Uma empresa que sabe como se comunicar com o consumidor certamente estará bem à frente da concorrência. Muitas delas optam por investir em CRM, sistema que tem como foco melhorar a experiência e a relação entre o consumidor e a empresa. Afinal, muitas vezes um bom atendimento é mais importante do que o preço do produto.
Por mais que um produto ou uma solução seja atrativa, a comunicação de má qualidade certamente fará com que a marca perca pontos valiosos com o consumidor, ou até perdê-lo para a concorrência, se não possuir uma equipe especializada em atendimento. É por meio da comunicação que o cliente é fidelizado.
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Pensando nisso, criamos este artigo com 5 dicas para te ajudar a se comunicar melhor com o seu cliente. Vamos lá?
1- Conheça o seu cliente
É fundamental conhecer o seu cliente profundamente, pois ele precisa estar no centro de todas as suas estratégias. Conhecer o seu cliente permite reduzir possíveis ruídos de comunicação que podem aparecer no caminho e otimizar a qualidade do relacionamento em todo o processo de compra, até mesmo no pós-venda.
Analise o perfil de seus clientes através da base de dados obtidas no sistema de sua empresa e entenda quais são suas principais características, necessidades, dores e desejos.
2- Descubra os canais preferidos de seu público
É fundamental saber quais canais o seu cliente está presente. Podem ser desde redes sociais até um SAC, por exemplo. Afinal, não adianta fazer campanhas de marketing e ações de vendas onde o consumidor não está localizado.
Redes sociais podem ser excelentes ferramentas de comunicação que você pode usar na sua estratégia, desde que bem utilizadas. Então confira se o perfil do seu cliente se encontra mais ativamente nestes canais.
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3- Saiba a melhor forma de transmitir a sua mensagem
Entender a linguagem como o seu público gosta de ser abordado faz toda a diferença na fidelização do cliente. Hoje em dia, as pessoas não procuram somente suprir suas necessidades com um produto ou um serviço, mas também procuram se conectar com a marca. Tudo vai depender do segmento do seu negócio e do posicionamento que a sua marca tem no mercado. Se o seu produto atende um público mais jovem, é cabível adotar uma linguagem mais descontraída e interativa. Agora, se você atende um público executivo, uma linguagem formal, que demonstra segurança e autoridade é a ideal.
4- Seja conveniente
Quantas vezes você desistiu de fazer compras em uma loja onde o vendedor era insistente? A comunicação é a base de qualquer relação, mas quando ela se torna forçada e invasiva, pode incomodar o cliente e atrapalhar o relacionamento que você tem com ele.
Dê espaço para que seu cliente possa ter interesse no seu produto sem se sentir pressionado ou desmotivado e invista em treinamento de equipe para que ela possa se posicionar corretamente nessas situações.
5- Invista em CRM
Quando a empresa conhece o seu consumidor, a comunicação se torna mais assertiva. O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema voltado para otimizar a comunicação com o cliente, permitindo aprender e ter insights valiosos sobre o seu público-alvo através dos dados de diferentes pontos de contato registrados.
Incluir o CRM em sua estratégia de marketing digital, você pode antecipar as necessidades e desejos de seus consumidores, aumentar o número de vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.
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Estes são os principais pontos que devem ser levados em consideração que te ajudarão a se comunicar melhor com o seu cliente. Esperamos que este conteúdo possa te ajudar a construir um relacionamento ainda mais satisfatório com o seu consumidor.
Escreva nos comentários se você conhece outras maneiras de melhorar a comunicação com clientes e compartilhe!