lâmpada fluorescente

Quais as vantagens e desvantagens da lâmpada fluorescente?

Você sabe quais são as vantagens e desvantagens de usar lâmpada fluorescente? Enquanto lâmpadas fluorescentes ganham cada vez mais popularidade, existem vantagens e desvantagens no seu uso. 

Então, continue a leitura para descobrir se a lâmpada fluorescente é a mais adequada para você.

Afinal, lâmpadas fluorescentes: o que são?

Antes de tudo, saiba que as versões de iluminação fluorescente se diferem em relação à qualidade da luz. Ou seja, é muito melhor agora do que costumava ser antigamente.

Sendo assim, basta você lembrar como era a iluminação em escritórios, no branco que drenava tudo de cor no ambiente. Porém, a iluminação fluorescente de hoje é muito diferente e mais eficiente.

Inclusive, estamos falando não somente sobre eficiência na iluminação, mas também de eficiência energética.

Qual é a eficiência das lâmpadas fluorescentes

Primeiramente, entenda que lâmpadas fluorescentes compactas são até quatro vezes mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes comuns. Isso significa que você consegue substituir uma lâmpada incandescente de 100 watts com uma CFL de 22 watts e obter a mesma quantidade de luz.

Além disso, as lâmpadas fluorescentes compactas gastam 50-80% menos energia do que as lâmpadas incandescentes.

Ainda que inicialmente elas custem mais, lâmpadas fluorescentes saem mais barato a longo prazo. Isso porque elas duram muito mais tempo do que as lâmpadas incandescentes.

Uma vez que as lâmpadas fluorescentes compactas usam 1/3 da energia elétrica e duram até 10 vezes mais que as lâmpadas incandescentes, que acabam saindo mais caras para operar. 

Dessa maneira, você notará uma mudança considerável na sua fatura elétrica após mudar para lâmpadas fluorescentes.

Usar lâmpadas fluorescentes ajuda o Meio Ambiente?

Outro ponto importante é que, ao escolher lâmpadas fluorescentes, você faz a sua parte na redução das emissões de carbono. Afinal, somente uma lâmpada consegue reduzir a meia tonelada de CO₂ da atmosfera ao longo da sua utilização.

Além disso, lâmpadas fluorescentes compactas são versáteis e podem servir para qualquer configuração. Assim como acontece com as lâmpadas incandescentes. Bem como possuem vários formatos e tamanhos para usar em luminárias embutidas, candeeiros de mesa, iluminação de pista ou até mesmo iluminação de teto. 

Por fim, lâmpadas fluorescentes de 3 vias e lâmpadas fluorescentes que trabalham com dimmers também já são comercializadas.

Desvantagens das lâmpadas fluorescentes 

Infelizmente, lâmpadas fluorescentes também apresentam desvantagens e limitações. Por exemplo, nem toda lâmpada é adequada para todo ambiente. Por isso, você deve encontrar o lugar certo para o seu uso.

Enquanto lâmpadas fluorescentes compactas podem durar cerca de 10.000 horas, alguns fatores podem reduzir essa estimativa de vida consideravelmente. Sendo assim, elas não são adequadas para lugares onde você acenderá a luz somente brevemente. 

Em suma, é recomendado usar lâmpada fluorescente somente quando elas irão ficar por um tempo sem ser ligada e desligada com frequência.

Resumo das Lâmpadas Fluorescentes

Como já mencionamos, as lâmpadas fluorescentes possuem uma alta luminosidade por um baixo consumo energético. Dessa maneira, ela é um tipo de lâmpada de alta eficiência. Assim, são utilizadas de forma geral em residências e comércio, como em lustres e também pendentes.

Além disso, existem três modelos no mercado. Sendo eles o tubular, compacta eletrônica e a compacta não integrada.

Vantagens

  • Não emite calor. Sendo assim, são as lâmpadas fluorescentes ideais para ambientes nos quais o calor pode prejudicar usuários ou equipamentos;
  • Duram mais em comparação com as incandescentes. Isso porque apresentam vida útil em média de 5 mil horas;
  • Tem baixo consumo energético e são mais sustentáveis;
  • Contam com variedade de modelos, potência e também tonalidades.

Desvantagens

  • Apresentam um gasto inicial mais alto que as incandescentes, porém são acessíveis;
  • Não dá para descartar de qualquer forma. Uma vez que esse modelo contém mercúrio e fósforo em uma taxa elevada de poluição ao meio ambiente;
  • Ainda que possuam baixo consumo elétrico, gastam mais energia quando comparadas com o modelo de LED.

Como escolher a lâmpada fluorescente ideal?

Em suma, lâmpadas fluorescentes compactas, quando usadas no exterior, precisam ser cobertas e protegidas contra os elementos. Sendo assim, elas também são sensíveis à temperatura, bem como as temperaturas baixas podem provocar níveis de luz menores.

Por isso, verifique a embalagem quanto à aptidão para uso ao ar livre, antes de escolher o seu modelo de lâmpada.

Além disso, lâmpadas fluorescentes não são recomendadas para iluminação focada ou spotlights, onde são necessárias vigas estreitas de luz. Uma vez que elas são destinadas somente para a iluminação ambiente.

Por fim, é fato que é preciso tomar cuidado com o mercúrio presente nas lâmpadas fluorescentes. Isso por o mercúrio ser um metal tóxico, e enquanto ele não representa nenhum perigo quando a lâmpada está sendo usada, ele pode ser liberado caso a lâmpada seja quebrada, ou se for colocado incorretamente. 

Dessa maneira, o descarte das lâmpadas fluorescentes precisa de muito cuidado. No entanto, para o uso no dia a dia, elas são a opção ideal para o seu ambiente.

Além de grandes lojas como Mercado Livre, Leroy Merlin, Telhanorte ou Obramax, a loja virtual da Dimensional oferece uma variedade muito grande de marcas e modelos de lâmpadas.

Então, o que achou sobre as vantagens e desvantagens da lâmpada fluorescente? Você já usa esse modelo de iluminação? Deixe nos comentários.