Valuation é um termo em inglês que pode ser traduzido por “avaliação”. É usado pela comunidade financeira para descrever o procedimento para avaliar uma empresa. O valor de uma companhia é formado a partir da junção de diversas variáveis que influenciam na hora da negociação. Confira neste artigo quais os aspectos e como fazer um valuation.
Principais fatores com impactos no valor
Para se chegar ao cálculo do valuation são considerados alguns fatores. Entre eles, estão: a lucratividade da empresa e sua projeção de lucro para o futuro, o potencial de crescimento, a independência da empresa em relação aos seus ativos, o controle dos passivos, a variedade de clientes que a companhia possui, a força que a marca tem e qual a longevidade do negócio.
Métodos de avaliação
Existem três principais métodos para se calcular o valuation de uma sociedade. O método Fluxo de Caixa Descontado (FCD) calcula abatendo do valor presente no fluxo de caixa da empresa o valor atual da dívida.
Já no método de avaliação pelo mercado podem ser usados dois enfoques: os múltiplos de mercado de empresas comparáveis cotadas ou não cotadas em bolsas de valores e o valor de cotação de mercado, utilizado apenas para empresas de capital aberto.
A última técnica de avaliação é chamada de valuation dos ativos, que consiste em somar todos os ativos e subtrair pelos passivos da companhia, chegando assim ao valor patrimonial da empresa.
Como escolher o método de avaliação
Cada método de avaliação possui características próprias para cada situação. Por exemplo, quando uma empresa está em dificuldade, o ideal é avaliá-la pelo valor de seus ativos.
Já o método FCD pode ser utilizado quando a companhia está em funcionamento, pois essa metodologia é a única forma de considerar todos os aspectos relevantes do negócio.
Por fim, o método de avaliação de mercado tem como principal vantagem a simplicidade, porém não é muito utilizado pelos investidores, pois há uma dificuldade de encontrar empresas comparáveis com estágios de crescimento similares e com dados públicos.
Importância do Valuation
A prática de avaliar o seu negócio de tempos em tempos é muito importante, até mesmo se você ainda não tem uma intenção de venda. Fazer esse exercício de puxar dados históricos, elaborar projeções para o futuro e ter claro de que maneira performa cada área da sua empresa é sempre uma ação positiva, por lhe dar um panorama objetivo do que você tem hoje e novas perspectivas para o amanhã.
Por outro lado, se sua intenção é vender a sua empresa, calcular o valor dela é o único caminho para conseguir uma boa base para negociar com possíveis investidores.
E se você deseja adquirir uma sociedade, avaliar a empresa que pretende comprar é a melhor forma de conseguir pagar um valor justo, e assim lucrar com a aquisição.Para se chegar ao valuation é importante ter em mente que a avaliação deve ser feita de forma profissional e objetiva. Uma consultoria de avaliação de empresas para venda irá utilizar a metodologia de valuation mais adequada para sua empresa. A Capital Invest oferece consultoria em valuation, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.