartilhe!